Qual é a melhor cápsula reutilizável: Nespresso, 3 Corações ou Dolce Gusto? - Unique Cafés

Qual é a melhor cápsula reutilizável: Nespresso, 3 Corações ou Dolce Gusto?

Curioso para saber como as cápsulas reutilizáveis funcionam na máquina Dolce Gusto, Três Corações e Nespresso? Descubra tudo!

INTRODUÇÃO

Pensando em investir em cápsulas reutilizáveis e não sabe qual é a melhor? Nosso barista especialista em cafés especiais, Gabriel Guimarães, fez testes para te ajudar a comparar qual delas vale mais a pena: Nespresso, 3 Corações ou Dolce Gusto.

Primeiro, para facilitar sua tomada de decisão, criamos um guia completo que mostra tudo o que você precisa saber sobre cápsulas reutilizáveis. Você não tem ideia do quanto as cápsulas reutilizáveis de aço inox evoluíram com o passar do tempo e como elas podem trazer benefícios para seu dia a dia. Porém, o assunto agora é outro, vamos diretamente analisar cápsulas para modelos de máquinas diferentes.

Nesse sentido, a questão é: como as cápsulas Dolce Gusto reutilizáveis funcionam? Qual o melhor tipo de moagem para utilizar nas cápsulas reutilizáveis Três Corações? E mais: as cápsulas reutilizáveis entregarão um bom resultado de extração do café na máquina Nespresso? Chegou a hora de descobrir tudo isso, continue lendo!

 

 

Qual café utilizamos nos testes das cápsulas reutilizáveis?

Para fazer os testes nas cápsulas que adquirimos da empresa TopBlend, escolhemos o café Frutado Unique. Afinal, ele também é indicado para extração de espresso por apresentar notas de corpo e doçura bem evidentes.

Este café é marcante por apresentar características de uma bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural do próprio fruto maduro do café. Portanto, é uma ótima indicação para começar.

Além disso, o tipo de moagem que utilizamos se encaixou bem em todos os testes. Utilizamos a moagem mais fina do moedor elétrico da Hario, que corresponde a espessura de um açúcar refinado (aprenda mais sobre os tipos de moagem aqui mesmo em nosso blog). Agora sim, vamos direto ao assunto!

 

 

 

Teste 01: Cápsula reutilizável Dolce Gusto

Primeiramente, notamos que a cápsula reutilizável da Dolce Gusto gerou um dos melhores resultados na extração comparado às outras duas marcas. Veja os pontos mais fortes a seguir:

  • A cápsula reutilizável Dolce Gusto, assim como as outras da TopBlend, vem com um tamper para nivelamento e acomodação do café dentro da cápsula. Este tamper não é do tamanho correto da “boca” cápsula Dolce Gusto, então, a dica é: diferente do nivelamento de uma máquina de espresso profissional, aplique pressão suave sob o tamper afim de compactar o café dentro da cápsula.
Tirando excesso de café da cápsula

 

 

  • Além disso, a cápsula reutilizável da Dolce Gusto é super prática, pois não tem nenhum ouringue ou borracha de vedação. No entanto, preste atenção para deixar o alto relevo da tampa (confira na foto a seguir) para cima.
Tampa da cápsula reutilizável de aço inox

 

 

  • Dentro dela você notará um “pequeno degrau” que marca exatamente o limite de quantidade de café que você poderá acomodar na cápsula. Cabe, aproximadamente, 10g de café, o que se parece muito com uma máquina de café espresso profissional.
Barista indicando o limite da quantidade de café na cápsula

 

 

Análise sensorial da cápsula reutilizável Dolce Gusto

Feita a extração, notamos que todas as características do café foram muito bem extraídas, ou seja, corpo presente, adocicado, finalização de frutas vermelhas e com chocolate meio amargo

Extração de café na máquina Dolce Gusto

 

 

Cápsula reutilizável Três Corações

  • Primeiro, no tamanho, a cápsula reutilizável Três Corações é menor que a Dolce Gusto e maior que a Nespresso. Suporta a quantidade aproximada de 6,5g de café.
  • Note que a tampa é diferente da Dolce Gusto, considerando que a funcionalidade da máquina 3 Corações também é diferente.
Tampa da cápsula de café Três Corações
 

 

  • Em seguida, encontramos uma dificuldade. É necessária a utilização de alguma ferramenta para abrir a cápsula (neste caso, utilizamos uma colher de sobremesa), visto que ela não é tão funcional, nesse sentido, quanto a Dolce Gusto.
Abrindo cápsula de café Três Corações

 

 

  • A tampa tem um ouringue de vedação e a ponta deve ser colocada para baixo. Mantenha atenção verificando se a tampa foi colocada de forma correta e pressione para que a cápsula seja bem fechada, evitando, assim, danificar o funcionamento da sua máquina.
Maneira de fechar a cápsula de café Três Corações
 

 

  • Possui marcação da quantidade de café ideal para extração no lado interno da cápsula.
 

 

Análise sensorial da cápsula reutilizável 3 Corações

O resultado sensorial apresentou mudanças em relação à cápsula reutilizável Dolce Gusto. Em outras palavras, diminuiu um pouco a doçura, porém, permaneceu encorpado. As características frutadas sumiram um pouco, mas ainda apresenta notas de chocolate meio amargo. Muito bom!
Máquina de cápsulas Três corações

 

 

Cápsula reutilizável Nespresso

  • É a cápsula menor, logo, cabe menos café. Cerca de 4,5g de café.
  • Possui um ouringue de vedação externo e interno na tampa da cápsula, devido à funcionalidade da máquina Nespresso.
  • Também é necessária a utilização de alguma ferramenta para abrir a cápsula, porém, o recurso precisa ser mais fino que uma colher de sobremesa para isso (utilizamos uma faca de ponta mais fina).
  • O novo modelo N5 trouxe ótimos resultados, comparado à primeira cápsula reutilizável produzida pela TopBlend.
Comparativo dos modelos de cápsulas reutilizáveis Nespresso
 

 

Análise sensorial da cápsula reutilizável Nespresso

O resultado da extração do café na cápsula reutilizável Nespresso foi uma bebida mais diluída devido à quantidade de café que ela suporta no compartimento. Vale ressaltar que, ainda assim, foi possível notar o corpo e a doçura presentes. Além disso, diminuiu a acidez das frutas vermelhas, porém, nada muito intenso.

Nesse sentido, caso você esteja procurando algo mais intenso no resultado de café espresso para máquina de cápsulas Nespresso, recomendamos extrações mais curtas, ou seja, de 30ml aproximadamente. Se ainda assim o resultado não te agradar, experimente o café Tiger Espresso em cápsula disponível aqui em nosso site especialmente para máquinas Nespresso!

Extração de café espresso na máquina Nespresso

 

 

Afinal, as cápsulas reutilizáveis são boas ou ruins? Qual máquina vale à pena investir?

Concluindo, caso você esteja pensando em comprar uma máquina de cápsulas para o seu cantinho do café, a Dolce Gusto apresentou mais pontos positivos em relação às outras. Agora, caso você já tenha a máquina e pretende investir na cápsula reutilizável, todas elas funcionaram muito bem e trazem benefícios para o seu dia a dia. Para mais detalhes sobre cápsulas reutilizáveis, recomendamos a leitura do artigo que contamos todos detalhes deste produto. Assim, essa proposta ficará mais clara para você!

Marcas de cápsulas reutilizáveis

Tekisic – Ed. Raridade 150g

Cultivado há 04 anos na Fazenda Santuário Sul, é a primeira colheita desta variedade e que trazemos em primeira mão para o mercado brasileiro. Nesta edição, você perceberá notas de licor de avelã, frutas secas e caramelo, evidenciadas através da torra clara, que resultam em um café de 90 pontos que nos surpreendeu na xícara.

OBS: Disponível somente torrado em grãos.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×