INTRODUÇÃO
Nem a Grande Família esperava essa junção histórica do café Icatu com Catuaí que rendeu ótimos resultados de sabor! Conheça a história, vantagens de plantio e as principais características da variedade de café Catucaí!
Índice de Conteúdo
1 – Como surgiu o café Catucaí |
2 – Vantagens e desvantagens do cultivo de Catucaí |
3 – Mudanças genéticas do Catucaí |
4 – Onde encontrar café Catucaí? |
5 – Notas sensoriais do café Catucaí |
Como surgiu o café Catucaí
direto ao ponto
Primeiramente, Catucaí é uma variedade de café bem peculiar! O desenvolvimento das cultivares do grupo Catucaí foi iniciado com o aproveitamento de um cruzamento natural entre ‘Icatu’ e ‘Catuaí’, ocorrido nos experimentos do antigo IBC, em São José do Vale do Rio Preto, RJ.
A primeira seleção foi efetuada em 1988, por pesquisadores do IBC – Instituto Brasileiro do Café, em uma população de cafeeiros da cultivar Icatu Vermelho, cujas sementes eram provenientes de Londrina e que tinham sido plantadas no município de São José do Vale do Rio Preto, RJ. Este programa de melhoramento deu origem a cultivares de frutos amarelos e de frutos vermelhos, atualmente em geração F6, as quais foram denominadas de Catucaí, uma combinação das palavras “Icatu” e “Catuaí”.
Além disso, a variedade Catucaí se adaptou muito bem aqui nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais. Você imaginava isso?
Vantagens e desvantagens do cultivo de Catucaí
conheça mais sobre a anatomia e características deste café
Em geral, as cultivares do grupo Catucaí apresentam algumas vantagens indiscutíveis para os produtores, nesse sentido, podemos listar:
1 – Resistência moderada à ferrugem-do-cafeeiro, o que significa que as plantas podem ser infectadas, mas os danos causados, geralmente, são pequenos, não havendo grande queda de folhas;
2 – Boa capacidade de rebrota;
3 – Elevado vigor vegetativo;
4 – Alta produtividade;
5 – Os arbustos crescem mais “finos”, mais esguios e, por isso, impedem o fechamento da lavoura. Por essa característica e pela capacidade de frutificação em ramos mais sombreados, podem, assim, serem plantados com menores espaçamentos nas ruas e, também, se adaptam a plantios adensados.
Agora, as desvantagens observadas na cultivar segue o mesmo raciocínio de quem é muito alto e tem dor nas costas. Em outras palavras, diz respeito à sua maior facilidade de tombamento das plantas, devido ao seu tronco mais fino e muita produção nos ponteiros. Também, tem sido verificado maior ataque de cercospora, uma praga que prejudica bastante a qualidade do fruto.
Mudanças genéticas do Catucaí
Assim como outras variedades de café, o Catucaí passou por várias mudanças genéticas, é o que chamamos de “melhorias genéticas da variedade”. De forma prática, é pegar aquele arbusto de café que é mais vigoroso e dessa colheita desenvolver várias mudas.
Então, ao longo dos anos o Catucaí foi se ramificando e atualmente, temos duas variações genéticas famosas, conhecidas no mercado de cafés especiais: o Catucaí Vermelho 24/137 e o Catucaí Amarelo 2SL.
Note que assim como outras variedades de café, o Catucaí possui a variação do fruto vermelho e amarelo. Porém, diferenciando das demais variedades, os frutos do Catucaí não foram criados em momentos distintos, ou seja, foi feito um desenvolvimento único, onde ramificou as duas cores e, só então, começaram a ser trabalhadas de maneiras diferentes. Além disso, esse código no final, mostra qual foi a ramificação e registro do melhoramento genético.
Por fim, em relação a qualidade, o Catucaí é sempre comparado ao Catuaí, principalmente quando o produtor tem essas duas variedades na mesma fazenda. Afinal, o Catucaí vem da genética do Catuaí, portanto, sempre acontece esse confronto.
Onde encontrar café Catucaí?
Ficou curioso para saber mais sobre essa variedade? Atualmente, se você fizer o passeio da Rota do Café com a gente, será possível ver de perto todas essas características. Um de nossos parceiros produtores e amigo, Álvaro Coli do Sítio da Torre, cultiva bastante Catucaí Amarelo.
Notas sensoriais do café Catucaí
Inclusive, provamos esse café do Álvaro várias vezes e percebemos que, especialmente o Catucaí da região da Mantiqueira, tem notas mais cítricas e com doçura elevada. Também lembra o sabor de frutas vermelhas e dependendo da posição que esse café está na fazenda, é possível perceber notas de frutas amarelas no resultado da xícara.
Finalmente, para você que ainda não experimentou o café Catucaí, uma dica: enquanto não lançamos essa variedade como Edição Limitada, em nosso Clube de Assinatura, sempre mandamos cafés diferentes e pode ser que você prove esse cafezão o quanto antes.
Então, sabe o que você precisa fazer agora? Compartilhar esse post com os produtores, baristas e amigos cafezeiros que você conhece e correr para fazer sua assinatura no Clube para não perder a oportunidade de expandir seu paladar experimentando novas variedades.
0 comentários