INTRODUÇÃO
Empreender no Brasil tem se tornado cada vez mais frequente, e isso é ótimo! Para auxiliar você, que pensa em abrir sua própria cafeteria, trouxemos 08 dicas essenciais para uma cafeteria de sucesso, inspiradas em uma entrevista descontraída com nosso diretor, Hélcio Junior, feita pelo nosso barista Gabriel Guimarães.
Se você já leu algum de nossos artigos da categoria Cafeterias & Baristas, sabe que uma das maiores dicas quando o assunto é abrir uma cafeteria é: pesquise, ouça outras pessoas que já estão nesse mercado e observe como as cafeterias trabalham. Finalmente, chegou a hora de você ouvir a voz da experiência e começar a se planejar!
A Unique Store é uma franquia?
Hélcio Junior responde
“[…] A Loja Unique nasceu com a ideia de ser um showroom da marca…”, ou seja, um espaço criado dentro dos seus conceitos de marca para apresentar produtos, serviços e posicionamentos. Portanto, ele ainda reafirma: “nunca tivemos a ideia de ter outras cafeterias ou franquia”.
Nesse sentido, diferente do que se entende por franquias de cafeterias, a Unique surgiu como uma resposta à carência da própria micro-região onde ela está, ou seja, ter um bom local para receber os clientes, amigos e gringos que visitam a região. Além disso, ter a oportunidade de tomar bons cafés e conhecer todos os produtos e tipos de cafés oferecidos pela nossa empresa.
Em outras palavras, será que não vamos mais ver outras cafeterias Unique Cafés por aí? Podemos até ter alguns outros showroom’s por aí, porém, nosso maior propósito é promover experiências e capacitar outras cafeterias. Inclusive, você é nosso convidado para conhecer nossa cafeteria em São Lourenço. Ela é construída junto à torrefação e aberta para visitação, assim, você terá a oportunidade de compreender os processos do café do pé à xícara e, ainda, poderá provar nossa linha de cafés especiais e produtos pessoalmente.
Quais são as dificuldades que a Unique enfrenta como varejo?
Hélcio Junior responde
“[…] Quem está na fazenda acha que só a fazenda é difícil. Da mesma forma, quem está no varejo ou comércio acha que só o varejo é difícil. Porém, a verdade é que todo negócio é complexo!”
Atualmente, temos propriedade para te responder essa pergunta por termos a nossa própria loja, além da produção na fazenda. Então, te afirmamos que a abertura de uma cafeteria é extremamente complexa, é algo que você não pode encarar de qualquer forma. Afinal, isso não é uma brincadeira, você precisa pesquisar e se planejar muito bem, compreender como funciona o mercado e tratar de maneira profissional tudo o que fizer.
Nesse sentido, tivemos relatos de alguns clientes que tentaram se aventurar nesse mercado sem se planejar antes, ou seja, investiram dinheiro e, no fim, não deu certo. Quer saber quais os pontos mais importantes para ter uma cafeteria de sucesso? Continue lendo!
Dica 01 – Autoanálise
cafeteria não é “café teria”
Em outras palavras, como é possível alguém abrir um açougue, sem antes entender de carne? Ou uma padaria sem entender nada sobre pães? No entanto, esse é um grande problema do mercado interno. Para ter uma cafeteria de sucesso é necessário entender o mercado e o principal: gostar de café!
É importante ressaltar que as cafeterias passaram por um momento de transição e maturação aqui no Brasil, ou seja, eram lanchonetes que migraram e se tornaram cafeterias. Lembrando que estamos falando do negócio de cafeteria original, cujo foco é café. Acreditamos que, nesse período de transição, aconteceu essa perca da autoanálise e criaram-se várias cafeterias que não entendem nada de café. Algumas entendem mais de pão de queijo do que de café.
Atualmente, segundo o Sebrae, existem mais de 14 mil cafeterias abertas no Brasil. Porém, muitas delas, na verdade, não tem nada a ver com cafeteria. Afinal, você entra no estabelecimento e não encontra produtos relacionados ao café.
Por fim, não adianta ter um belo layout de cafeteria se você não consegue comunicar, com os serviços e produtos oferecidos, que seu negócio é de fato uma cafeteria de sucesso. Seja coerente e entenda que, antes de abrir a empresa, tudo isso precisa fazer parte de você!
Dica 02 – O ponto
não acredite na placa de “aluga-se”
O ponto onde é localizado a sua cafeteria é fundamental para o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, não dá para alugar um ponto comercial à distância, muito menos perguntar para pessoas aleatórias se aquele ponto é bom ou ruim. Você precisa ir e conhecer!
Então, pense no seu próprio conhecimento do local. Será que ali seria um bom lugar para abrir sua cafeteria? Por experiência própria, a Unique Cafés estabeleceu o ponto antes mesmo dele existir, ou seja, materializamos o DNA da marca e não ficamos presos a ideia de simplesmente obedecer a placa de “aluga-se”.
O lugar já estava na imaginação, sendo “namorado”. A partir do momento que tornou-se disponível, precisamos só avaliar as possibilidades financeiras e dar andamento no projeto.
É importante ressaltar que você precisa analisar outras questões para definir este ponto, como o público-alvo, o fluxo de pessoas em relação ao seu ticket médio, exigências estruturais, etc… Portanto, pense nisso e planeje-se bem!
Dica 03 – Negociação do ponto
calma, calma, não criemos pânico!
Uma das características mais evidentes de uma cafeteria de sucesso é o bom planejamento, ou seja, você até pode começar de forma simples, mas se você tem um planejamento de ampliar o negócio, a estrutura precisa estar preparada para isso.
Em outras palavras, te contaremos um caso que acontece frequentemente. Um empreendedor abre uma cafeteria, seu sonho é ampliá-la, mas sua estrutura é pequena e ele deixou para planejar e negociar essas questões do ponto de última hora. Então, com o passar do tempo, decidiu abrir uma outra cafeteria próxima a que ele já tinha, visto que não poderia expandir sua primeira loja. Resultado: levou as duas lojas à ruína. Você já viu isso acontecer?
Dica 04 – Planejamento administrativo
a chave para uma cafeteria de sucesso
Talvez sua realidade agora é ser um excelente barista, mas ainda não entende nada sobre gerir um bom negócio, ou você é um ótimo gestor, mas não entende nada sobre as operações de uma cafeteria. Entenda que é necessária uma imersão completa no negócio, você precisa ser um bom barista, ou seja, saber sobre cafés e suas operações, mas também dominar a gestão da sua cafeteria.
Nesse sentido, como um dos principais propósitos da Unique Cafés, procuramos encorajar outros empreendedores no mercado de cafeterias, oferecendo experiências exclusivas através dos nossos cursos que abrangem todos esses pontos essenciais. Assim, você pode viver ambas as experiências e aumentar as chances de sucesso da sua cafeteria. Saiba mais!
Dica 05 – Definição do layout
que cara tem a sua cafeteria?
Agora que você conhece bem os dois lados da moeda, ao buscar profissionais especializados para definir seu layout, você conseguirá direcioná-los ao caminho certo. Por exemplo: se o arquiteto não tiver tanta experiência em cafeterias e te apresentar um projeto incoerente, você saberá corrigir antes de perder dinheiro.
Por fim, pense sobre o que planejou e busque estratégias que oferecerão aos seus clientes um ambiente agradável, confortável, uma boa exposição dos produtos, facilidade de comunicação, etc…
Dica 06 – Fornecedores e parceiros
quem tem um não tem nenhum
Lembre-se: “quem tem só um, não tem nenhum”. Nesse sentido, procure ter mais de um fornecedor para cada produto. Principalmente aqueles que são essenciais para a cafeteria, como, por exemplo: café, pão de queijo e água. Assim, você evita problemas futuros!
Inclusive, a Unique Cafés pode te atender muito bem nesse setor. Oferecemos soluções completas em produtos e serviços para o seu empreendimento. Assim, seus clientes estarão sempre satisfeitos. Trabalharemos para que aconteça de acordo com seu sonho, foco e projeto. Saiba mais sobre essa oportunidade de revenda!
Dica 07 – A equipe
ferramenta essencial para cafeterias de sucesso
Atualmente, a Unique Cafés funciona através de sistemas de gestão, programas, que ajudam a administrar o negócio, por exemplo: análise de ticket médio, quantificação do que estamos vendendo diariamente, o trabalho de metas com a equipe, etc…
Nesse sentido, precisamos ressaltar que os resultados mostrados nesses programas só existem a partir do trabalho de uma boa equipe. Apesar da tecnologia mostrar que existem cafeterias conduzidas por robôs, estamos falando de um mercado que precisa de pessoas.
Seu time precisa estar bem capacitado assim como você, ou seja, entender sobre café e suas operações, saber como vender, como comunicar e se empenhar em agregar valor ao seu negócio. Portanto, tenha cuidado no momento de contratação e não deixe para última hora, isso pode te custar caro.
Um dos maiores medos do empreendedor é exatamente este: o recrutamento da equipe. Afinal, o custo rescisório de um funcionário é altíssimo e, em muitos casos, acaba custando a saúde financeira do seu negócio.
Finalmente, faça uma boa entrevista e aproveite o tempo de experiência do candidato para analisar se vale a pena. Não encare essa etapa de qualquer jeito. Além disso, é nesse momento que o treinamento é fundamental.
Dica extra e BACANÉRRIMA: nosso diretor recomenda um curso do Sebrae, o Empretec, esse é o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Será muito útil para esse momento.
Dica 08- A operação
ferramenta essencial para cafeterias de sucesso
Pense na otimização da operação e tenha em mente que você precisa de uma equipe enxuta (poucas pessoas) e de qualidade. O negócio cafeteria não necessita de muitas pessoas operando, o foco é fazer acontecer sem muitas complicações. Confira 5 dicas importantes:
- Busque ter um cardápio enxuto, inclusive, você pode saber mais sobre cardápios de cafeterias clicando aqui!
- Empenhe-se para que a venda de empório de sua cafeteria seja significativa. Afinal, é um serviço oferecido que não dá trabalho, onde o cliente entra, compra e vai embora;
- Não faça uma operação complexa de algo que é extremamente simples;
- Tenha, no cardápio, produtos que vendem;
- Menos é mais! Busque uma dinâmica rápida, eficiente e que dê resultados.
Nesse sentido, não podemos deixar de observar uma das maiores referências de cafeterias: a Starbucks. A empresa otimizou tanto a operação que consegue atender 120 pessoas com apenas 6 funcionários.
Concluindo, se você imergir completamente no projeto, aplicar esses pontos que citamos acima, em aproximadamente 3 meses já será possível abrir sua cafeteria no caminho certo para o sucesso dela. Porém, essa informação está ligada no quanto você busca sobre o assunto e na intensidade que você busca compreender o negócio.
Ah! Recentemente, lançamos um curso completo sobre Gestão de Cafeterias, pensando justamente em te dar mais segurança. Nele, trataremos detalhadamente sobre cada ponto desses e muito mais. Não perca mais tempo, comece hoje mesmo clicando aqui!
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