Como reutilizar a borra do café - Unique Cafés

Como reutilizar a borra do café

Aprenda como reutilizar a borra do café de forma correta e não desperdice nutrientes. Aproveite essas dicas sustentáveis para melhorar seu dia a dia!

INTRODUÇÃO

Lá vai um aviso, não descarte a borra de café que está aí de qualquer jeito, cafezeiro! Afinal, a borra de café é uma fonte de nutrientes que enriquece a saúde do solo e utilizá-la como adubo é uma excelente maneira de aproveitar seu café por completo. É possível promover sustentabilidade depois de apreciar sua saborosa xícara de café. Se liga!

 

 

 

 

Como preparar a borra de café para adubo em casa?

começando por aqui, como a borra de café vira adubo

Talvez você não saiba, mas a borra de café libera gases tóxicos ao ser descartada, portanto, a reutilização dela é o melhor caminho para preservar o meio ambiente, evitando a liberação de gases, como o metano, que é muito prejudicial à atmosfera.

Nesse sentido, é possível usar a borra de café não só como adubo, mas como esfoliante, repelente, anti-mofo, eliminador de odores, etc… Pode parecer loucura, mas a borra de café tem várias funcionalidades mesmo depois da filtragem do café.

Além disso, você poderá aproveitar para aplicar as dicas deste artigo em sua cafeteria e mostrar aos seus clientes a importância da reutilização da borra de café e do filtro de papel, ou desenvolver uma rotina sustentável em seu dia a dia.

Há uma infinidade de possibilidades sustentáveis que podemos desenvolver para reaproveitar a borra de café de forma útil e sustentável. A primeira é fazendo dela um adubo orgânico.

A borra de café é rica em nitrogênio, um macronutriente muito importante para as plantas e, quando associada a outras substâncias, pode resultar em um adubo muito eficiente. Em outras palavras, a borra de café misturada à casca de ovo (cálcio) e casca de banana (potássio e fosfato) são um ótimo adubo para suas plantas.

Quem sabe hoje seu café da manhã foi: uma xícara de café, uma banana e ovos mexidos. Então, não jogue nada fora e siga os passos abaixo para preparar o adubo caseiro com borra de café:

Passo 1
Reserve a borra de café, a casca de banana e as cascas dos ovos que consumiu. Em seguida, coloque-os em um liquidificador.

Passo 2
Acrescente um pouco de água e bata até atingir uma textura de pasta.

Passo 3
Aplique na superfície do vaso da planta. Assim, a cada rega essa pasta liberará os nutrientes para a planta.

 

Dicas importantes de uso e armazenamento do adubo feito com borra de café

 

Cada planta tem seu momento de crescimento e floração. Cada etapa vai exigir de um macronutriente específico, portanto, não há uma receita exata da quantidade de adubo usar. Afinal, vai depender do estágio em que está o solo e a planta.

Como isso é uma questão técnica difícil de ser analisada, escolha usar menos de cada ingrediente do que citamos acima. A ideia é a planta não morrer de overdose com o excesso de nutrientes.

Além disso, o ideal é que esse adubo seja utilizado imediatamente, ou seja, não é recomendado armazená-lo para utilizar depois. Então, procure fazer na quantidade que você usará imediatamente ou doe para o seu vizinho. O armazenamento máximo é de 2 dias, recomendamos que, se caso precisar armazenar, tampe-o e guarde-o na geladeira.

 

 

 

 

NPK vs Compostagem com borra de café: qual é o melhor?

veja como funciona o protocolo de pontuação

Atualmente, existe um adubo muito conhecido chamando NPK. Muito parecido com os nutrientes que citamos no adubo natural feito em casa, o NPK é um fertilizante químico comercializado no mercado, composto dos mesmos macronutrientes do adubo natural que te ensinamos fazer: o nitrogênio, potássio e fósforo. Ele é vendido com variações de proporções justamente pela especificidade do estágio da planta e do solo.

No entanto, a casca de ovo que utilizamos no adubo natural com borra de café, agrega mais valor na funcionalidade do que o NPK.

 

 

 

 

Borra de café como esfoliante natural

saiba como utilizar a borra de café como produto de beleza

Além de adubo natural, você também pode promover sustentabilidade utilizando a borra de café como esfoliante e ser um cafezeiro de pele saudável. Dessa forma, a borra de café funciona como um antioxidante natural e ajudará a limpar seus poros. Inclusive, vários cosméticos na indústria já utilizam café na composição.

Para utilizar a borra de café como esfoliante é bem simples, siga os passos abaixo:

Passo 1
Separe uma colher da borra de café seca e coloque em um recipiente.

ingredientes para fazer esfoliante natural com borra de café

 

 

 

Passo 2
Adicione um pouco de mel de boa qualidade até atingir a textura de uma pasta.

Misturando mel à borra de café

 

 

 

Passo 3
Aplique em todo o rosto, esfoliando bem para que os nutrientes do café possam interagir com sua pele.

Mulher aplicando esfoliante natural com borra de café no espelho
 

 

 

Passo 4
Lave bem o rosto com água, retirando toda a mistura.

Mulher sorrindo satisfeita com esfoliante natural

Dica: para obter mais eficácia, busque recomendação estética e faça na quantidade que for utilizar no momento.

 

 

 

 

Borra de café como sílica natural

livre-se do chulé com borra de café, rimou

É cafezeiro, seus problemas com chulé acabaram e tudo o que você precisa fazer é tomar café. Afinal, outra forma de reutilizar a borra de café é transformando-a em sílica natural para eliminação de odores desagradáveis. Veja como você pode aplicar:

Passo 1
Reserve um pouco da borra de café e espere secar. Você pode colocá-la no forno para acelerar o processo ou deixá-la no sol para não gastar energia.

Passo 2
Uma vez seca, coloque a borra de café em uma meia velha, ou em algum outro sachê de pano, e coloque dentro do sapato, deixando agir por algumas horas. Por fim, é só esperar a mágica acontecer.

Mulher segurando tênis com mau cheiro

 

 

 

 

Borra de café como eliminador de odores e mofos

livre-se do mau cheiro e mofos reutilizando a borra do café

Fazendo o mesmo procedimento que ensinamos acima, você pode deixar a meia ou o sachê de pano dentro do armário ou de ambientes específicos que apresentam mofo. Assim, o café absorverá a umidade, o mofo e o mau cheiro. Depois, é só descartá-lo na terra ou em lixo orgânico.
Mulher buscando solução para inibir mofos e bolores na parede
 

 

 

 

Outras formas de reutilizar a borra de café

a borra de café tem várias utilidades

A borra de café seca pode ter várias utilidades super funcionais em sua rotina. Confira algumas delas:

1 – Anti-dengue
Misture a borra de café com a areia do pratinho do vaso de planta. Assim, ela ajudará a absorver a água que possa estar presente ali

2 – Repelente
Queimar a borra de café é útil como repelente de insetos.

3 – Controlador de pragas
Passando a borra seca no local da planta onde há incidência de pragas. Note que, quase instantaneamente, a praga ficará incomodada com a presença da borra.

4 – Água nitrogenada
Misture bem 4 colheres da borra de café seca em 1 litro de água, espere algumas horas, coe o líquido em outra garrafa para não entupir o borrifador e aplique em suas plantas como uma água nitrogenada. Afinal, as plantas também absorvem nutrientes através dos estômatos presentes nas folhas, não só das raízes.

Por fim, há muita dúvida a respeito da adubação de plantas com a borra de café, por exemplo: será que podemos colocar a borra de café diretamente na terra do vaso da planta, ou seja, sem nenhuma preparação?

Não é o ideal. Nesse sentido, o recomendado é deixá-la secar e, depois, analisar como reutilizá-la de forma correta e, mesmo seca, não é certo colocar diretamente em grandes quantidades no solo da planta para não sobrecarregá-la de uma substância só.

Além disso, não reutilize a borra de café molhada. Isso porque ela entra em processo de fermentação e pode ser prejudicial. Por isso é importante secá-la antes. E aí, estava reutilizando de forma errada, cafezeiro?

 

 

 

 

Impacto da cafeína nas plantas

a borra de café tem várias utilidades

Será que a utilização de adubo natural da borra de café pode trazer riscos à planta? A cafeína não é um problema para as plantas desde que você siga as dicas que citamos anteriormente. E fique tranquilo, suas plantinhas não vão criar vida e sair andando por aí.

 

 

 

 

Dica sustentável para cafezeiros

nem só a borra de café reutilizará o cafezeiro

Concluindo, além da borra de café, é possível reutilizar o filtro de papel que você usa para filtrar seu café diariamente. Artistas espalhados por aí reutilizam o filtro de papel para fazer diversos artesanatos, inclusive, lindas luminárias como esta:

Abajur feito de filtro de café

Esse abajur de filtro de café é uma ótima ideia para utilizar no seu cantinho do café e deixar tudo sustentável e bem cafezeiro. Inclusive, pode render pontos extras para Copa Cantinho do Café!

E você? Costuma reutilizar a borra de café para algo que não falamos aqui? Ou, costuma ter práticas sustentáveis? Conta pra gente aqui nos comentários e compartilhe com os amigos!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×