INTRODUÇÃO
Fala leiteiro, cafezeiro! Em nossa saga de café com leite, hoje trouxemos aquele que confunde a cabeça de muita gente: o café LATTE!
Primeiramente, conhecido como um dos drinks mais clássicos da cafeteria, muito pensam que ele nem tem café, outros acham que é o comum pingado e outros respondem “au” (ba dum tsss). Felizmente, chegou a hora de desvendar esse mistério e descobrir de fato como fazer este drink em apenas 3 passos!
Para uma imersão completa, sugerimos que você dê um play no vídeo e leia este artigo até o final. Assim, você não perde nenhum detalhe da receita e ainda recebe dicas fantásticas.
História do drink Latte
senta que lá vem história
À primeira vista, desde a descoberta e difusão do cappuccino, acreditamos que muitas pessoas tentaram fazer diversas harmonizações de café com leite e muitas devem ter se aproximado do resultado do que chamamos de Latte hoje em dia. Porém, o primeiro registro que temos é de que o café Latte surgiu em 1950 na Califórnia, em uma cafeteria chamada Café Mediterrâneo.
Pouco depois, esse mesmo nome aparece em uma cafeteria em Washington, por volta de 1980 até que essa tendência se alastrou pela Europa com o nome de “café ao leite“. Nesse sentido, nome café Latte, como conhecemos, só ficou mais popular e reconhecido mundialmente por volta de 1996 a 1997.
Em outras palavras, podemos concluir que este é um drink com uma receita um tanto arcaica, ou seja, bem antiga, mas que foi registrada recentemente. Não tem muito segredo e fica delicioso para você apreciar em casa ou servir em sua cafeteria.
Então, que tal juntar os ingredientes para preparar o seu junto com a gente? Ah, no vídeo explicamos o passo a passo em uma xícara transparente para você entender o que é o drink Latte de verdade.
Composição do café latte
uma das melhores harmonizações de café com leite
À principio, a receita do café Latte é basicamente composta por café espresso e leite vaporizado. O grande diferencial da bebida está na hora de vaporizar o leite. Afinal, você precisa aplicar uma técnica para não ficar tão cremoso.
De uma forma geral, nas cafeterias o drink Latte é servido em xícaras de 120ml e 200ml. Então, o ideal é que você monte as proporções conforme a xícara que você tem em casa ou em sua cafeteria.
Considerando que o nome da bebida é Latte, obviamente existe uma proporção maior de leite do que de café. Então, de uma forma prática, caso você utilize uma xícara de 200ml, uma extração de café de 30ml para 160ml de leite ficará perfeito. Sem se esquecer que no processo de vaporização você ainda ganhará um pouco de creme do leite, que será equivalente a mais ou menos 10ml, completando o total de 200ml da xícara. Veja como fica:
Como fazer café latte
Passo 1
Primeiramente, extraia 30ml de café espresso.
Dica: caso você não tenha uma máquina de espresso em casa, existem alguns métodos que deixam o café mais forte. Um deles é a Cafeteira Italiana. Saiba mais!
Além disso, você pode buscar algum outro método que deixe seu café mais intenso trabalhando uma proporção mais intensa no preparo dele. Confira nosso vídeo sobre proporções para aprender.
Passo 2
Em seguida, vaporize 160ml de leite observando bem o nível do creme que está sendo processado.
Dica 1: este é o segredo! O ideal é que o leite cresça apenas 0,5cm de espuma, considerando que a vaporização faz com que o leite ganhe volume. Caso passe do ponto e fique muito cremoso, você pode homogenizar bem e tentar dividir o leite em outro recipiente deixando a textura mais líquida.
Dica 2: vaporizar o leite sem uma máquina profissional é possível, tá? Atualmente, existem alguns equipamentos domésticos que proporcionam um bom resultado e um ótimo custo benefício como, por exemplo: o Espumador da Pressca, a Barista da Nespresso ou até mesmo a Prensa Francesa.
Dica 3: utilizando o equipamento Barista, você consegue fazer a vaporização forma eletrônica e facilita caso você queira praticar a técnica de latte art na finalização da bebida. Confira o review!
Passo 3
Agora, adicione o leite vaporizado sob o café expresso.
Importante: lembre-se que a ideia é deixar a bebida com maior percentual líquido com uma camada mais fina de creme do leite.
ESTÁ PRONTO!
Dica: como comentamos anteriormente, você pode finalizar o drink utilizando a técnica latte art. Assim, seu café latte ficará mais apresentável ao servir!
Análise sensorial do café Latte
que gosto tem?
Comparado a um cappuccino, por exemplo, já no primeiro gole você perceberá que a textura é realmente mais líquida. O leite se destaca bem na bebida.
Para aqueles que acreditam que o Latte não tem café, nesta receita foi super perceptível a nota de chocolate devido ao café que utilizamos do nosso clube de assinatura oferecida em uma das experiências passadas – “Torras Diferentes”. Isso porque escolhemos um café que tivesse a torra um pouquinho mais ressaltada para trazer esse resultado de sabor na harmonização do drink.
Aliás, você que ainda não conhece o Clube U não sabe o que está perdendo. Todo mês tem experiências magníficas desse imenso universo do café esperando por você. Já imaginou? Receber cafés exclusivos todos os meses aí na sua casa ou na sua empresa? Clique aqui e confira os detalhes!
Concluindo, o café Latte é um drink próximo do café com leite que a gente toma na padaria, só que o da padaria não vem cremosinho assim e nem com desenho. Quando um cliente chega na sua loja e pede um café com leite, o Latte atende muito bem a necessidade dele. Lembrando que em muitos lugares ele é conhecido como café Latte para não confundir e a pessoa pensar que é um drink só de leite. Experimente e conta pra gente o que achou depois!
0 comentários