Aprenda a arte de como avaliar o corpo do café

 Como avaliar o corpo do café?

Aprenda a avaliar o corpo do café e eleve sua experiência ao tomar sua bebida preferida. Treine suas habilidades sensoriais de cafezeiro!

INTRODUÇÃO

Ué, café tem corpo? Claro que tem! Porém, não estamos falando de braços e pernas. Imagine-se em uma sala repleta de aromas tentadores, onde os sentidos são aguçados e a expectativa paira no ar. Neste artigo, embarcaremos em uma jornada em busca do café perfeito, explorando a arte de avaliar o corpo da bebida.

Prepare-se para embarcar em um mundo de sabores e texturas, aprendendo ainda mais a apreciar e entender a complexidade que cada xícara de café pode oferecer!

 

 

O que é o corpo do café?

Primeiramente, o corpo do café refere-se à sua textura e consistência, que são percebidos na boca durante a degustação. Pode variar desde um corpo leve e delicado até um corpo denso e cremoso. É através do corpo que o café provoca aquela sensação de impacto quando o café é diferenciado!

Nesse sentido, quando nos deparamos com uma xícara de café especial, estamos prestes a embarcar em uma verdadeira aventura sensorial. Diferente dos cafés convencionais de mercado, o café especial tem suas características únicas, específicas de cada colheita e a avaliação do do corpo é uma dessas características marcantes.

Em contrapartida, os cafés comuns e tradicionais que encontramos no mercado, tem baixíssima qualidade e dificilmente você se agradará dessa avaliação. Então, se você deseja aprender como avaliar o corpo de algum café, escolha cafés de qualidade especial. Fica a dica!

Teste sensorial da textura da água

Para facilitar a compreensão de como avaliamos o corpo do café, te convidamos a fazer um pequeno teste caseiro. Nesse sentido, pegue um pouco de água e pingue em sua mão. Em seguida, espalhe até que você possa sentir a textura da água.

Naturalmente, podemos identificar algumas características do corpo da água como, por exemplo: sensação de refrescância, breve (pois facilmente evapora) e diluído. Essa é a avaliação sensorial do corpo da água.

Agora, faça o mesmo com um pouco de azeite. Espalhe-o em sua mão e note que, diferente da água, o azeite tem o corpo mais viscoso ou licoroso, sedoso e persistente, afinal, ele só vai sair das suas mãos se você lavar. Então, tudo o que você precisa é pegar esse raciocínio e levar para o café.

O corpo do café tem duas divisões, ou seja, o quanto ele é intenso ou que ele representa e qual é a lembrança da textura que ele trás. Deu para entender melhor?

Teste sensorial da textura do azeite
 

 

Como avaliar o corpo do café?

Para fazer a avaliação do corpo de um café, tem uma técnica bem específica que consiste em pressionar a língua ao céu da boca e fazer uma movimentação até que você sinta a textura do café que está tomando. Nesse sentido, pode ser que você tenha uma sensação mais ácida, amanteigada, densa, lisa, etc.

Portanto, para melhorar sua sensibilidade de avaliação sensorial de corpo do café, é necessário experimentar essas diferentes sensações. Inclusive, aqui na Unique Cafés temos uma opção no nosso cardápio que te permite ter essa experiência: o Xicarando, que permite você experimentar uma xícara de cada perfil clássico que temos disponível e assim, perceber as notas sensoriais de cada um deles. Ah! Você pode ter essa experiência em casa mesmo através do Colletion.

Kit de cafés para degustação

Além disso, vale ressaltar que cafés mais encorpados, são bebidas que trazem essa sensação de serem mais fortes, assim como cafés de corpo leve são identificados como cafés mais suaves. Em outras palavras, o corpo do café é um determinante de força.

Então, na próxima vez que for tomar um café, comece identificando se ele é mais forte ou fraco. Em seguida, faça esse exercício de ingerir um pouco do líquido e pressioná-lo no céu da boca, movimentando-o. Afinal, parte da bebida líquida tem um percentual pequeno de óleo desenvolvido através do processo da torrefação e é extraído através da água quente da extração. É através desse óleo que vem a sensação de corpo do café.

 

 

Como treinar a avaliação do corpo do café

Caso você more longe da torrefação, e não tenha como experimentar o Xicarando, temos uma outra recomendação para você treinar sua avaliação do corpo do café em casa. Em nossa loja virtual, temos dois cafés da linha Perfis Clássicos que são bem diferentes nesse aspecto sensorial de corpo: o Frutado e o Bourbon Amarelo.

Em outras palavras, no Frutado você provavelmente sentirá mais peso, mais força, pois é um café mais encorpado e doce. Em contrapartida, no Bourbon Amarelo sentirá mais leveza, acidez e doçura. Experimente!

 

 

Influência do Processo de Produção: Do Cultivo à Extração

O corpo do café é influenciado por diversos fatores, desde o cultivo até o processo de extração. A forma como os grãos são cultivados, colhidos, processados e preparados desempenha um papel fundamental na textura e na consistência da bebida final. Cada etapa do processo tem o potencial de afetar o corpo do café, resultando em características distintas. Você sabia disso?

Concluindo, avaliar o corpo do café é uma prática importante que nos ajuda a compreender a riqueza de sabores e sensações que essa bebida oferece. A textura e a consistência são aspectos fundamentais que nos permitem apreciar plenamente uma xícara de café. Através de uma avaliação cuidadosa, somos capazes de reconhecer as características desejadas e descobrir novas nuances.

Portanto, ao desfrutar de uma xícara de café, reserve um momento para avaliar seu corpo. Perceba a textura, a consistência e a sensação que a bebida proporciona em sua boca. Explore as diferentes variações e descubra seus próprios gostos e preferências. Apreciar o corpo do café é mergulhar em um mundo de experiências sensoriais que tornam essa bebida tão especial e fascinante.

Collection

Uma seleção de 04 perfis de nossos cafés especiais em pacotes de 250g: Frutado, Bourbon Amarelo, Blend e Moca.
Disponível nas versões Torrado e Moído ou Torrado em Grãos.

Bourbon Amarelo

É a melhor opção quando o momento pede um café suave, doce, com notas de tangerina no sabor e aroma. O Bourbon Amarelo é encorpado, marcado pela acidez que se destaca reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas, com torra média clara.

Frutado

Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×