Como fazer Frapê de Café | Unique Cafés

Como fazer Frapê de Café

Sabe aquele tal do Frappuccino da Starbucks? Essa receita de Frapê de café caseiro supera todas as versões. Aproveite!

INTRODUÇÃO

Tem dias que só uma bebida bem gelada com café para dar aquele UP! Nesse caso, não tem nada melhor que o Frapê de café, uma bebida de origem grega e muito consumida no verão pelos cafezeiros mais fascinados!

Nesse sentido, para você coffeelover ou dono de cafeteria, saber como fazer Frapê pode melhorar seu dia e suas vendas. Então, vem ver como preparar essa bebida deliciosa!

   

Ingredientes do Frapê

– 180g de gelo;
– 120g de leite condensado;
– 100g de chocolate branco;
– 1 doses de café mais forte;
– Calda de chocolate (café + cacau 70%);
– Chantilly.

 

 

Como fazer Frapê Caseiro

Como você gosta do seu café: mais suave, mais doce ou mais encorpado? Independente da resposta, o método V60 é um jeito rápido e prático de fazer seu café coado, personalizando a bebida da maneira que mais te agrada.

Nesse sentido, a diferença do V60 para os métodos de filtragem tradicional é que ele deixa o resultado da bebida bem mais marcante e o segredo está nas linhas espirais (ou veios) em sua parte interna, que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada.

Você pode aprender como fazer café coado utilizando o método V60 passo a passo aqui mesmo em nosso blog. Fica a dica!

Passo 1
Primeiramente, monte sua calda caseira de chocolate com café. É só misturar um pouco de café mais forte ao chocolate 70% até chegar na textura desejada.

Mistura de café com chocolate 70%

Passo 2
Agora, espalhe a calda na taça ou no copo onde você irá servir o Frapê.

Espalhando calda de café com chocolate na taça

Passo 3
Em seguida, coloque os 180g de gelo no liquidificador, acrescentando os 100g de chocolate branco, 120g de leite condensado e mais aquela dose de café espresso ou bem concentrado. Bata na potência máxima até ficar homogêneo e chegar na textura desejada.

Dica importante: nessa etapa você pode usar uma dose de café espresso extraído da máquina de café disponível em sua casa, usar uma cápsula Tiger Espresso ou preparar um café bem concentrado na Cafeteira Italiana, por exemplo. Qualquer dessas opções vai atender sua necessidade.

Liquidificador com ingredientes de drink com café

Passo 4
Por fim, agora é só servir na taça onde você espalhou aquela calda deliciosa e acrescentar o Chantilly e um pouco mais da calda de chocolate por cima para finalizar.

Servindo Frapê de café na taça
   

História do Drink Frapê de Café

descubra como foi a evolução do Frapê até chegar à sua mesa

Você sabia que a origem do Frapê é tão mágica quanto a bebida em si? A palavra Frapê vem da palavra francesa “frappé”, que significa “agitar” ou “bater”, e acredite ou não, isso é só o começo de uma história emocionante! Antes de mais nada, no século XIX, na França, o Frapê nasceu como uma bebida refrescante feita com frutas e gelo picado. Mas não se engane, não era um simples suco com gelo como você pode estar pensando. Era uma bebida tão incrível que as pessoas ficavam hipnotizadas só de olhar para ela. Então, com o passar dos anos, o Frapê foi evoluindo e ganhando popularidade em todo o mundo. Nos anos 1950, o Frapê de café se tornou a bebida favorita dos gregos, após a invenção do café instantâneo. Foi nessa época que as pessoas perceberam que a mistura de café gelado, leite e açúcar era algo celestial.

E não para por aí! Em 1990, as redes de cafeterias adotaram e adaptaram a receita do Frapê, elevando-o a um nível ainda mais alto. A Starbucks, por exemplo, criou o famoso Frappuccino, que é uma mistura de café gelado, leite, açúcar, chantilly e calda de caramelo.

Por fim, uma curiosidade incrível: o Frapê de café é considerado a bebida nacional não alcoólica da Grécia. Isso mesmo, eles amam tanto o Frapê que é quase como se fosse uma religião. Consumido principalmente no verão e em áreas turísticas, o Frapê é a melhor maneira de se refrescar do calor escaldante.

Então, se você ainda não experimentou um Frapê de café, está perdendo uma das melhores coisas que a vida tem a oferecer. Essa receita que te ensinamos especificamente supera todas as versões. É uma bebida tão incrível que faz o sol brilhar mais forte, os pássaros cantarem mais alto e as pessoas sorrirem mais. Exageramos, né? Ok! Então, vai logo juntar os ingredientes para preparar o seu! 😀

Frappuccino do Starbucks
   

Diferença da versão da Cafeteria e Caseira do Frapê

Basicamente, o que muda de uma versão caseira para a profissional do drink Frapê com café é a base emulsificante que geralmente utilizamos no preparo da cafeteria. Esse pó emulsificante gera uma textura parecida com a do sorvete.

Porém, nada impede de você comprar esse tal pozinho emulsificante, afinal, ele é encontrado facilmente no mercado. Inclusive, a Flavor House é um ótimo fornecedor de insumos para cafeterias.

Concluindo, não dá para passar vontade! Já pode mandar esse post para os amigos cafezeiros que vão te convidar para tomar um Frapê de café geladinho!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

3 maneiras de beber café gelado

3 maneiras de beber café gelado

INTRODUÇÃO Se você é cafezeiro como a gente, tomar café mesmo debaixo do sol de 40ºC é lei. No entanto, existem maneiras mais refrescantes de apreciar nossa bebida favorita. Enquanto o café quente é um clássico reconhecido mundialmente, o café gelado conquistou seu...

5 passos para fazer Shakerato em casa

5 passos para fazer Shakerato em casa

INTRODUÇÃO Vamos falar sobre a agitação! E não, não estamos falando de um passo de dança. Estamos nos referindo à agitação do drink com café Shakerato. Assim como um terremoto, essa agitação se trata de misturar os sabores e texturas de forma que seu paladar dance de...

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

INTRODUÇÃO Em festa junina de cafezeiro não falta quentão e muito menos café! É claro que inventamos um jeito de acrescentar café na receita tradicional de quentão para ficar ainda mais aconchegante e festejar nesse friozinho da Serra da Mantiqueira. Ah! Sem contar...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×