Como Fidelizar mais Clientes em sua Cafeteria

Aprenda o segredo para fidelizar os clientes da sua cafeteria com o Clube do Café. Vem saber como funciona!

INTRODUÇÃO

Um dos segredos das cafeterias de sucesso é garantir a fidelidade de seus clientes, mas com tanta concorrência hoje em dia, é possível inovar com ferramentas que encantam os coffeelovers? Sim! E trouxemos uma ideia que tivemos, validamos e foi sucesso!

Nesse sentido, se você é dono de cafeteria, sabe o desafio que é manter uma clientela fiel. É por isso que o varejo, de forma geral, vem buscando maneiras de fidelizar os clientes para impulsionar o faturamento. E é nesse ponto que entra o conceito que desenvolvemos aqui. Continue lendo!

 

 

Conheça o Clube do Café: Ideia Fantástica para Fidelizar Clientes em Sua Cafeteria

Primeiramente, a expressão “fidelizar um cliente” nada mais é que uma ação que visa manter seus clientes engajados e proporcionar a eles uma experiência diferenciada com o café. Imagine só, você ter um público exclusivo, literalmente fiel ao seu negócio, comprando e usufruindo dos seus produtos e serviços, sempre gerando lucro para o seu negócio. Isso é um sonho para todo dono de cafeteria!

Pensando nisso, nós aqui da Unique Cafés, desenvolvemos um produto que chamamos de Clube do Café. Obviamente vamos te contar tudo para que você aplique aí em sua cafeteria. Em outras palavras, o Clube do Café é uma ação em que vendemos, mantemos nossos clientes fidelizados e proporcionamos novas experiências no universo do café, além da exclusividade. Ah! Isso não tem nada a ver com o Clube de Assinatura que disponibilizamos aqui em nosso site, tá?

O Clube do Café vai manter seus clientes de forma presencial em sua cafeteria, abrindo a possibilidade dele consumir outros produtos e serviços que seu negócio oferece. Por isso, citamos a diferença do Clube de Assinatura, em que o cliente pede o café online e recebe em casa sem o contato com a cafeteria em si. No entanto, veja só como essa ideia funciona!

 

 

Como Funciona o Clube do Café

Inicialmente, a ideia do Clube do Café foi inspirada nos clubes de bebidas, como o Clube do Whisky. Você já foi ou já viu em algum bar chique que, ao invés de comprar doses individuais, o cliente investe em uma garrafa personalizada de whisky? Assim, todas às vezes que ele vai até o bar, o garçom ou o bartender serve a sua própria garrafa.

Pois é, o Clube do Café funciona mais ou menos assim mesmo. Na garrafa, em vez de whisky, temos grãos de café. E a cada xícara consumida, uma quantidade de grãos é retirada da própria garrafa do seu cliente.

Agora, se você ainda não conhece, precisa conhecer nossa garrafa de café. Não estamos falando daquela térmica que faz super mal para a saúde. Estamos falando da garrafa de vidro e personaliza que, inclusive, temos aqui no site com as Edições Limitadas e Raridades. Nesse sentido, é ela que usamos para promover o Clube do Café.

O Clube do Café é super vantajoso para seu cliente, então, vamos aos números. O investimento inicial para adquirir a garrafa do Clube do Café é mais baixo do que comprar doses individuais. Vamos supor que uma dose de café custe em média R$ 10. Se o cliente consumir 25 doses desse café, ele gastaria R$ 250. Porém, para adquirir a garrafa do Clube do Café, ele paga R$ 150. Ou seja, já na primeira compra, ele economiza R$ 100. Além disso, a garrafa é personalizada com o nome do cliente e ficará exposta em nossa cafeteria.

Na prática, o cliente vai até a cafeteria e pede o café da sua garrafa, consciente que a cada dose, retiraremos 10g do café da garrafa dele.

Garrafa Personalizada de Café
Garrafa de Café Personalizada com Nome
Garrafa de Café sob a Mesa

 

 

Vantagens do Clube do Café

1 – O serviço do preparo do café não é cobrado.
Suponhamos que o cliente leva um amigo e peça 2 doses (20g) do café da garrafa dele, nem ele, nem o amigo, pagarão pelo serviço do preparo do café. Esse é um custo benefício que você poderá oferecer para seu cliente para que ele se alie ao Clube.

2 – Liberdade para escolher e mais conhecimento sobre a forma que o café será preparado.
Qual é o método de preparo que seu cliente mais gosta? Café Coado, French Press, Aeropress, etc. No Clube do Café, ele terá a liberdade de escolher tanto o café da Garrafa quanto o método de preparo favorito dele sem precisar pagar por isso.

Consequentemente, você terá a oportunidade de gerar um movimento de educação, afinal, nem todo cliente que se alia ao Clube conhece os métodos de preparo de café. Então, você terá a oportunidade de proporcionar experiências diferentes conforme o perfil de café que seu cliente escolheu e ainda incentivá-lo a investir na compra do equipamento de preparo.

3 – O cliente vai até você independente da distância que ele tiver, aqui mora a essência da fidelização do cliente!
Independente da localização da sua cafeteria e de onde seu cliente está, caso ele sinta vontade de tomar café, não vai pensar duas vezes em se deslocar para sua cafeteria visto que ele já sabe que tem uma garrafa exclusiva de café, que já está pago, em métodos de preparo diferentes a disposição dele.

4 – A exclusividade!
Além de tudo isso, já percebemos a movimentação dos nossos clientes por aqui de que o Clube do Café, gera a sensação de Status, ou seja, é muito chique ele ter o nome dele em uma garrafa exclusiva e exposta em uma determinada cafeteria.

É claro que esse status vai influenciar outras pessoas. Os amigos vão espalhando a novidade até virar, de fato, o Clube do Café!

5 – Valor agregado.
O Clube do Café acaba incentivando o aumento do consumo de outros produtos na cafeteria, como água, pães de queijo, sobremesas, e por aí vai. Obviamente, dependerá muito do treinamento da sua equipe para gerar mais ticket médio.

Barista Preparando Café Coado
Barista Atendendo Cliente em Balcão da Cafeteria
Grupo de Amigos Consumindo Insumos na Cafeteria

 

 

Como funciona a reposição de café da garrafa?

Quando os grãos de café acabam, ao invés do cliente comprar uma nova garrafa, ele comprará apenas a reposição do café. E para tornar isso ainda mais interessante, a condição é que ele escolha os cafés da categoria Edições Limitadas. Assim, o cliente sempre terá uma experiência nova e exclusiva.

Nesse sentido, você poderá oferecer mais um benefício para o seu cliente. Podemos te afirmar por experiência própria, aqui na Unique dá super certo, principalmente com os clientes locais. Atualmente, temos mais de 50 pessoas no Clube do Café e não para de crescer, vamos precisar de mais espaço na prateleira.

Barista Organizando Embalagens do Clube do Café em Prateleira
 

 

Será que o Clube do Café compensa financeiramente?

Talvez você esteja lendo tudo isso e se perguntando: será que essa coisa do cliente comprar o café da garrafa e a cafeteria oferecer o serviço do preparo do café de graça compensa financeiramente? Será que estou perdendo dinheiro?

Claro que não! Primeiramente, no Clube do Café você vai fidelizar seu cliente e incentivá-lo a estar em sua cafeteria com frequência e, como falamos anteriormente, isso fará com que ele consuma outros acompanhamentos e serviços disponíveis em seu negócio.

Além disso, a propaganda espontânea que naturalmente será gerada também deve ser considerada. Afinal, seu cliente, sem dúvidas, terá o prazer de comunicar para sua rede de relacionamento a exclusividade do serviço que sua cafeteria está oferecendo. Consequentemente, atrairá novos clientes.

Agora, é importante frisar que, como bom administrador do seu empreendimento, é necessário que você analise o que faz sentido. Temos clientes parceiros que atribuíram o Clube do Café, mas desenvolveram métodos diferentes de pagamento, por exemplo. A ideia mesmo é que você se inspire como nós nos inspiramos no whisky para criar essa estratégia de fidelização de clientes.

Temos a honra de dizer que fomos pioneiros nessa estratégia, então passamos a propagar a ideia para toda nossa rede de contatos no mercado de café especial para fortalecer as cafeterias. Afinal, acreditamos que as cafeterias são o ponto de comunicação do consumidor final com o produtor, são elas que sustentam toda a cadeia e tem potencial para se tornar um modelo de negócio como outros ramos importantes também.

Empório em Cafeteria
 

 

Por que Oferecemos as Opções de Edições Limitadas?

Toda Edição Limitada que promovemos tem um selo que faz sentido com aquela determinada edição. Então, orientamos os nossos baristas a promover uma experiência exclusiva para os nossos clientes, ou seja, em cada Edição Limitada que ele abastece a garrafa, o selo é tirado e colado na garrafa. Assim, o cliente se sente importante e consegue mostrar aos seus amigos quantas experiências ela já teve com o café.

Como gestor ou dono de cafeteria, esse detalhe pode dizer muita coisa. Nesse sentido, se a garrafa de tal cliente está cheia de selos, logo dá para deduzir que ele é fã da sua cafeteria. Concorda?

 

 

Dica: Você Conhece Seus Clientes?

Pegando o gancho do assunto anterior, faz parte do sucesso de um empreendimento o quanto você conhece seu público. Em outras palavras, você precisa saber das preferências dos clientes que você atende.

Nesse sentido, além de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, o Clube do Café também nos permite coletar dados dos clientes para futuras ações de marketing direcionadas como, e-mail, telefone, rede social, etc. Sabendo mais sobre nossos clientes, podemos oferecer produtos e experiências cada vez mais alinhados com suas preferências.

 

 

Como Implementar o Clube do Café em Sua Cafeteria?

É só entrar em contato com a gente! Atualmente, nós oferecemos essa solução para os nossos parceiros e fornecemos desde a lata, a embalagem, o layout e é claro, o café. Podemos afirmar que eles estão tendo muito sucesso ao implementar o Clube do Café em seu empreendimento.

Inclusive, caso você ainda não tenha os cafés da Unique em seu estabelecimento e deseja proporcionar aos seus clientes experiências com cafés especiais, com rastreabilidade, qualidade e exclusividade, entre em contato com o nosso time e saiba como fazer isso. Será um prazer fazer parte da história da sua marca.

E aí, ficou animado com essa ideia? Nós aqui na nossa cafeteria já implementamos e os resultados têm sido incríveis.
Concluindo, se você também quer fortalecer o setor de cafés especiais de forma sustentável e saudável, não perca tempo e adote essa prática na sua cafeteria. Estamos aqui para ajudar no que precisar!

 

 

PODEMOS AJUDAR SUA CAFETERIA A CRESCER

Aqui, na Unique Cafés, entendemos que a cafeteria é o ponto de comunicação entre o produtor e o consumidor final e acreditamos no potencial que este empreendimento representa para o mercado de cafés especiais. Com anos de bagagem e experiências, sabemos das necessidades únicas que seu negócio pode enfrentar e estamos aqui para ajudá-lo a prosperar.

Com um portfólio completo de produtos e soluções, estamos prontos para elevar a qualidade e a experiência dos seus clientes em sua cafeteria. Desde os espressos mais intensos, como o renomado café Tiger, até a variedade de perfis exclusivos para coados, incluindo lançamentos mensais de Edições Limitadas, Raridades e a linha Cafés do Brasil, temos tudo o que sua cafeteria precisa para se destacar.

Além disso, oferecemos uma seleção de itens para o empório, uma área muitas vezes subestimada, mas com grande potencial para aumentar as vendas e a satisfação dos seus clientes. Podemos ajudá-lo a transformar seu empório em um verdadeiro paraíso para os coffeelovers, o que aumenta seu ticket médio e garante compra de recorrência.

Queremos ser seu parceiro nessa jornada para o sucesso, cafezeiro! Se você está pronto para levar sua cafeteria para o próximo nível, clique no botão abaixo, fale com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar sua cafeteria a alavancar nas vendas e encantar seus clientes!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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