Como funciona um lavador de café e por que são importantes?

Como funciona um lavador de café e por que são importantes?

Você sabe como funciona um lavador de café? Uma das etapas mais importantes no processamento de cafés especiais é a lavagem. Descubra por quê!

INTRODUÇÃO

Primeiramente, você sabia que os cafés especiais são processados de maneira diferente dos cafés extraforte e tradicionais que costumamos encontrar no mercado? Nesse sentido, uma das etapas mais importantes no processamento de cafés especiais é a lavagem. Mas como funciona um lavador de café especial? É isso que vamos explorar hoje neste artigo.

 

 

O que é o lavador de café e para que serve?

Descubra como cafés especiais são lavados

Antes de começarmos, vamos definir o que é um lavador de café. Basicamente, o lavador de café é uma máquina que lava o grão de café e separa o café verde do café cereja (maduro). Existem vários tipos de lavadores de café, cada um com suas próprias características e funções.

O lavador de café promove a higienização dos grãos, o que gera grande impacto no resultado final da bebida em sua xícara. Em outras palavras, a máquina ajuda obter um fruto mais limpo no final, garante segurança e uma perspectiva maior de qualidade.

 

 

Como funciona um lavador de café especial?

É bem simples! Mas antes de lavar os grãos de café, é importante ressaltar que diferente dos cafés convencionais de mercado, os produtores de café especial geralmente escolhem a dedo os grãos maduros e saudáveis para garantir a qualidade do produto final. Portanto, aqui está uma visão geral de como funciona um lavador de café especial que é indispensável para produção de cafés especiais:

1 – Higienização e remoção de resíduos
O lavador de café começa com a função de remover os resíduos de sujeira do fruto, evitando assim, riscos de contaminação e proporcionando melhor resultado da bebida na xícara.

Obviamente, estamos falando de um sistema mais robusto e de maior investimento. Pequenos produtores podem adaptar este processo de outra forma, como na caixa d’água por exemplo, ou investir em lavadores menores e mais baratos.

 

 

2 – Seleção cuidadosa dos grãos
Depois disso, acontece a separação dos frutos. É relevante citar que dentro de um mesmo lote haverá uma variação de tipos de frutos, ou seja, os frutos mais passados, mais maduros ou verdes.

Nesse sentido, o lavador de café tem a função de auxiliar na separação através da densidade desses frutos combinada a um sistema de degraus que a máquina possui. Ela separa os resíduos, os cafés maduros, os “bóias” e “boínhas”. Cada um deles terá um destino específico.

Máquina de lavar o café
Densidade do grão de café
 

3 – Secagem
Após a lavagem, os grãos de café são espalhados em grandes pátios para secar ao sol. O processo de secagem pode levar de alguns dias a algumas semanas, dependendo das condições climáticas e das condições físicas do grão, ou seja, se ele está descascado ou em sua forma natural. Durante esse tempo, os grãos são virados e revirados regularmente para garantir que sequem uniformemente.

Grãos de café sendo movidos no pátio
Pátio onde os cafés são secos

Por fim, após a secagem, os grãos de café são enviados para uma seleção final. Nessa etapa, os grãos são classificados por tamanho e qualidade. Aqueles que não atendem aos padrões de qualidade são removidos e os melhores grãos são embalados para serem vendidos como cafés especiais. Interessante, né?

 

 

Como funciona um lavador de café especial?

Antes de concluir, gostaríamos de te conscientizar que cafés especiais são mais caros porque passam por processos como este que garantem qualidade e rastreabilidade, ou seja, você poderá ter a certeza absoluta de que está tomando café de verdade.

Para produtores, listamos algumas vantagens em utilizar um lavador de café; para coffeelovers, esses são motivos para continuar investindo em cafés de qualidade. Confira:

1 – Qualidade superior
O processo de lavagem de cafés especiais é muito mais meticuloso do que o processo de cafés tradicionais. Isso resulta em um produto final de qualidade superior.

2 – Sabor mais equilibrado
O processo de lavagem remove completamente a camada de mucilagem presa ao grão de café, resultando em um sabor mais equilibrado e menos fermentado.

3 – Maior controle de qualidade
Ao utilizar um lavador de café especial, os produtores têm um maior controle sobre o processo de produção. Isso significa que eles podem garantir a qualidade do produto final.

Finalmente, o processo de lavagem é uma das etapas mais importantes no processo de produção de cafés especiais. Utilizar um lavador de café especial pode garantir a qualidade do produto final e resultar em um sabor mais equilibrado. Se você ainda não tem o hábito de comprar cafés com esse tipo de qualidade, está na hora de experimentar e descobrir a diferença por si só!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×