Descubra a concentração de café em sua xícara com refratômetro

Descubra a concentração de café na sua xícara

Descubra como a concentração de café influencia o sabor da sua bebida através do refratômetro medidor de TDS. Aprenda mais sobre cafés!

INTRODUÇÃO

Se você é um amante de cafés especiais, já deve saber que existe um universo de curiosidades que vão além da simples xícara de café. Nesse sentido, já parou para pensar qual é a melhor maneira de medir a concentração do café na xícara?

A concentração do café é um dos fatores mais importantes que afetam o sabor e a qualidade da bebida. Neste artigo, vamos te ensinar como medir a concentração de café na xícara de uma maneira fácil e rápida!

 

 

O que é a concentração de café?

descubra por que saber a concentração de café na xícara é importante

Antes de mais nada, a concentração do café representa a relação entre a quantidade de café e a quantidade de água na xícara. Quando a quantidade de café é maior do que a quantidade de água, a bebida fica mais concentrada. Por outro lado, quando a quantidade de água é maior do que a quantidade de café, a bebida fica menos concentrada.

Em outras palavras, a concentração é definida a partir do quanto de café realmente existe na sua xícara. Deu para entender?

Medir a concentração de café é importante porque afeta diretamente o sabor e a qualidade da bebida. Quando a bebida está muito concentrada, o sabor pode ficar amargo e desagradável. Por outro lado, quando a bebida está muito diluída, o sabor pode ficar fraco e sem graça. Portanto, medir a concentração de café é fundamental para garantir uma bebida perfeitamente equilibrada e saborosa.

 

 

Como medir a concentração de café na xícara?

A forma mais precisa de descobrir a concentração de café na xícara é através do refratômetro medidor de TDSTotais de Sólidos Dissolvidos. Com este equipamento você consegue colher uma pequena amostra do seu café coado ou espresso e, depois de alguns cálculos, é possível saber a porcentagem de café existe naquela determinada bebida.

De forma geral, o refratômetro é um aparelho que ajuda a medir o quanto uma substância líquida é densa ou concentrada em certos ingredientes, como açúcar, sal ou proteínas. Este equipamento é usado em laboratórios para medir a qualidade de alimentos, bebidas e medicamentos.

Nesse sentido, existem vários tipos de refratômetros. Inclusive, provamos que o fruto do café é doce através de um refratômetro medidor de BRIX.

O aparelho mede isso através de como a luz passa pela amostra líquida. Quando a luz passa pela amostra, ela é “desviada” em uma certa quantidade, e o refratômetro mede essa “desviação” para dar uma leitura da concentração da substância. Interessante, né?

Então, a partir do resultado apresentado no refratômetro é possível fazer diversos testes como, por exemplo: comparar duas extrações entre métodos diferentes, comparar lâminas de moedores diferentes – usando o mesmo método de preparo e identificando se a lâmina causa alguma interferência na bebida – comparar torras diferentes e ver qual delas é mais solúvel, entre outros testes.

Além disso, os resultados numéricos do refratômetro justificam o que sentimos no paladar ao provar um café como: o amargo, cítrico, doce, etc…

Ah! Você sabia que só é possível extrair no máximo 30% do café? Isso mesmo, os outros 70% são o que identificamos como a borra do café. Obviamente, dentro desses 30% ainda existem um máximo e um mínimo onde há a possibilidade de você extrair coisas ruins também, ou seja, substâncias mais amargas, excesso de cafeína, entre outras. Em contrapartida, caso você extraia abaixo de 18% do café, poderá obter o resultado de uma bebida insossa, sem graça.

Por fim, o refratômetro pode ser uma boa ferramenta, principalmente se você for um barista, para saber identificar seu verdadeiro aproveitamento no preparo do café. Veja abaixo um exemplo de refratômetro medidor TDS:

Refratômetro DiFluid R2

 

Parece complexo, mas saber disso trará uma nova perspectiva no preparo dos seus cafés em casa ou como barista na cafeteria. O DiFluid é o refratômetro que utilizamos para fazer um teste de concentração de café no vídeo que indicamos no início do artigo. A medição de concentração do café é realizada através de um aplicativo para smartphone, super simples de usar!

Porém, existem outras diversas marcas de equipamentos refratômetros para comprar. Inclusive, alguns são específicos para preparo de cafés. Vale a pena pesquisar!

 

 

Como funciona o refratômetro DiFluid para medir a concentração de café na xícara

Passo 1
Primeiro, prepare a amostra de café. Essa amostra precisa estar bem misturada antes de fazer a medição. Isso é importante para garantir que a amostra seja representativa da solução como um todo.

Preparando café coado
 

 

Passo 2
Certifique-se de que o aplicativo do Refratômetro DiFluid R2 esteja instalado em seu smartphone e conecte o dispositivo físico ao seu celular.

Como instalar o aplicativo DiFluid R$2 no smartphone

 

 

Passo 3
Calibre o dispositivo. Nesse sentido, a calibração é importante para garantir que as leituras sejam precisas. O aplicativo deve fornecer instruções detalhadas sobre como calibrar o dispositivo, mas geralmente envolve a adição de água destilada ou uma solução de calibração fornecida pelo fabricante.

Como calibrar o refratômetro DiFluid R2
 

 

Passo 4
Adicione a amostra ao dispositivo. Então, com o dispositivo calibrado, coloque uma pequena quantidade de café na placa de medição do refratômetro, normalmente em torno de 0,1 a 0,2 ml.

Colhendo amostra de café para análise de TDS
 

 

Passo 5
Agora, pressione o botão de medição no aplicativo para iniciar a leitura. O aplicativo exibirá a concentração de café em porcentagem.

Dica: o aplicativo permitirá que você armazene as leituras anteriores para análise futura. Você pode usar essas informações para controlar a qualidade do café e ajustar o processo de produção conforme necessário.

Como fazer leitura de resultados no refratômetro DiFluid R2
 

Concluindo, é importante lembrar que o Refratômetro DiFluid R2 é uma ferramenta muito útil para a análise de concentração de café, mas é apenas um dos muitos fatores que influenciam a qualidade da bebida. Outros fatores como a qualidade dos grãos de café, o processo de torrefação e a preparação da bebida também devem ser levados em consideração.

 

 

Curiosidade sobre o refratômetro em competições de barismo

Atualmente, a medição de TDS tem sido feita na grande maioria de competições de barismo, seja à nível nacional ou mundial. Assim, é possível entender melhor o aproveitamento da extração dos baristas em cada prova.

No Brasil Brewers Cup, um campeonato de café coado, onde o barista é encorajado a apresentar três extrações utilizando o mesmo método de preparo, os juízes fazem um mapeamento de aproveitamento da extração. Nesse sentido, a medição de TDS faz parte da construção deste mapeamento.

Além do desafio de conversar com os juízes enquanto prepara o café, após servida a bebida, um staff recolhe amostras de café extração para medir o TDS. Assim, o resultado mostrará se o barista é consistente no trabalho em extrair bebidas padronizadas.

Por fim, trazendo o refratômetro para dentro da cafeteria será possível perceber se há um padrão entre os baristas ou se o barista consegue replicar as receitas na mesma qualidade continuamente. Fica a dica para os cafezeiros competidores!

Barista na competição Brasil Brewers Cup
Servindo café na competição Brasil Brewers Cup

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×