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Franquia de cafeteria ou cafeteria própria: qual vale mais à pena?

Ainda está na dúvida em abrir uma franquia de cafeteria ou uma própria? Essa é sua luz no fim do túnel. Descubra agora mesmo!

INTRODUÇÃO

Está ansioso para empreender no universo dos cafés abrindo sua cafeteria, mas ficou na dúvida: abrir uma franquia de cafeteria ou uma própria? Então, essa é a sua luz no fim do túnel! Um compilado de dicas práticas, vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio!

Atualmente, muitas pessoas nos procuram com vários questionamentos sobre como funciona o negócio de cafeterias no Brasil e quais passos devem dar primeiro. Nesse sentido, como já estamos há muito tempo no mercado, compreendemos essas dúvidas e como é difícil lidar com elas. Inclusive, vendemos nossos cafés também para algumas franquias.

Nesta breve leitura, queremos te contar algumas verdades sobre os dois caminhos, compartilhando um pouco da nossa vivência com a Unique Cafés. Assim, você entenderá sobre a complexidade em ter uma cafeteria própria ou franquia, pesar na balança e analisar qual das opções está ao seu alcance. Além disso, você receberá dicas exclusivas que te ajudarão a pensar um pouco mais antes de tomar sua decisão.

Preparado? Já vamos começar! Boa leitura!

Quais as vantagens em ter uma franquia de cafeteria?

pontos positivos

Antes de mais nada, para decidir de forma consciente, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens inclusas no pacote de cada uma das opções e ver qual delas você está disposto a encarar.

Franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial. De forma prática, é o que vemos em marcas como McDonalds, Cacau Show e Chillibeans. Portanto, veja as vantagens em abrir uma franquia:

1) O investimento pode ser menor a curto prazo
As franquias de cafeterias já tem todo um desenvolvimento por trás do conceito vendido. Isso envolve estudo de local, fornecedores, suporte e tudo que diz respeito à montagem do negócio. Em outras palavras, você não gastará tanto tempo e dinheiro pensando nisso. Portanto, pode ser que investir em uma franquia, neste primeiro momento, te faça economizar a curto prazo.

2) O projeto operacional e arquitetônico já vem pronto
Essa também é uma vantagem que te faz ganhar tempo e dinheiro. Geralmente, as franquias de cafeterias já têm um projeto montado de como precisa ser o ambiente da cafeteria. Então, você receberá essas informações para adequar o ponto escolhido ao padrão da franquia.

Além disso, esse é um ponto positivo principalmente para o fluxo operacional, por exemplo: a organização de onde entram e saem os pedidos, o fluxo de atendimento, onde ficarão os equipamentos, etc… Afinal, as cafeterias próprias, que são novas no mercado, costumam errar muito nisso. Em contrapartida, as franquias já estudaram de diversas formas para chegar naquele determinado modelo.

3) Compra um pacote de erros e acertos
Na maioria das vezes, as franquias, antes de darem certo, cometeram seus erros. Ou seja, o dono dessa franquia abriu sua primeira cafeteria e analisou como funciona o negócio. Depois de provar que realmente deu certo, gerou resultado financeiro, ele desenhou como replicar o método.

Nesse caso, não podemos esquecer daquele velho ditado: precisamos aprender com o erro dos outros. As franquias de cafeterias já passaram pela fase mais difícil por você e conseguem te entregar pronto o modelo de negócio que possivelmente dará certo. Portanto, a chance de errar é bem menor.

4) Geralmente possui melhor barganha
Franquia de cafeterias que possuem muitas lojas têm maior número de clientes e, consequentemente, maior volume de compras. Isso abre portas para melhores oportunidades de barganha com os fornecedores. Em contrapartida, na loja própria você precisará conquistar esse espaço após atingir um volume de vendas considerável.

5) Fornecedores homologados
Você não terá preocupação com o fornecimento de insumos, afinal, alguém já pensou em tudo isso por você. Em outras palavras, você não gastará tempo pensando em quais são os melhores fornecedores para te atender e abastecer sua cafeteria de produtos como cafés, pães, cadeiras, máquinas e demais alimentos que serão oferecidos aos clientes.

6) Suporte técnico
Nesse ponto, basta você analisar o contrato da possível franquia de cafeterias que você está pensando em investir. O que eles oferecem de suporte para você? Afinal, essa é a grande defesa de quem escolhe ter uma franquia ao invés da loja própria, ou seja, se algum sistema der problema, você terá um telefone para ligar e resolver.

Todo o suporte técnico oferecido pela franquia que você almeja ter é de extrema importância ao longo do caminho. Inclusive, algumas redes oferecem suportes jurídicos, nutricionais, etc…

7) Marketing incluso no pacote
Principalmente nos dias de hoje, não tem como pensar em abrir uma cafeteria e esquecer de investir nesse setor. Então, escolhendo a franquia de cafeterias você pagará uma taxa relacionada ao marketing da marca como, por exemplo, o design do cardápio e trabalhos de divulgação. Basta você, como gestor de cafeteria, cobrar a efetividade disso.

Nesse sentido, escolhendo ter a loja própria, você precisará buscar uma empresa terceirizada de confiança que possa oferecer esses serviços para sua cafeteria, o que também costuma gerar alguns erros nas primeiras etapas de abertura do negócio.

O marketing é o que traz vida ao empreendimento e é essencial para o avanço dele, inclusive, para alavancar as vendas. No sistema de franquias, esse é um ponto bastante positivo por haver pessoas que já pensaram nisso e criaram estratégias que dão certo.

Por fim, para te inspirar ainda mais, confira alguns modelos de franquias pelo mundo que provavelmente você já deve ter consumido ou é um fã de carterinha. É claro que não precisa ser só de cafés para nos inspirar, como a franquia de cafeteria Starbucks, por exemplo. Franquias como Mc Donalds, Subway, Bob’s, Burguer King, entre outros, são grandes redes de negócios. Veja:

Desvantagens da franquia de cafeteria

pontos negativos

Primeiramente, assim como tudo nessa vida: “nem tudo são flores”. Existem alguns pontos negativos em escolher investir em uma franquia de cafeterias que você também precisa saber. Acompanhe e repense!

1) Limitação criativa
Se você é uma pessoa que possui instinto criativo e está sempre pensando em como inovar, optar pela franquia pode te limitar. Afinal, você não poderá opinar em nada do que já foi estabelecido. O Big Mac servido no Mc Donalds da sua cidade é o mesmo que está sendo servido nesse momento em um Mc Donalds em um estado diferente do seu. Deu para captar?

Além disso, você não poderá trabalhar com outras marcas de equipamentos por mais que você não goste da qualidade deles. Você não terá poder de escolha se quiser trocar uma máquina de lugar, entre outros detalhes. Trabalhar com franquias pode te limitar muito nessas questões criativas, então, pense bem se isso é um ponto inegociável para você!

Você pode até se livrar daquela dúvida se aluga ou compra uma máquina de espresso, porém, ficará limitado se quiser mudar.

2) Sucesso é seu e do franqueador
Se a franquia der errado, a culpa é sua, mas se der certo, o sucesso é seu e do franqueador! Ah, e lembre-se que toda franquia cobra royalties, ou seja, o sucesso é dividido também financeiramente. E aí, cafezeiro, vai encarar?

3) Taxa para início de relacionamento
Geralmente, a maioria das franquias cobra uma taxa inicial para começar a desenvolver o negócio, ou seja, você pagará em média 25 a 45 mil reais para o franqueador mostrar o que está por trás do negócio, por exemplo: quem são os fornecedores, como eles funcionam, etc… É como uma aliança de compromisso, tanto de quem está comprando, como para quem está vendendo. Mas este valor á basicamente para “abrir o jogo”. Ainda não chega a ser a compra de fato da franquia.

Afinal, as informações sobre como funciona uma franquia são muito confidenciais e valiosas, pois podem te levar a abrir sua própria loja. Portanto, essa taxa é paga para segurança desse sistema e, caso você esteja realmente interessado por ela, precisará fechar o negócio o quanto antes.

4) Mesmo sendo um modelo pronto, você tem que dominar gestão
Você ganhará muito tempo por não precisar pensar na estrutura do negócio. Porém, isso não significa que você gastará esse tempo “de boa” na praia esperando o dinheiro cair na conta. Em outras palavras, para ter uma franquia de cafeteria com sucesso, você precisará investir tempo na gestão como se fosse só sua. Então, se você não tem essas habilidades, precisa buscá-las.

5) Royalties em cima do faturamento bruto
Por fim, todo royalties que uma franquia de cafeterias cobra, o cálculo é feito sobre o valor bruto do faturamento, ou seja, mesmo que você leve prejuízo, faturando pouquíssimo, esse faturamento terá que ser dividido, correndo o risco do prejuízo ser em dobro.

Vantagens em abrir a própria cafeteria

pontos positivos

1) Liberdade de criação
Diferente da franquia de cafeterias, ter a sua própria loja te dará liberdade para criação de toda estrutura, ou seja, você pode desenvolver o produto que você quiser, ter os lanches que você quiser, os melhores cafés, o layout da sua preferência, etc… Sem pedir “bênção” pra ninguém!

Inclusive, se você der um clique aqui, verá nosso ousado diretor, com espírito empreendedor aflorado, pretendendo vender água de coco aqui na cafeteria. Sem contar que neste vídeo falamos sobre o futuro do mercado de cafeterias no Brasil, confira!

2) Cardápio com produtos exclusivos
Atualmente, muitas cafeterias já conseguiram desenvolver produtos exclusivos, por exemplo: uma torta, um doce ou drink que o barista criou e só é possível encontrar na sua cafeteria. Esse produto pode atrair clientes que se deslocam até mesmo da sua própria cidade só para consumi-lo. Isso vende e cria fidelidade, impulsionando os clientes a divulgarem a experiência com o produto para mais pessoas.

Inspirações de produtos para minha cafeteria

3) Possibilidade de reconhecimento e crescimento da marca
Assim como você está lendo este conteúdo agora, procurando abrir um negócio, existem pessoas que vão frequentar sua cafeteria com a mesma intenção específica. Nesse sentido, sua marca pode se tornar um ponto de referência e admiração dessas pessoas. Quem sabe seu negócio também não vira uma franquia de cafeterias? Fica a dica!

4) O sucesso e o lucro é só seu
Por fim, quando sua cafeteria começar a ter sucesso, o mérito será todo seu! Afinal, foi você quem correu atrás de tudo para que a marca engajasse no mercado, do planejamento às operações. Inclusive, você não precisou pagar taxa para ninguém (só do governo, o maior franqueador de cafeterias hoje em dia).

Desvantagens em abrir a própria cafeteria

pontos negativos

Agora, conheça os pontos negativos em abrir sua própria loja, livre das franquias de cafeterias. Confira:

1) Busca de conhecimento e investimento
Antes de mais nada, essa etapa é importantíssima e não costuma ser tão rápida. Você precisará gastar tempo nisso, diferente do sistema das franquias de cafeterias. Inclusive, algumas pessoas que nos procuram buscando mais sobre o mercado, compartilham que foram anos de busca até chegar o momento de abrir a própria cafeteria.

Talvez você até se pergunte: por que demora tanto? Primeiramente, antes de abrir sua própria cafeteria, você precisa entender sobre o mercado, sobre barismo, máquinas, cardápios e, principalmente, sobre o café. Essas informações são importantíssimas e você precisa estar muito bem orientado para dar os próximos passos.

Geralmente, esse processo costuma gerar muito desgaste, não dá para ser feito de qualquer forma e também não é bom pegar atalhos, ao contrário da franquia de cafeterias que já vem com praticamente tudo pronto. Isso exigirá muito da sua persistência e boa vontade!

2) Conseguir e manter fornecedores
Assim como você precisa gastar tempo planejando e conhecendo mais sobre o mercado, você terá que se preocupar com quais fornecedores se aliançar. Além disso, saber como mantê-los é essencial para qualificar sua cafeteria.

Esse processo também não costuma ser muito fácil. Afinal, problemas acontecem, por exemplo: o pão de queijo que você comprou de determinado fornecedor pode não chegar a tempo e desfalcar o estoque.

Outro problema pode ser a falta de exclusividade. Como você começa com baixo volume de vendas, dificilmente conseguirá que seu fornecedor venda só para você, o que dificulta em ter algum diferencial significativo no começo do seu negócio.

3) Aprender errando
Uma das maiores desvantagens em ter a própria cafeteria é aceitar que erros vão acontecer e você precisará estar preparado para lidar com eles. No caso, optando pela franquia de cafeterias, isso seria minimizado.

Para entender melhor, vamos te dar um exemplo: durante o período de construção/reforma do ponto onde será sua cafeteria, você precisará acompanhar tudo de perto, validar cada detalhe e tomar decisões à medida que impecílios aparecem. Afinal, você é o suporte técnico que resolve problemas.

Dicas especias para franquia de cafeterias

anota tudo para não esquecer

1) Pergunte para quem tem uma
Primeiro, para entender mais sobre esse mercado, nada melhor que trocar uma ideia com quem já está no ramo a algum tempo. Por exemplo: já que é uma rede, quantas cafeterias fazem parte dela? Afinal, se forem muitas, é sinal que o negócio é próspero.

Sabemos que o contato direto com os empreendedores envolvidos no negócio de determinadas marcas e franquias é mais difícil de conseguir. Porém, se esse é o seu desejo, vale à pena o esforço.

Você pode até mesmo pesquisar em redes sociais, como facebook e instagram, pelas lojas franqueadas e fazer contato direto agendando uma visita para entender melhor.

2) Verifique a possibilidade de ser um master franqueado
Atualmente, existem nas franquias uma facilidade de abrir outras unidades para um mesmo franqueado, inclusive, algumas delas vendem pacotes que podem ser um ótimo caminho dependendo da sua capacidade de investimento.

Isso é o que chamamos de master franqueado, ou seja, você já começa operando uma loja sendo que, no seu contrato, já tem o domínio de 5 ou até 10 cafeterias em determinada região.

Dicas especiais para quem deseja abrir uma cafeteria própria

para cafezeiros independentes
1) Visite várias cafeterias
Essa é uma dica importantíssima que sempre apontamos. Esteja disposto a visitar as cafeterias e entender como elas funcionam detalhadamente, ou seja, observe como acontece o atendimento, como é servido o café, como é o cardápio, veja se o dono dela é receptivo a uma conversa sobre o assunto.

Além disso, busque o auxílio de serviços terceirizados, mas que fazem sentido com o seguimento, como arquitetos, produtores de cafés especiais, etc…

2) Busque o máximo de conhecimento
Do plantio do café à gestão de pessoas, você precisa dominar o assunto!

Nesse sentido, vale lembrar que lançaremos um curso online focado na Gestão de Cafeterias e você é nosso convidado! Falaremos de diversos temas de forma bem detalhada, por exemplo: layout, coisas que deram certo ou falharam neste mercado, contratação, equipamentos, cardápio, ficha técnica, etc… Será uma infinidade de assuntos voltados para que sua cafeteria seja rentável e prazerosa de trabalhar. Então, fique atento em nossas redes sociais para não perder o lançamento deste curso! Enquanto isso, confira os cursos e treinamentos presenciais que já temos!

Dicas especiais para abrir sua própria cafeteria

Dados do Sebrae sobre franquia de cafeterias

você sabia disso?

Olha que curiosidade interessante! Segundo o Sebrae, atualmente, 66% das cafeterias do Brasil são cafeterias próprias e os outros 34% fazem parte do modelo de franquias. Porém, outro dado aponta que a maior taxa de mortalidade de negócio pertencem às cafeterias próprias devido a falta de preparo do empreendedor.

Concluindo, se você ainda está na dúvida e precisa de auxílio nessa área, nós podemos te ajudar. Aqui no site mesmo, clicando em Revenda, você encontra algumas informações que explicam um pouco mais sobre parcerias no mercado de cafés e pode aproveitar para já entrar em contato conosco. Curtiu essas dicas? Compartilhe com os cafezeiros!

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