Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Aluguel de máquina de espresso compensa? É melhor comprar?

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, essa é uma dúvida comum para aqueles que estão planejando abrir uma cafeteria. Para falar a verdade, boa parte do pessoal continua com essa dúvida mesmo depois de já ter decidido. Portanto, viemos trazer os comparativos e a dica de qual é o modelo mais vantajoso para você. Leia isso antes de investir na compra ou aluguel de máquina de espresso profissional!

Baseado em uma pesquisa feita com vários técnicos em máquinas de espresso, levantamos pontos importantíssimos para você considerar e, se você já decidiu, é sua chance de descobrir se fez a melhor escolha para sua cafeteria. Bora descobrir?

Quanto custa uma máquina de espresso profissional?

faça as contas

Atualmente, todos nós que empreendemos no mercado de cafés especias sabemos que vale a pena investir e comprar uma máquina de espresso profissional. Porém, também reconhecemos que uma máquina dessas que seja regular, de boa qualidade, para um negócio mediano, gira em torno de 28 a 30 mil reais. É um valor bem alto, né?

Comprar uma máquina de café espresso profissional e de qualidade pode ser inviável para você nesse momento. Afinal, considerando o custo, você poderia usar esse dinheiro para fazer outros investimentos ou cobrir alguma outra despesa.

Além disso, as máquinas de café espresso profissionais exigem um pouco mais de treinamento e até cursos específicos para realizar a extração. No entanto, o método profissional traz um resultado bem mais elevado à bebida. Então, você está certo de se preocupar em pesquisar. A qualidade do café oferecido em sua cafeteria está em jogo!

Por fim, qual seria a solução ideal para resolver esse problema? Se liga, vamos te mostrar!

Aluguel de máquina de espresso é a melhor opção?

conta aí, gestor!

Baseado em pesquisas e muita experiência, afirmamos a você que, atualmente, a melhor opção para cafeterias de médio a grande porte é o aluguel da máquina de espresso. Principalmente se estiver começando agora.

Agora que você já sabe disso “na lata”, é importante você fazer uma pesquisa de mercado. Mas fique tranquilo que te daremos algumas dicas importantes para locar uma máquina de espresso para sua cafeteria. Veja só!

Tudo o que você precisa saber antes de alugar uma máquina de café espresso

ufa, ainda bem que você está lendo isso antes!

Primeiro, onde estão as pessoas que locam esse tipo de máquina? Estão próximas à sua cafeteria? Ou seja, considere a distância da locação, afinal, não adianta locar um equipamento que está em Manaus se sua cafeteria é em Minas Gerais. Procure alguém que te atenda com agilidade, mais perto de você.

Nesse sentido, estude a sua necessidade também, ou seja, não loque uma máquina de café espresso maior ou menor que a necessidade da sua cafeteria. Caso esse mercado seja muito novo para você, entenda que existem dois tipos de equipamento: as máquinas domésticas (dá um google aí para ver algumas opções) e as profissionais.

Podemos te garantir, as máquinas de espresso domésticas não atendem uma operação de cafeteria. Afinal, como o próprio nome já diz, elas foram projetadas para pouco uso, feitas para usar em casa, quando só você toma um café pela manhã e a tarde, por exemplo.

Algumas cafeterias focam em preparar toda a estrutura da cafeteria, deixando a máquina de espresso por último, imaginando que poderá suprir essa necessidade primordial com máquinas domésticas compradas pela internet. Já tira isso da cabeça, ok? Sua cafeteria precisa ter qualidade, principalmente quando o assunto é café espresso.

Bom, o mercado oferece ótimas máquinas de espresso profissional que garantem melhor qualidade à bebida e tem a opção de comprar ou locar. Nessa categoria você consegue atender melhor a demanda de clientes, visto que é uma máquina robusta e preparada para produzir em massa.

Fique atendo também às variações de dimensões da máquina. Existem máquinas de espresso de 1 grupo, ou seja, aquelas que encaixam somente um porta filtro e só fazem dois cafés por vez. Geralmente, você encontrará máquinas de até 4 grupos. Observe:

Máquinas de um grupo para fazer café espresso
Locação de máquinas de café espresso de dois grupos para cafeteria
Máquinas de espresso de três grupos para comprar
Máquinas de espresso profissional para cafeterias de grande porte
Nesse sentido, as máquinas de 2 grupos conseguem atender bem a maioria das cafeterias de médio para grande porte. Por exemplo: se a sua cafeteria costuma vender de 30 a 40 doses café espresso, uma máquina de 1 grupo já pode suprir bem a sua necessidade. Porém, se a sua demanda é de 80 a 100 doses de café por dia, o fluxo é maior, portanto, a máquina de dois grupos te atende melhor.

É importante que você faça uma pesquisa e perceba a realidade da sua cafeteria. Quantas pessoas você consegue atender em um dia de ocupação máxima de clientes no espaço? Quantas doses de café espresso você vende por dia? Assim, você visualizará qual dimensão do equipamento é ideal.

Aí mora uma vantagem da locação de máquinas de espresso! Se você perceber que uma máquina de apenas 1 grupo não está sendo o suficiente para atender seus clientes, você tem a liberdade, mediante o contrato, de remanejar e substitui-la por outra de 2 grupos. Inclusive, lembre-se sempre de ler muito bem o contrato!

Ah! Antes de fechar a locação da sua máquina de café espresso, fique atento e cuidado para não errar na escolha do moedor que acompanha o equipamento, tá? Procure os moedores de moagem instantânea e eletrônicos. Afinal, eles te ajudarão a ter maior aproveitamento da matéria-prima, ou seja, do café. Saiba mais sobre moagem do café!

Como empreendedor, em determinado momento é necessário eliminar custos fixos do negócio. Neste caso, o aluguel da máquina de espresso entra na fila. Então, uma solução seria comprar a máquina alugada, mas para isso é importante analisar bem o contrato e você precisa ter certeza de que essa máquina realmente te atende. Pense nisso apenas quando tudo estiver estabilizado!

Ainda nessa perspectiva, aprenda a fazer as manutenções preventivas que a máquina de espresso exige no período de locação. Afinal, a partir do momento que você realizar a compra, a responsabilidade de preservar o equipamento é toda sua. Use o tempo da locação como um período de aprendizagem. É a auto-escola das máquinas de espresso.

Continuando o exemplo, as máquinas de espresso geram custo de manutenção, assim como o seu carro quando precisa trocar o óleo, pneu, etc… Por isso, é importante que você conheça o equipamento e se empenhe em ser um bom operador/barista. Assim, você saberá como resolver os problemas mais fáceis e identificará qual o momento certo de recorrer a um técnico especializado no assunto.

Grandes redes precisam comprar máquina de espresso?

conselhos do barista

Atualmente, as cafeterias de maior produtividade, principalmente as grandes redes, também costumam se deparar com essa questão: alugo ou compro uma máquina de espresso? Se essa é sua realidade, temos um conselho para você!

Continue nesse processo do aluguel de máquinas de espresso, porque é uma forma de você, como rede, ter um parceiro que vai sempre estar te atualizando e oferecendo suporte em relação às manutenções técnicas.

Em contrapartida, se o seu negócio é pequeno, nossa dica é que você procure meios de financiamentos quando notar que é preciso eliminar o custo fixo. Inclusive, tem algumas linhas de crédito, como o PROGER ou Finame, que podem te ajudar nisso.

Lembrando que é interessante pensar na compra da máquina de espresso somente quando:

  • Sua cafeteria estiver estabilizada;
  • Você estiver seguro do retorno financeiro da produtividade do seu negócio;
  • Tiver um bom conhecimento técnico do equipamento.

Como a máquina de espresso influencia meu negócio?

não é tudo igual

Concluindo, costumamos dizer por aqui que máquina de espresso é igual carro realmente: encontramos desde Ferraris até carros mais populares. Em outras palavras, entenda que tanto a Ferrari quanto o carro popular podem te levar ao mesmo lugar, porém, o impacto é diferente e impressiona o cliente. Até rimou!

Nesse sentido, faça uma pesquisa, conheça a sua necessidade e procure conhecer o equipamento tecnicamente. Afinal, dependendo da situação, você precisará de pessoas qualificadas para pilotar essas máquinas.

Isso não significa que toda cafeteria precisa ter uma Ferrari, ou seja, uma máquina de café espresso super cara, de última geração. Mas dificilmente você terá uma cafeteria de renome, conhecida por alta qualidade, tendo a máquina mais barata. Preocupe-se em preservar a qualidade do café na xícara e, para fazer isso, você tem duas opções:

  • Entre em contato com a gente! Atualmente nós somos parceiros dos melhores fornecedores e  melhores técnicos de máquinas de espresso do Brasil.
  • Fique atento para ingressar no nosso curso de Gestão de Cafeterias e debater este assunto de forma mais profunda. Enquanto isso, conheça os outros cursos disponíveis!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer um cardápio que vende mais

Como fazer um cardápio que vende mais

INTRODUÇÃO O cardápio é uma carta e, assim como todas as cartas têm um objetivo, o cardápio da sua cafeteria precisa ser bem claro. Então, qual é o objetivo do seu? Mostrar preços ou vender? Enfrentar ou auxiliar o cliente? Confundir ou informar? Hoje trazemos dicas...

Franquia de cafeteria ou cafeteria própria: qual vale mais à pena?

Franquia de cafeteria ou cafeteria própria: qual vale mais à pena?

INTRODUÇÃO Está ansioso para empreender no universo dos cafés abrindo sua cafeteria, mas ficou na dúvida: abrir uma franquia de cafeteria ou uma própria? Então, essa é a sua luz no fim do túnel! Um compilado de dicas práticas, vantagens e desvantagens de cada modelo...

Dicas para uma liderança de sucesso

Dicas para uma liderança de sucesso

INTRODUÇÃO Se você é líder de uma equipe, seja na cafeteria ou em qualquer outro campo de atuação, este conteúdo foi feito para você! Você está prestes a acessar um guia prático que mostra o que é necessário para ser um líder de sucesso! Para que a sua cafeteria...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
    0
    Carrinho
    Carrinho vazioRetornar à loja
    Conversar
    Oi, precisa de uma mãozinha?

    ×