O que é café orgânico? - Unique Cafés

O que é café orgânico?

Você sabe o que é café orgânico? Será que tem mais qualidade que outros? É bom ou ruim? Descubra agora!

INTRODUÇÃO

Ainda está na dúvida sobre o que é café orgânico e o que diferencia ele de outros tipos de cafés? Chegou a hora de desvendar o mistério de uma vez por todas. Dos mesmos criadores de “O que é café descafeinado”, hoje você turbinará seus conhecimentos sobre café orgânico.

Atenção! O Ministério do Café adverte: este artigo é livre de pesticidas, agrotóxicos, fertilizantes e… açúcar. Porém, no vídeo ao lado, você não estará livre de memes, erros de gravação e piadinhas sem graça. Agora sim, vamos começar!

 

 

Entendendo o conceito por trás do café orgânico

começando por aqui

Primeiramente, você precisa entender que todo produto orgânico é natural, ou seja, ele não sofreu nenhuma influência de outros componentes e nada foi utilizado para que tivesse determinado resultado, no crescimento ou até mesmo na proteção dele.

Em outras palavras, em uma plantação de morango, por exemplo, para que ele seja um produto orgânico, nada poderá ser utilizado para que ele possa crescer mais rápido, para controlar as pragas ou acrescentado no solo para provocar algo em seu desenvolvimento. Tudo precisará acontecer de forma natural, nada induzido. Assim acontece com o café orgânico.

Há muitas dificuldades na produção de produtos orgânicos. Contudo, é possível notar a diferença entre um morango orgânico e outro convencional. Nesse sentido, nota-se a diferença na coloração da fruta e no sabor, sendo o orgânico com a cor mais viva e mais saboroso. Veja um simples comparativo acontece:

Morango com agrotóxico
Morango sem agrotóxico

A produção de morangos orgânicos é menos farta e todo trabalho que, geralmente, seria gasto na utilização de fertilizantes e outros produtos, deverá ser convertido em estratégias naturais. Por exemplo: utilizar resíduos da própria lavoura, pastagens secas como adubo, fezes de animais processadas para serem utilizadas como esterco, etc… Geralmente, tudo o que a fazenda produz de resíduo tende a voltar para ela mesma como forma de alimento (adubo).

Em contrapartida, com o café orgânico é um pouco mais complexo. Ao comparar um fruto de café convencional com outro fruto de café orgânico, você não notará diferenças visuais como a cor viva do morango, por exemplo.

 

 

Café orgânico é melhor que convencional?

interprete a xícara de café orgânico

Atualmente, existe muita dúvida sobre o assunto, afinal, será que o café orgânico tem qualidade superior naturalmente? Eeeee… não!

Veja bem! Podem haver produtores que tomam o máximo de cuidado na lavoura de café em não utilizar nenhuma dessas ferramentas químicas no cultivo, porém, colhem café verde ou podre. Neste caso, o café chegará na xícara com má qualidade, ainda que tecnicamente seja orgânico.

Um café de qualidade especial pode ser orgânico ou não. Inclusive, temos um artigo que ensina como diferenciar um café especial dos convencionais de mercado. O manejo da lavoura pode até ter sido orgânico, mas não garante qualidade se não for cuidado como devem ser os cafés especiais.

Por fim, café orgânico não significa necessariamente que o café tem qualidade. Hoje em dia, café orgânico com qualidade é ainda mais difícil e trabalhoso de produzir. Portanto, quando encontrar uma descrição específica no rótulo de café, faça as seguintes perguntas:

  • Tem qualidade especial?
  • Quais são as notas sensoriais?
  • Qual é a pontuação do café?
 

 

Qual é o órgão que fiscaliza cafés orgânicos?

curiosidades sobre cafés orgânicos

Você sabia que existe um órgão que fiscaliza a produção de produtos orgânicos no Brasil? Isso mesmo, o IBD é a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina. Nesse sentido, eles disponibilizam um selo de certificação para produtos orgânicos, produtos de agricultura sustentável, socioambiental e biodinâmicos, com reconhecimento internacional. Veja como é o selo:

Selo do IBD para produtos orgânicos

Dos doces ao café, essa instituição é responsável por fiscalizar todos os produtos orgânicos conforme a cartilha disponibilizada para o produtor. Nessa cartilha, contém as regras e critérios necessários para garantir o selo. No mapeamento geográfico, por exemplo, se a lavoura vizinha fez o uso de fertilizantes, sua plantação precisará estar a um raio de distância ideal para que não haja riscos de contaminação.

Aqui na Unique Cafés, como produtores de café e indústria de torra, também recebemos uma cartilha do IBD com as regras para que o café não seja contaminado mesmo na etapa da torra, do empacotamento e envase, até chegar à sua mesa. Mantendo, assim, a qualidade orgânica do produto. Nesse sentido, também recebemos visitas periódicas e de surpresa para verificação desses critérios.

Portanto, quando for comprar um produto orgânico verifique se possui o selo de certificação do IBD.

 

 

Qual é o objetivo da venda de cafés orgânicos?

curiosidades sobre cafés orgânicos

Atualmente, aqui na Unique Cafés, disponibilizamos aos nossos consumidores, cafezeiros apaixonados, o café orgânico especial. Nosso objetivo é a busca por produtores que têm a filosofia interna de trabalho das lavouras orgânicas e, simultaneamente, se dedicam à qualidade do fruto.

Além disso, podemos destacar algumas características únicas deste café. Com notas de erva-cidreira, o café Orgânico Unique é produzido de maneira sustentável e sem agrotóxicos. Possui origem única e passa pelo processo de secagem ao sol sem a casca (cereja descascado). Seu sabor é equilibrado, de acidez média e finalização limpa com notas de caramelo.

Agora, se você deseja aprender mais sobre notas sensoriais e compreender como chegamos a essa conclusão, temos um vídeo super didático no YouTube que explica como identificamos notas sensoriais em cafés especiais.

Finalmente, é importante ressaltar que nem todo café orgânico terá este resultado. Afinal, quando a assunto é café especial, cada detalhe é importante: a região, a altitude, os processos da lavoura, etc… Portanto, sempre que precisar identificar se um café é orgânico é bom ou não siga esses passos práticos:

  1. Verifique se tem o selo do IBD;
  2. Garanta que é de qualidade especial;
  3. Tome o café sem açúcar. Sem essa de colocar açúcar orgânico, tá?
Pacote de café especial orgânico
Dois pacotes de café especiais e orgânicos de tamanhos diferentes

Orgânico

Com notas de erva-cidreira, o Orgânico é um café produzido de maneira sustentável e sem agrotóxicos (certificado IBD). Possui origem única e passa pelo processo de secagem ao sol sem a casca (cereja descascado). Seu sabor é equilibrado, de acidez média e finalização limpa com notas de caramelo.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×