O que é Direct Trade e qual seu impacto para famílias produtoras

Descubra de onde vem o café que você está tomando e as abordagens que buscam tornar o comércio de café mais justo: Direct Trade e Fair Trade!

INTRODUÇÃO

Você já tomou uma xícara de café e se perguntou de onde vem o grão que está ali dentro? Já se perguntou se aquele cafezinho delicioso foi produzido de forma justa e ética? Pois é, essas são perguntas que todos os amantes de café deveriam se fazer!

Felizmente, existem duas abordagens que buscam tornar o comércio de café mais justo e transparente: o Direct Trade e o Fair Trade. Então, continue lendo para saber como esses dois temas são importantíssimos para famílias de pequenos produtores e também para sua rotina como cafezeiro.

   

O que é Direct Trade?

direto ao ponto

O Direct Trade é uma abordagem transparente onde os compradores finais do café conhecem seu produtor, a fazenda e todos os processos que este grão passou até chegar à torrefação.

Portanto, diferente dos cafés tradicionais e extra-fortes encontrados no mercado, que não possuem nenhum tipo de rastreabilidade, essa proximidade facilita que você conheça de perto a história e as práticas dos produtores. Essa relação direta também ajuda a garantir a qualidade do café, já que os compradores podem dar feedback imediato aos produtores sobre a qualidade do produto!

Em outras palavras, o Direct Trade permite que produtores de café negociem diretamente com as torrefações, sem intermediários. Isso permite que os produtores recebam um preço melhor pelo seu café e que as torrefações tenham maior controle sobre a qualidade do grão que estão comprando.

Especialista analisando o aroma do grão de café
   

O que é Fair Trade?

continue lendo para organizar as ideias

O Fair Trade é um programa de certificação que busca garantir um preço mínimo aos produtores de café e promover uma maior transparência nas transações comerciais. O objetivo é ajudar a melhorar as condições de vida dos pequenos produtores, que, geralmente, administram suas propriedades com sua própria família, alguns deles sem funcionários, garantindo que eles recebam um preço justo pelo seu trabalho. Além disso, aqui, na Serra da Mantiqueira, essa união familiar é muito comum por ser uma região montanhosa, exigindo uma colheita manual. Tanto que a cooperativa local da Mantiqueira tem cerca de 3.000 associados, sendo a grande maioria de pequenos produtores.
Homens analisando a qualidade do café
Para entender melhor, o concurso Fair Trade Mantiqueira de Minas, por exemplo, incentiva esse comércio justo, valoriza mais o café do pequeno produtor e visa estabelecer um contato direto entre produtores e compradores, evitando a dependência de intermediários e a instabilidade do mercado global. No entanto, para ser considerado justo, é preciso seguir princípios como transparência, responsabilidade compartilhada, relações de longo prazo, preços justos e bônus para a comunidade, organização democrática, respeito às leis, proibição do trabalho infantil e forçado, garantia de dignidade e segurança no local de trabalho, compromisso com a equidade de gênero e respeito ao meio ambiente. Ambas as abordagens têm sua importância e podem contribuir para tornar o comércio de café mais justo e responsável. Mas por que isso é tão importante?
   

Importância do Direct Trade e do Fair Trade

Primeiramente, é importante lembrar que o café é uma das commodities mais comercializadas do mundo. Em outras palavras, milhões de pessoas em todo planeta dependem da produção e venda de café para sobreviver. No entanto, muitas dessas pessoas são exploradas e recebem salários injustos pelo seu trabalho. Além disso, a produção de café pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente, especialmente quando é feita de forma intensiva e sem cuidados ambientais. Isso pode levar à erosão do solo, desmatamento e contaminação da água. Aqui, na Unique Cafés, entendemos que quando o comércio de café é realizado de forma justa e responsável, todos saem ganhando. Os produtores recebem um preço melhor pelo seu café e têm condições de vida mais dignas. Os consumidores têm acesso a um café de qualidade superior e podem ter mais controle sobre as condições de produção do grão. E, por fim, o meio ambiente é preservado e protegido. Também acreditamos que o Direct Trade e o Fair Trade são as melhores escolhas para famílias produtoras amantes de café que valorizam transparência, sustentabilidade e qualidade. Por isso, procuramos estabelecer parcerias duradouras e diretas com produtores de cafés excepcionais.
Criança tomando café
Felicidade de famílias produtoras que vivenciam o Direct Trade e Fair Trade

 

 

Importância do Direct Trade e do Fair Trade

Antes de mais nada, aqui, na Unique Cafés, vivenciamos o Direct Trade e Fair Trade em nossas Edições Limitadas e Raridades, afinal, são cafés de microlotes, exclusivos, que geralmente, tem início, meio e fim de sua produção. Cafés de linha, como o Bourbon Amarelo, por exemplo, exigirão desse produtor familiar manter um padrão de qualidade o ano todo, o que ainda não é possível para ele. Para esclarecer ainda mais, não tem como falarmos de Direct Trade e Fair Trade na prática sem te contar a história do café Tangerina, uma de nossas Edições Limitadas: um café natural, encorpado e muito doce. Possui notas de frutas maduras com destaque para o sabor cítrico e agradável de tangerina. Tangerina foi produzido em agricultura familiar e primeiro colocado no concurso Fair Trade Mantiqueira de Minas, trazendo consigo uma história de comércio justo e valorização do pequeno produtor.
Produtor familiar colhendo cafés em sua lavoura
Nesse sentido, o café foi produzido no sítio Santa Luzia que está localizado na região da Serra da Mantiqueira, no município de Cristina, no sul de Minas Gerais, e se encontra a uma altitude média de 1.100 a 1.180 metros. A região possui topografia montanhosa e clima subtropical de altitude, o que propicia a produção de cafés especiais. A propriedade é administrada pela primeira geração da família e foi adquirida no ano de 2007. Atualmente, o proprietário Ronaldo e sua esposa, Luziane, conduzem a propriedade no sistema de agricultura familiar. Luziane participa de todas as etapas da produção do café, como na adubação, colheita e na secagem do café. A filha mais velha dos proprietários, Aline, ajuda no processo de secagem. Emocionante, né?

Eles buscam sempre a qualidade do café produzido, tendo como variedade o Catucaí 2SL, perfazendo uma área total de 07 hectares de plantação de café. No quesito qualidade, as lavouras são conduzidas com apoio das orientações de agrônomos do SENAR e COCARIVE, estes acompanhando todas as etapas da produção, do trato cultural e da pós-colheita.

Quando o assunto é sustentabilidade, a família do Ronaldo entende muito bem, afinal, eles procuram respeitar as nascentes e matas existentes na propriedade.

Quer saber mais detalhes? O café foi colhido manualmente sobre o pano, evitando o contato dos grãos com a terra, foi diariamente lavado, para separação dos grãos, e transportado para o terreiro suspenso para a secagem.

Os grãos foram colocados no terreiro em camadas finas e rodados de 12 a 15 vezes ao dia até atingir umidade de 11%. Depois de seco, os lotes foram separados e colocados em tulhas de madeira para descanso. Em seguida, os lotes foram levados para o armazém da COCARIVE, que hoje conta um moderno maquinário para a preparação dos lotes de café.

Depois disso, os grãos selecionados foram analisados por especialistas, visando oferecer ao mercado lotes de alta qualidade. Por fim, chegará em sua mesa um café fantástico, de 90 pontos, marcante por sua doçura e notas cítricas agradáveis. Apresenta um corpo cremoso com lembrança de mel silvestre e acidez cítrica.

Agora, responda a essa pergunta: o que você sabe do café tradicional ou extra-forte que você comprou no mercado? A resposta a gente já sabe, é NADA! Isso porque esses café não possuem essa rastreabilidade e muito menos os cuidados de produção para obter um resultado excelente como do café Tangerina.

Concluindo, se você deseja viver essa experiência do Direct Trade e Fair Trade na prática, comece investindo em cafés especiais como este produzido pela família do Ronaldo. Afinal, você consumirá uma bebida de qualidade elevada e ainda terá a oportunidade de participar da história de famílias que com tanto zelo trabalharam para te proporcionar essa experiência.

Abriu a mente, né? Agora só falta uma xícara do café para completar! Ah, não deixe de compartilhar este conteúdo com os cafezeiros apaixonados que você conhece!

Servindo café especial
Pacote de café especial
Garrafa de vidro com grãos de café

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

INTRODUÇÃO Você ama café e quer vivenciar outras maneiras de preparar aquela deliciosa xícara de café Frutado? Atendendo a pedidos, elaboramos um manual completo com 10 receitas de preparo do nosso café Frutado, adequadas tanto para cafeterias quanto para o preparo em...

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

INTRODUÇÃO Você já imaginou combinar café com hambúrguer, cafezeiro? Pode parecer inusitado à primeira vista, mas essa combinação tem se destacado na gastronomia contemporânea, trazendo novas experiências de sabor e aroma para pratos clássicos. Neste artigo, vamos...

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

INTRODUÇÃO Se você é um verdadeiro apaixonado por café, sabe que nada supera o aroma e o sabor de um café moído na hora. E para alcançar esse nível de frescor e qualidade, é essencial ter um bom moedor em casa. Nesse sentido, com uma ampla variedade de opções...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×