3 principais tipos de poda do pé de café - Unique Cafés

3 principais tipos de poda do pé de café

Conheça os principais tipos de poda do pé de café e como elas podem melhorar a produtividade e qualidade da bebida!

INTRODUÇÃO

Fomos até uma plantação de café mais velha que o Gabriel para desvendar um mistério: até quando vive um pé de café? Em outras palavras, vamos te mostrar como produtores conduzem a vida de um arbusto de café, explicando sobre os principais tipos de poda e como a aplicação pode melhorar a produtividade e a qualidade da bebida. Continue lendo!

 

 

O que acontece quando o pé de café fica muito velho

saiba mais sobre a produtividade dos cafés de alta qualidade

Anteriormente, acreditava-se que quando o café começava a ficar muito velho era necessário arrancar o arbusto daquele local e plantar uma nova lavoura. No entanto, aqui na Mantiqueira de Minas, por exemplo, encontramos arbustos de mais de 100 anos. Qual será o segredo?

Pensando na produção de cafés especiais, dependendo de sua genética, o pé de café atinge uma determinada idade e a partir daí, começa a cair sua produtividade, ou seja, ele passa a produzir bem menos do que quando estava em alto vigor. E este é o momento de aplicar algum tipo de manutenção.

Nesse sentido, diferente do que se acreditava antigamente, não é necessário arrancar definitivamente o pé de café, mas aplicar o tipo de poda que fará sentido com a realidade da lavoura. São 3 tipos de poda mais conhecidas: a recepa, decote e esqueletamento. Agora, vamos conhecer cada uma delas!

 

 

Recepa ou safra zero

Nesse método, o café é cortado a uma altura de 30 a 40cm do chão. A partir desse corte, um novo broto começa a crescer e, após três ou quatro anos, a planta volta a produzir café. Esse método preserva a genética original da planta e oferece um histórico da propriedade através das podas feitas ao longo dos anos.

Como produtor, é necessário se programar para esse tipo de poda, afinal, ele ficará de três a quatro anos sem tirar nenhum café daquele espaço. Exige uma organização especial junto ao agrônomo da fazenda para tomar a decisão de fazer este tipo de poda.

Arbusto de café podado
   

Decote

O segundo tipo de poda é conhecido como “decote”. Ele é realizado quando o caule do café começa a alongar muito, criando um espaço entre a parte de baixo da planta e a copa. Essa poda é necessária para controlar a altura da planta, principalmente em regiões montanhosas onde a colheita é feita manualmente. Ao realizar o decote, a planta é cortada para facilitar a colheita manual.

Como é feito a poda do café
   

Esqueletamento

Por fim, nesse método, todas as hastes laterais do caule do café são cortadas, deixando apenas o tronco central da árvore. Essa poda é realizada para melhorar a produtividade da planta. Embora a planta fique um ano sem produzir café, quando volta a produzir, a colheita costuma ser mais vigorosa.

Como o café germina em hastes que ficam ligadas ao tronco central do arbusto. Nesse sentido, a onde você percebe que nasce um fruto nessa haste, no ano que vem, vai frutificar mais a diante, ou seja, nunca frutificará no mesmo ponto. Por isso, a haste produtiva vai se alongando cada vez mais e o arbusto passa a ter dificuldades de alimentar os frutos que estão nascendo, então é necessário fazer o esqueletamento.

O produtor ficará um ano sem produzir, porém, quando voltar a produtividade desse pé de café, terá mais vigor. Costumamos dizer que “ele paga o que ficou devendo”. Além disso, é menos drástica que a recepa e ótima solução para melhorar a produtividade da lavoura.

Como é feita a poda das hastes do arbusto de café 2
Como é feita a poda das hastes do arbusto de café 1
   

Objetivos em aplicar os tipos de poda

Atualmente, através dessas podas e técnicas que o mercado de cafés especiais vem aderindo dentro do campo, agora é possível aliar melhor produtividade à qualidade.

Todos esses tipos de manejo que o produtor decide aplicar em sua lavoura, tem sempre o objetivo de alta performance junto a qualidade que é de fato o que vai impactar as nossas xícaras. Existem outras técnicas e tipos de poda, porém ressaltamos que essas são as três principais podas utilizadas atualmente.

Concluindo, se você nunca foi ou tem curiosidade de conhecer de perto uma lavoura de café, a Rota do Café Especial pode te proporcionar essa experiência. Imagine só acompanhar como acontece a produção dos melhores cafés do pé à xícara. Parece um sonho, né? Se liga só nessas fotos!

Então, vem viver essa imersão com a gente e compartilhe este conteúdo com os cafezeiros fanáticos por café como você!

Registros de passeio em lavoura de café
Frutos de café
Foto artística da separação do café

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×