4 dicas para identificar cafés especiais

Descubra os segredos para encontrar cafés especiais de alta qualidade! Não seja enganado!

INTRODUÇÃO

Se você é um amante de café e entende que café precisa ter boa qualidade certamente, em algum momento, já se perguntou: “Onde posso encontrar e como identificar cafés especiais?” Neste artigo, mergulharemos nas 4 dicas de como identificar cafés especiais, proporcionando a você o conhecimento necessário para escolher um café excepcional em seu dia a dia. Preparado? Vamos começar.

   

1 – Consulte Especialistas em Café

A primeira dica é: busque orientação de pessoas que já conhecem de café! Assim como você consultaria um padeiro para encontrar o melhor pão ou um açougueiro para a carne, cafeterias e lojas especializadas em café são os locais ideais para encontrar um barista, um verdadeiro consultor do mundo do café. Eles podem orientar sobre diferentes cafés e suas características únicas. Esqueça o café tradicional ou extra forte da prateleira do mercado, ok?

Mãos de Homem e Mulher Segurando Uma Sacola de Cafés Especiais na Cafeteria
   

2 – Analise a Embalagem do Café

A embalagem de um café pode revelar muitas informações cruciais sobre sua qualidade. Portanto, é importante que você leia a embalagem e identifique a origem do café e qualquer informação adicional sobre sua produção. A presença de avaliações de especialistas na embalagem é um sinal de qualidade. Além disso, o ponto de torra e a resistência da embalagem também são indicadores importantes. Sacou?

Colaborador Embalando Café Especial
   

Características da Embalagem de Cafés Especiais

Esse é um segredo valioso: observe a resistência da embalagem. Geralmente, embalagens mais resistentes, com válvulas de liberação de ar indicam cafés de melhor qualidade. Isso se deve ao fato de que a produção dessas embalagens representa um custo mais elevado, tornando-as pouco atraentes para cafés de baixa qualidade. Ao percorrer as gôndolas do supermercado, preste atenção à embalagem, pois ela pode ser um guia visual para a qualidade do café.

O armazenamento é importantíssimo para o café especial, inclusive, aqui no blog mesmo compartilhamos dicas sobre como guardar café especial em casa, para que você não perca a qualidade da sua bebida depois de preparar a primeira xícara. Obviamente, os especialistas sabem disso e procuram investir em embalagens funcionais nesse sentido, diferente dos cafés extra fortes do mercado.

   

3 – A Importância de Comprar Café em Grão

A compra de café em grão é um passo crucial para quem deseja apreciar verdadeiramente um café especial. Nesse sentido, ao escolher café em grão, você tem a certeza do que está levando para casa. É claro que na hora de comercializar, as torrefações sabem disso, assim como fornecedores de cafés tradicionais.

Café moído pode esconder muitos segredos, enquanto o café em grão permite que você veja a sementinha do café e tenha mais segurança sobre a qualidade do produto. Você tem costume de comprar café moído ou em grãos?

É inegociável o fato de que moer o café na hora de preparar a bebida é sinônimo de boa qualidade. Então, que tal investir em um moedor manual? O moedor C2 da Timemore foi feito especialmente para coffeelovers que amam passar um tempo de qualidade tomando aquele cafezinho. No entanto, alguns moedores de café são bastante caros e fogem um pouco do orçamento. Então, procuramos e encontramos uma solução para você. Se liga nesse vídeo:

   

4 – Conheça alguns cafés especiais ideias pra você

Café Bourbon Amarelo:
É a melhor opção quando o momento pede um café suave, doce, com notas de tangerina no sabor e aroma. O Bourbon Amarelo é encorpado, marcado pela acidez que se destaca reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas, com torra média clara.

Imagem da Embalagem do Café Bourbon Amarelo
Café Frutado: Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.
Imagem da Embalagem do Café Frutado
Café Blend: Ideal para quem busca o equilíbrio perfeito. Um blend do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo, um café natural com um cereja descascado. De aroma intenso e sabor doce (notas de caramelo), com torra cor chocolate ao leite.
Embalagens Fechadas de Blend de Café
Café Orgânico: Com notas de erva-cidreira, o Orgânico é um café produzido de maneira sustentável e sem agrotóxicos (certificado IBD). Possui origem única e passa pelo processo de secagem ao sol sem a casca (cereja descascado). Seu sabor é equilibrado, de acidez média e finalização limpa com notas de caramelo.
Imagem da Embalagem do Café Orgânico

Café Descafeinado:
Ué, tá certo isso? O café Descafeinado Unique tem amargor reduzido, notas de cacau, aroma suave e baixa acidez. Além disso, o processo Swiss Water elimina a cafeína sem produtos químicos, tornando este o café ideal para quem tem sensibilidade à cafeína!

Foto Artística de Pacote de Café Descafeinado
Café Moca: Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.
Imagem de um Pacote Fechado de Café Moca

Como você pode notar, oferecemos uma variedade de cafés que atendem aos gostos mais exigentes. Por qual você vai começar?

Por fim, para aqueles que amam o conceito único de apreciar uma bebida exclusiva, os cafés das categorias Edições Limitadas e Raridades, podem surpreender seu paladar. Cafés como Geisha, Di Pássaro, Ethiosar e outros, são grãos que sobressaem em notas sensoriais específicas. Experimente!

Além disso, o Clube de Assinatura permite que você receba no conforto de sua casa cafés fantásticos selecionados cuidadosamente por especialistas no assunto. Assim, todos os meses, sem falhar, você não precisará se preocupar em qual café comprar. Depois de ler, confira os planos disponíveis aqui no site. Você não vai se arrepender!

3 Cafés Especiais de um Clube de Assinatura de Cafés

Concluindo, ao seguir essas dicas, você estará bem equipado para explorar o mundo dos cafés especiais. Aprender a identificar e escolher cafés de qualidade é uma jornada deliciosa que a Unique Cafés e outros especialistas no ramo podem tornar ainda mais prazerosa. Então, da próxima vez que você estiver diante da prateleira de café, lembre-se dessas dicas valiosas e embarque em uma experiência sensorial única a cada xícara. O aroma e o sabor excepcional podem estar a apenas um clique de distância. Aproveite!

Lembrou de alguém? Não esqueça de compartilhar!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

MAIS CONTEÚDO

6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

INTRODUÇÃO Se você é apaixonado por cafés especiais, em algum momento já deve ter experimentado fazer aquelas obras de arte em sua xícara, conhecidas como Latte Art. Muito provavelmente seu primeiro desenho de latte art foi um vulto branco. Não há dúvidas de que essa...

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

INTRODUÇÃO Você já pensou por quê o café é extraído com água quente? O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, especialmente quando se trata de cafés especiais. O que muitos coffeelovers talvez não percebam é a importância crucial da temperatura da...

7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

INTRODUÇÃO Primeiramente, isso é incontestável: quando o aroma do café toma conta do ambiente, é difícil resistir a essa deliciosa tentação. Porém, para muitos, a experiência do café vai além do simples prazer da bebida; é um ritual, uma apreciação da qualidade e do...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

1 Comentário

  1. Gabriel, já fiz os 2 cursos de Cafezeiro. Você pretende fazer um sobre torra? Valeu!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×