5 fatores que revelam a importância das cafeterias

Não é só servir café! Conheça os 5 pontos que mostram como cafeterias são importantes para o mercado!

INTRODUÇÃO

Admita, a cafeteria é um dos melhores lugares para encontrar os amigos, passar tempo com a família e até alinhar questões do trabalho. Porém, não é só isso! Já imaginou o mundo sem cafeteria? Não dá!

Nesse sentido, baseado nos conhecimentos de pessoas que dominam o assunto, vamos compartilhar alguns pontos indiscutíveis sobre a importância das cafeterias no mercado de cafés especiais e como elas influenciam as relações interpessoais de forma global. Quem sabe essa é a chave que você precisa destravar sua mentalidade e alavancar seu negócio.

Para donos de cafeteria, esse é o momento de reavaliar o plano de negócio e, para consumidores, coffeelovers apaixonados, uma oportunidade de pensar se a cafeteria que você frequenta realmente resolve o principal problema: a sedenta busca por cafés de qualidade. Portanto, veja os 5 pontos que mostram o quanto cafeterias são importantes!

 

 

1 – Promove inter-relações

É indiscutível que um dos principais objetivos da cafeteria é promover a inter-relação entre as pessoas, ou seja, é um local onde as pessoas se encontram para tomar café ou não. Ficou confuso?

Atualmente, as cafeterias são grandes pontos de encontro para comemorar datas especiais, o reencontro de amigos, reuniões de trabalho, estudos, day off com a família ou simplesmente fazer aquela manutenção de cultivar relacionamento com as pessoas que você ama.

A cafeteria é um ambiente muito saudável e naturalmente transparece sobriedade para desfrutá-lo da maneira que melhor te atende. Além disso, tem algumas vantagens em ter uma cafeteria por perto como ponto de encontro. Veja:

1 – Primeiramente, é mais barato:
O ticket médio de uma cafeteria é mais baixo. Em contrapartida, se você for em um shopping, por exemplo, e procurar por um restaurante para se alimentar com a sua família, sem dúvidas ficará mais caro.

2 – Tem melhor dinâmica de horário:
Perdeu a hora do almoço? A cafeteria pode saciar sua fome! Geralmente, cafeterias costumam oferecer uma diversidade de opções deliciosas no cardápio em horários mais alternativos que, além de ser mais barato, saciarão sua fome, mais saudável que fast-food. Fica a dica!

 

 

2 – É um local de abrigo

A cafeteria te acolhe independente da circunstância: na espera do ônibus, ponto de encontro dos amigos antes de viajar, local tranquilo para estudar, a referência daquela cidade que você ainda não conhece tão bem assim, etc… Em outras palavras, você pode tomar um bom café enquanto espera, acessar internet e ainda tem a possibilidade de conhecer pessoas novas.
 

 

3 – A cafeteria é seu pequeno mercado de cafés especiais

Café especial não se encontra em qualquer lugar, logo, a cafeteria é a maior referência desse mercado e soluciona o problema das pessoas que desejam comprar esse tipo de café, embora muitos empreendimentos ainda não compreendem a responsabilidade de vender café de qualidade.

Nesse sentido, existe uma grande diferença entre os cafés tradicionais e extra-fortes do supermercado e o café especial. Quando a cafeteria entende seu papel em vender produtos saudáveis e com qualidade, sabe que todo investimento vale à pena. Além disso, vender pacotes de café especial em sua cafeteria pode aumentar suas vendas, inclusive, já falamos disso em outro artigo.

Exposição de pacotes de café especial
 

 

4 – Proporciona experiência

Esse é um ponto super importante que envolve toda a dinâmica da cafeteria em servir seus clientes. Em outras palavras, não é só servir café!

A cafeteria que vende café especial, geralmente, traz um contexto para o que está sendo consumido, por exemplo: a origem do café que está sendo servido como acontece nas Edições Limitadas e Raridades, por que foi escolhido determinado método de preparo, por que fez tal combinação etc… Tudo isso acaba proporcionando ao cliente uma experiência marcante que fará ele contar isso para outras pessoas.

 

 

5 – É responsável por educar os consumidores

Focada em resolver problemas, a cafeteria é o combustível do movimento conhecido hoje como “the black coffee is back” (o café preto está de volta). Nesse sentido, é comum nas franquias de cafeteria como a Starbucks, por exemplo, pensarem no café coado como um método de preparo inviável por causa do trabalho gasto na operação.

No entanto, cafeterias que desejam de fato sanar a dor de um cliente sabem o quanto é valoroso ter uma experiência marcante com esse método que ainda é capaz de surpreender nosso paladar. Além disso, o barista tem a chance de ensinar como adaptar esse sabor especial no dia a dia em casa e oferecer produtos que acompanhem a experiência, aumentando, assim, as vendas do seu negócio. Genial, não é?

Café coado sendo preparado na cafeteria

 

Por fim, para isso acontecer é necessário que a cafeteria invista em produtos, treinamentos e mão de obra qualificada que atendam essa demanda. Por isso, sempre compartilhamos cursos e dicas importantes que impulsionam este mercado!

Concluindo, definitivamente não dá para imaginar o mundo sem cafeterias. Além desses pontos indiscutíveis, a verdade é que este mercado une 3 reflexos importantíssimos: conhecimento sobre cafés, saúde e bem-estar. Então, se liga nessa dica:

Para donos de cafeterias: cada vez que você investe em qualidade, abre uma oportunidade para fidelizar clientes, aumentar a autoridade da sua empresa e também melhora sua perspectiva para impulsionar as vendas.

Agora, para coffeelovers: quando o assunto é café, seja curioso! Existe um universo por trás do sabor da xícara de café que está tomando. Ah! Caso tenha liberdade, compartilhe esses pontos com a administração da sua cafeteria favorita, principalmente se eles não estão oferecendo algum deles.

As cafeterias são responsáveis por sustentar e alavancar o mercado de cafés especiais. Este é o empreendimento que traz a dedicação das lavouras para sua mesa e torna acessível experiências que você jamais imaginaria viver com um fruto tão complexo e rico de histórias: o café!

Curtiu? Mande este conteúdo com os coffeelovers mais fascinados que você conhece!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

MAIS CONTEÚDO

Tudo sobre Mix de Chocolates para Cafeteria

Tudo sobre Mix de Chocolates para Cafeteria

INTRODUÇÃO Se você está procurando um mix de chocolate para sua cafeteria que surpreenda seus clientes, acabou de encontrar o lugar certo! Afinal, café e chocolate são a combinação perfeita para dias frios e a oportunidade de viver novas experiências de sabor....

Treine sua equipe com quem entende do assunto

Treine sua equipe com quem entende do assunto

Índice de Conteúdo 1 - Chave do sucesso de uma cafeteria 2 - Qual é a melhor forma de treinar sua equipe? 3 - Como a Unique Cafés pode te ajudar nessa etapa?Uma equipe bem treinada é a chave para o sucesso da sua cafeteriaAtualmente, diante de todos os desafios que...

Como se tornar um barista de cafeteria

Como se tornar um barista de cafeteria

INTRODUÇÃO Inicialmente, é natural que, a partir do primeiro contato com os cafés especiais, você se sinta instigado a conhecer mais dessa bebida tão exótica. Tanto que, geralmente, essa paixão tende a evoluir cada vez mais e algumas pessoas ultrapassam a categoria de...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×