5 passos para fazer Shakerato em casa - Unique Cafés

5 passos para fazer Shakerato em casa

Experimente o Shakerato e prepare-se para uma experiência vibrante com café! Super fácil e rápido de fazer!

INTRODUÇÃO

Vamos falar sobre a agitação! E não, não estamos falando de um passo de dança. Estamos nos referindo à agitação do drink com café Shakerato. Assim como um terremoto, essa agitação se trata de misturar os sabores e texturas de forma que seu paladar dance de alegria!

Então, para deixar tudo ainda mais especial, embarque conosco nessa jornada pela Itália e aprenda mais um delicioso drink com café!

Índice de Conteúdo

1 – O que é Shakerato?
2 – Ingredientes
3 – Como fazer
4 – Origem do Shakerato
5 – Análise sensorial
   

O que é Shakerato?

Essa pode ser sua experiência mais vibrante com café, afinal, o Shakerato é um drink composto por café espresso, batido com cubos de gelo e uma base de açúcar. É um coquetel muito simples e rápido de fazer, pode ser feito facilmente em casa ou como opção no cardápio da sua cafeteria!

Nesse sentido, a base de açúcar é o grande diferencial da bebida. Você pode diversificar e trazer várias sensações ao seu paladar, por exemplo, você pode usar mel, melaço de cana de açúcar, xarope de chocolate, açúcar demerara, açúcar refinado, entre outros.

Fique a vontade para brincar com essa forma de adoçar e desenvolver várias versões de Shakerato, inclusive, você pode se inspirar nas notas sensoriais do café que você escolher para preparar o drink. Porém, é importante lembrar que, na receita clássica de Shakerato, é utilizado o açúcar refinado.

Agora, sem mais resenhas, vamos praticar! Prepare-se para o passo a passo da receita de Shakerato!

   

Ingredientes do Shakerato

– 5 cubos de gelo;
– 40ml de xarope de chocolate;
– 60ml de café espresso.

 

 

Como fazer Shakerato em casa

Passo 1
Primeiramente, em uma coqueteleira, adicione os 5 cubos de gelo.

Dica: se você não tiver uma coqueteleira em casa, pode utilizar um pote de doce, daqueles de vidro. Sabe qual é?

Barista preparando drink com café

Passo 2
Depois disso, adicione sua base de açúcar. No caso dessa receita, escolhemos 40 ml de xarope de chocolate.

Dica: para fazer esse xarope de chocolate, diluímos chocolate 70% em partes iguais de água.

Xarope de chocolate para drink

Passo 3
Agora, acrescente os 60ml de café espresso.

Dica: não precisa ter máquina de espresso para fazer café espresso em casa! Nesse sentido, você pode utilizar a cafeteira italiana ou utilizar uma proporção mais intensa de algum outro método de preparo. Além disso, você pode usar o método de preparo de café Turco, também funciona muito bem!

Curiosidade: talvez você ainda não saiba quanto conhecimento existe em uma dose de café espresso. Para essa receita de Shakerato, por exemplo, os 60ml de café extraído consiste em duas extrações de 30ml, ou seja, um espresso duplo em padrão mundial. Para saber mais sobre espresso, confira outros artigos aqui mesmo em nosso Blog e aprenda tudo sobre café espresso!

Café espresso duplo
Passo 4 Em seguida, bata bem até esfriar suas mãos!
Passo 5 Com auxílio da peneira da coqueteleira ou um coador, sirva a mistura em um copo de sua preferência. A ideia é separar o gelo para que o drink fique bem cremoso.
Textura do Shakerato

Está pronto
Finalmente, agora é só degustar. Fácil, né?

Dica: adicione uma pedra de gelo maciça para construir uma superfície no drink e, por cima dele, acrescente dois grãozinhos de café para decorar!

Foto artística de drink com café espresso
   

Origem do Shakerato

Depois dessa sacudida da receita, é hora de conhecer profundamente a composição desse maravilhoso drink, começando pela forma como ele é escrito. Shakerato, um nome tão divertido de dizer quanto é de fazer. Originário da fusão da palavra inglesa “shaken” (agitado) com um toque italiano, essa bebida incorpora a essência de ambas as culturas.

Apesar de terem desenvolvido diversas versões, essa é a bebida perfeita para se imaginar na Itália, onde o simples ato de agitar uma coqueteleira se torna uma celebração.

 

 

Melhore sua experiência sensorial

Quer um spoiler do sabor do Shakerato? Então, leia degustando! Primeiramente, a textura do Shakerato é super cremosa e a junção com o café espresso, que já é uma bebida extremamente encorpada, deixa o sabor bem mais intenso e refrescante.

Além disso, a escolha do café para extrair o café espresso, fez total diferença na receita. Escolhemos nosso perfil clássico Moca que possui notas fortes de chocolate meio amargo, a combinação perfeita para o xarope de chocolate que adicionamos.

Se você gosta de preparar drinks com café ou deseja criar outras versões do Shakerato, temos uma dica importante para compartilhar. Você tem dois caminhos: enaltecer alguma característica que o café já tem ou harmonizar a nota mais evidente do café com algum outro ingrediente.

E aí, cafezeiro! Já sabe onde você vai replicar essa receita? Em casa ou em sua cafeteria, Shakerato é a mistura que vai balançar as estruturas do seu paladar, afinal, é irresistível! Compartilhe este post com os coffeelovers que são apaixonados por café como você!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

3 maneiras de beber café gelado

3 maneiras de beber café gelado

INTRODUÇÃO Se você é cafezeiro como a gente, tomar café mesmo debaixo do sol de 40ºC é lei. No entanto, existem maneiras mais refrescantes de apreciar nossa bebida favorita. Enquanto o café quente é um clássico reconhecido mundialmente, o café gelado conquistou seu...

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

INTRODUÇÃO Em festa junina de cafezeiro não falta quentão e muito menos café! É claro que inventamos um jeito de acrescentar café na receita tradicional de quentão para ficar ainda mais aconchegante e festejar nesse friozinho da Serra da Mantiqueira. Ah! Sem contar...

Como fazer Frapê de Café

Como fazer Frapê de Café

INTRODUÇÃO Tem dias que só uma bebida bem gelada com café para dar aquele UP! Nesse caso, não tem nada melhor que o Frapê de café, uma bebida de origem grega e muito consumida no verão pelos cafezeiros mais fascinados! Nesse sentido, para você coffeelover ou dono de...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×