6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

Não passe vergonha mais! Confira as 6 Dicas para melhorar sua técnica de latte art!

INTRODUÇÃO

Se você é apaixonado por cafés especiais, em algum momento já deve ter experimentado fazer aquelas obras de arte em sua xícara, conhecidas como Latte Art. Muito provavelmente seu primeiro desenho de latte art foi um vulto branco.

Não há dúvidas de que essa técnica encanta os olhos antes mesmo de satisfazer o paladar. Se você está ansioso para aprimorar suas habilidades nessa arte do café, não se preocupe – estamos aqui para ajudar! Confira nossas 6 dicas infalíveis para elevar sua técnica de Latte Art a um novo patamar!

 

 

01 – Vaporização

Primeiramente, quanto mais frio o leite estiver, mais tempo você terá para desenvolver o creme nele. Nesse sentido, o objetivo é pegar o que entrou de leite e fazer ele aumentar pelo menos um dedo em relação ao que você já tem de líquido. Essa medida, tem que se transformar em creme.

O leite é o coadjuvante que transformará seu café em uma verdadeira obra de arte líquida. Ao texturizar o leite, busque criar uma microespuma sedosa e aveludada. Aqueça o leite até atingir a temperatura ideal, girando a jarra para garantir uma consistência uniforme. Lembre-se: a textura do leite é a chave para desenhos nítidos e detalhados.

Vaporizando o leite na máquina de espresso
 

 

02 – Distância da pitcher

Quando for jogar o leite sob o espresso, mantenha a Pitcher com uma distância média de “quatro dedos” de altura em relação à xícara. Neste caso, o objetivo inicial é perfurar a superfície do café e começar a trazer um certo volume para a xícara sem nenhuma mancha ainda. Assim, quando chegar na metade da xícara, ao aproximar a pitcher, você estará pronto para a próxima etapa, que é o desenho.

Desenhando com leite vaporizado no café espresso
 

 

03 – O desenho

Imagine que o bico da pitcher é a ponta de um lápis, assim como o café espresso, uma folha de papel. Obviamente, é impossível desenhar se o lápis estiver distante da folha de papel (hummm… é mesmo? – sabemos que você leu no tom de voz do Calvin). Nesse sentido, quando você já estiver com um volume harmonizado de café com leite na xícara, este é o momento de aproximar o bico da pitcher quase tocando o café. Dessa forma, você já vai conseguir visualizar a primeira formação do desenho.

 

 

04 – Ângulo da xícara

Quando você inclina um pouco a xícara, você consegue que “a ponta do lápis se aproxime mais rápido da folha de papel”. Portanto, essa é a razão de todo barista fazer uma certa angulação na xícara para realizar alguns desenhos, principalmente aqueles que são mais complexos. Dessa forma, você consegue mais agilidade para realizar a técnica.
Barista fazendo Latte Art
 

 

05 – Cuide para que o espresso seja perfeito

A base para um Latte Art digno de admiração está no espresso perfeito! Certifique-se de que sua extração está equilibrada, com um creme denso e cor de avelã. A qualidade do seu café espresso é a tela em branco na qual você criará sua obra-prima. Portanto, invista tempo na escolha dos grãos e na perfeição da extração, cuidando para que a moagem seja adequada, a temperatura seja equilibrada, etc. Além de bonito, precisa ser gostoso!

Preparando café espresso otimizado

 

 

06 – Utilize as ferramentas adequadas

Além da técnica, escolher as ferramentas certas é essencial. Uma jarra de leite com bico fino permitirá maior controle sobre o despejo, facilitando a criação de detalhes. Invista em uma boa máquina de espresso e moedor de café para garantir uma base sólida para suas aventuras no mundo do Latte Art.

Em resumo, o Latte Art é uma combinação de paixão, técnica e paciência. Ao seguir essas seis dicas, você estará no caminho certo para se tornar um verdadeiro artista do café. Permita-se experimentar, cometer erros e, acima de tudo, divirta-se enquanto transforma suas xícaras de café em verdadeiras obras de arte. O universo do Latte Art é vasto e cheio de possibilidades – então, mãos à obra e comece a criar!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

MAIS CONTEÚDO

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

INTRODUÇÃO Você já pensou por quê o café é extraído com água quente? O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, especialmente quando se trata de cafés especiais. O que muitos coffeelovers talvez não percebam é a importância crucial da temperatura da...

7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

INTRODUÇÃO Primeiramente, isso é incontestável: quando o aroma do café toma conta do ambiente, é difícil resistir a essa deliciosa tentação. Porém, para muitos, a experiência do café vai além do simples prazer da bebida; é um ritual, uma apreciação da qualidade e do...

07 Presentes para pai que gosta de café

07 Presentes para pai que gosta de café

INTRODUÇÃO Presentear alguém sempre será um grande desafio em qualquer comemoração ou época do ano, porém, arrumamos um jeito de ser mais fácil. Primeiro, se pergunte: é um presente para quem gosta de café? E claro, se a resposta for SIM, você está no lugar certo....

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×