INTRODUÇÃO
Atenção! Esse tema pode ser mais competitivo que os jogos da Copa do Mundo. Quem você acha que produz os melhores cafés do mundo: Brasil ou Colômbia?
Sabemos que o boato é que os cafés colombianos são imbatíveis, mas afinal, será que isso é verdade? Isso é um tanto quanto duvidoso, o momento parece decisivo. Então, o barista Gabriel, como juiz dessa competição, recorreu ao VAR e esclareceu tudo para os coffeelovers da torcida. Continue lendo!
História dos cafés da Colômbia
onde começou a fama dos cafés colombianos?
Atualmente, a Colômbia é um país que produz cafés especiais em micro-regiões específicas e ficou reconhecido pela qualidade dos grãos que oferecia. O governo da Colômbia, desde a década de 60, fez com que o café colombiano se tornasse uma marca e passou a investir muito no marketing, inclusive, você já deve conhecer a marca Juan Valdez Café, principal marca de cafés colombianos.
Ao longo do tempo, a marca Juan Valdez foi crescendo e atraindo pequenos produtores. Como resultado, o café colombiano começou a expandir tanto no mercado de cafés convencionais, como nos especiais. Nesse sentido, a grande sacada da Colômbia foi focar nos Estados Unidos que, por ser um país mais desenvolvido, propiciou que a marca alcançasse maior visibilidade mundialmente.
Em contrapartida, com os cafés do Brasil não foi assim. Nós não tivemos essa grande sacada do marketing de desenvolver a “marca universal” do café brasileiro. Nós até temos uma logomarca que faz parte da identidade visual quando enviamos cafés para exportação, mas não foi o suficiente para evidenciar os cafés torrados que encontramos por aí.
Por fim, a Colômbia conseguiu essa estratégia de marketing com o incentivo dos Estados Unidos e, posteriormente, da União Europeia para que o café colombiano ganhasse amplitude maior no mercado. Naturalmente, começamos a ter mais acesso a esses cafés, onde começou essa polêmica de que cafés colombianos competem com os cafés do Brasil.
Cafés colombianos são melhores que cafés brasileiros?
comparando cafés colombianos com cafés brasileiros
Agora que você já sabe como os cafés colombianos ganharam proporção no mercado, é hora de compará-los aos cafés brasileiros. Afinal, na xícara, quem ganha?
Em outras palavras, assim como na Colômbia, o Brasil também possui micro-regiões produtoras de grande referência no mercado de cafés especiais. Também vale ressaltar que o Brasil é o maior produtor de cafés do mundo, ou seja, temos diversas regiões que produzem cafés excepcionais, além de atingirmos um alto volume na produção geral.
No entanto, quando o assunto é café especial e comparamos o resultado na xícara, não existe essa história de ter um café melhor que o outro, apenas terroirs diferentes, ou seja, cafés diferentes um do outro.
Como são escolhidos os melhores cafés do mundo
requisitos para cafés colombianos e brasileiros
Em termos técnicos, sempre consideramos a pontuação do café para entender qual é o melhor café produzido naquela determinada safra. Para isso, o meio que usamos para escolher esses cafés é o Cup of Excellence, um evento que acontece em todos os países produtores de café especial do mundo em que se elege o melhor café de cada nação.
Pensando nisso, fizemos um comparativo para ver o parâmetro de qualidade entre os cafés brasileiros e colombianos. Utilizamos os dados do Cup of Excellence de 2021 e o resultado é muito semelhante entre eles. Veja só:
Perceba o quanto as notas são parecidas. Concluímos então que, na verdade, não há uma competição entre eles, apenas terroirs diferentes, que oferecem bebidas diferentes e, consequentemente, atingem consumidores e coffeelovers diferentes.
Qual é o café mais bem pontuado do mundo?
Dentro deste mesmo concurso que citamos acima, temos o orgulho de carregar um recorde histórico. O café mais bem pontuado do mundo é o da Fazenda Santa Inês, em Carmo de Minas, que obteve 95.85pts em 2005. Até hoje nenhum café do planeta atingiu tamanha complexidade. Então, fica aí uma espetadinha para os cafés colombianos: o recorde mundial pertence a um café brasileiro.
Produção de coca na Colômbia e a produção de cafés
Em outras palavras, aqui no Brasil, caso você dê uma volta de helicóptero, conseguirá mapear várias lavouras de café, porque grande parte delas estão a pleno sol, porém, na Colômbia os cafés são cultivados com sistema de sombreamento, ou seja, entre meia mata.
O sombreamento é uma característica considerada um diferencial dos cafés da Colômbia, mas abre oportunidade para os produtores cultivarem outras coisas, além do café, e muitos escolhem o cultivo da coca. Nesse sentido, tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia incentivam muito a Colômbia a permanecer no cultivo de cafés para diminuir o cultivo da coca e não correr o risco de denegrir o país e as famílias produtoras envolvidas.
Curiosidades sobre o mercado de cafés colombianos
Agora, para enriquecer seus conhecimentos sobre o mercado de cafés especiais e não ficar moscando na mesa daqueles que entendem do assunto, se liga nessas 2 curiosidades sobre os cafés da Colômbia:
- Geograficamente, o território brasileiro é bem maior do que a Colômbia na produção de cafés;
- Acredita-se que a Colômbia compra parte dos cafés brasileiros para compor os blends e vender como “cafés colombianos”. Em outras palavras, a cada 5 xícaras de café colombiano, 2 são brasileiras.
Dica para nunca tomar café ruim
Caso você tenha chegado até aqui com a intenção de descobrir qual é o melhor café para comprar no dia a dia, te daremos uma dica para que você jamais cometa o erro de tomar cafés ruins, sejam colombianos, brasileiros ou de qualquer outra nação. Se liga:
- Busque uma torrefação que você já conheça, que trabalhe com cafés especiais e não com os cafés extra-fortes do mercado, afinal, esses cafés são de baixíssima qualidade, com torra escura para esconder imperfeições como: cafés podres, verdes e demais resíduos que deixam o café extremamente amargo e maléfico para a sua saúde.
Qual é sua opinião, cafezeiro? Mande este conteúdo para aquele amigo que também é apaixonado por cafés diferenciados!
Obrigada por fazer uma opinião sobre o café da Colômbia, e sutilmente trazer o preconceito sobre a Coca.