Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Café com açúcar é pecado?

30/09/2021

INTRODUÇÃO

Se você já teve contato com o café especial, provavelmente já viu a frase “aprecie sem açúcar“. Realmente dá para aproveitar super bem o café especial sem açúcar, visto que é um café que não foi carbonizado no momento da torra e que vem do fruto maduro! Mas e se eu tomar café com açúcar? Dá ruim?

Finalmente, chegou a hora de descobrir e entender por que não colocamos açúcar no café especial. Não… Não é frescura e muito menos uma dieta para emagrecer.

Nesse sentido, tem muito o que explorar nesse universo dos cafés especiais. Inclusive, se você não se adaptou ao café sem açúcar, vamos te mostrar dicas de drinks e harmonizações com café, quentes ou geladas, que agradarão muito seu paladar.

Fique, leia até o final para não perder nenhum detalhe e desvende de uma vez por todas esse mistério tudo isso. Boa leitura!

Tomei café com açúcar, e agora?

será que é crime?

Primeiramente, crime mesmo é você tomar um café que não gosta. Para clarear o raciocínio e responder essa pergunta, podemos até considerar a experiência pessoal do nosso barista Gabriel. “Senta que lá vem história!

Para quem não sabe, antes de ser barista, o Gabriel foi um bartender (aquele cara que faz e serve drinks e coquetéis). Certa vez, um professor do curso que ele fazia chegou com uma garrafa de whisky 50 anos envelhecido e desafiou os alunos.

O objetivo era desenvolver um drink com aquele whisky, porém, como ele tinha 50 anos de envelhecimento, orientou que todos fossem muito cuidadosos e rigorosos com os ingredientes escolhidos. Afinal, essa é uma característica que indica muita qualidade da bebida.

O desafio era ser um drink com boa aceitação ao público sem perder sua essência. Até porquê, 50 anos de trabalho poderia ir por água abaixo em apenas uma taça com ingredientes que não fizessem sentido.

Sob o mesmo ponto de vista, podemos considerar que o café com açúcar é naverdade um drink. Ou seja, não é proibido e, se você gosta desse drink, aproveite! Mas então por que muitos consideram essa combinação um crime?

Bom, sempre sugerimos que você consuma cafés de alta qualidade, ou seja, os cafés especiais, sem adicionar açúcar porque existe uma longa jornada de trabalho no desenvolvimento da bebida por trás da xícara. Por exemplo: no plantio, na secagem, na torra, no método de preparo escolhido para preparar o café, etc… Todos esses processos podem perder seu brilho em um simples sachê de açúcar, assim como pode acontecer com os 50 anos do whisky.

É como se todo o trabalho feito por anos, com muito esforço, para preservar a doçura natural do fruto do café fosse desconsiderado em prol de transformar a bebida em puro açúcar.

Portanto, se liga nessa dica: prove antes e, caso você sinta a necessidade de adoçar, tudo bem. Contudo, lembre-se que a partir daquele momento não é mais café, é um drink chamado café com açúcar. Ah! E se você quer entender mais sobre o que faz do café especial tão diferente dos convencionais, clique aqui!

Não adoce o café, faça harmonizações

o jeito certo de adicionar açúcar no café

Às vezes, você passou a vida inteira tomando drink de café com açúcar sem saber. Mas saiba que aí mora uma oportunidade bem bacana. Dentro dessa ideia de adoçar o café, existem as harmonizações com café, que são possibilidades diferentes de usar outros açúcares para combinar com seu café. Afinal, quem foi que disse que você não pode adoçar seu café com uma barrinha de chocolate ou até mesmo um doce de leite?

As harmonizações com café são criadas a partir das características do café que está sendo utilizado. Por exemplo: nosso café Frutado é mais adocicado e com notas achocolatadas. Este perfil combina muito com harmonizações feitas com leite. Outro exemplo é o Bourbon Amarelo: mais ácido, composto de notas cítricas. Essa característica combinada ao leite já não fica tão legal. Talvez, faça mais sentido acrescentar chocolate meio amargo ou algum outro ingrediente mais intenso.

A partir desse raciocínio, o profissional barista começa a desenvolver diversas harmonizações e combinações com café. Aliás, se você quer aprender mais sobre esses “sabores do café“, temos um vídeo em nosso que explica como identificar essas notas sensoriais, clique aqui para assistir!

Harmonizando café com alimentos e experiências gastronômicas

se aventure do jeito coffeelover de ser

Falando ainda das possibilidades de harmonizações com café, vai muito além do que simplesmente um drink. Por exemplo: imagine que você foi em um restaurante e passou por uma experiência maravilhosa com um determinado prato que consumiu. Normalmente, qual é seu último contato com o restaurante? Exato, o café! O triste é pensar que nem sempre o café desses restaurantes é bom.

Atualmente, a ideia de servir café em restaurantes tem sido reavaliada pelo mercado gastronômico. Nesse sentido, servi-lo como acompanhamento é uma das opções, inclusive, já existe uma movimentação dos chefes de cozinha que estão incluindo o café nas receitas e fazendo dele um momento.

Aqui em Minas, o que não falta é queijo e, quando é servido com café de qualidade, torna-se uma ótima harmonização para os restaurantes. Sem contar que os cafés de alta acidez, ingeridos após a refeição, tem o benefício de agilizar o processo digestivo.

Concluindo, as harmonizações com café vão muito além da combinação dos drinks, elas também estão ligadas a diversos alimentos. Atualmente, o café tem sido agregado em vários formatos no mercado gastronômico, seja como acompanhamento ou ingrediente.

Assim, vai da criatividade do profissional também. Imagine aí: uma canjiquinha que leva café na receita, bolo de banana com café, etc…

Tipos de harmonizações com o café

receitas quente e gelada

Em nossa cafeteria temos algumas harmonizações com café bem deliciosas. Receitas quentes e geladas foram desenvolvidas a fim de promover as melhores experiências aos cafezeiros. Nesse sentido, vamos te indicar dois tipos de harmonizações do nosso cardápio:

Receita quente – Espresso Mineiro
Uma combinação extraordinária com os principais produtos de Minas: o café, queijo minas e doce de leite.

Receita gelada – Florada
Criado pelo nosso mestre barista Gabriel Guimarães, composta por café espresso, chocolate branco, cubos de gelo, leite condensado e chantilly.

São duas combinações perfeitas que podem substituir o tradicional sachê de açúcar. Inclusive, se eu fosse você até arrumava um espacinho na agenda para visitar a cafeteria e provar essas harmonizações deliciosas com café!

Ah, e temos várias receitas para você fazer em casa disponíveis aqui em nosso blog e também em nosso canal no YouTube.

Agora, você sabe: invés de tomar café com açúcar da forma tradicional. Tome café com qualidade e explore as possibilidades com deliciosas harmonizações!

Cafés para tomar sem açúcar

MAIS CONTEÚDO

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

Acidez do café: é bom ou ruim?

Acidez do café: é bom ou ruim?

INTRODUÇÃOJá viu um pessoal comentando sobre acidez do café e ficou na dúvida se isso é qualidade ou defeito? É por essa e outras questões polêmicas nesse universo cafezeiro que resolvemos trazer algumas explicações sobre o tema. A propósito, é impossível falarmos de...

Como armazenar café especial em casa

Como armazenar café especial em casa

INTRODUÇÃOVocê já gastou tempo e dinheiro escolhendo o melhor café, mas depois de alguns dias a bebida já não era a mesma coisa? Acredite, o segredo pode estar em como você armazena o café. Isso mesmo, existem alguns cuidados simples para manter a qualidade dessa...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×