Como atrair mais clientes para cafeteria

INTRODUÇÃO

É apaixonado por café especial e seu sonho é abrir uma cafeteria? Já abriu, mas está difícil ver os números no fim do mês? Se segura que hoje você terá acesso gratuito às melhores dicas de como atrair mais clientes para cafeteria com especialistas no assunto!

Primeiramente, não adianta ter uma linda estrutura se você não consegue o resultado no mais importante: clientes para de fato vender café. Nesse sentido, você precisa estar atento e preparado para os desafios que o universo desse mercado proporciona. Com essas dicas você vai matar no peito, cafezeiro!

Então, prepare uma xícara de café, pegue caneta e papel, sente-se em um lugar tranquilo e vamos começar!

O que você precisa saber antes de abrir uma cafeteria

ainda bem que você está lendo isso antes

Antes de mais nada, você precisa saber que o mercado de cafeterias cresce mais de 20% ao ano, ou seja, são mais de 20 bilhões de reais de faturamento anual. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), 95% da população brasileira consome algum tipo de café, tanto em casa quanto em cafeterias e lanchonetes. Por fim, não há dúvidas de que o café, além de ser uma bebida extraordinária, é uma ótima oportunidade de investimentos.

Nesse contexto, é importante ressaltar que as cafeterias passam uma característica romântica, bacana e sofisticada para o negócio, ela traz status. Por isso, muitas pessoas têm o sonho ou a perspectiva de abrir uma cafeteria. Porém, se esquecem dos finais de semana que precisarão trabalhar, de entender como aumentar o ticket médio e o valor agregado dos produtos da cafeteria, dentre outros pontos que não são tão “legais” assim.

Em outras palavras, o primeiro passo é sair desse romance e partir em busca de conexões com pessoas que já estão atuando no mercado de cafeterias. Assim, você entenderá o que está por trás do negócio e encontrará resultados sólidos.

Para fixar bem, antes de abrir sua própria cafeteria, assista ao vídeo com a participação do diretor da cafeteria Unique Cafés, que compartilhou como podemos desenvolver um plano de negócio que faz acontecer. Tome seu café anotando essas dicas incríveis. Clique aqui para ver agora!

Dicas especiais para gestores de cafeteria

1. Melhore o desempenho da sua cafeteria

dicas que vendem mais

Talvez a sua realidade seja outra. Quem sabe a sua cafeteria está colhendo resultados baixíssimos e chegou uma fase em que o crescimento está engessado. Fique tranquilo, te mostraremos como você pode melhorar o desempenho da sua cafeteria.

Nesse sentido, existe uma “matemática mágica” para você aplicar e, com pequenas mudanças nos números, você consegue trazer resultados melhores. Basicamente, começaremos observando dois pontos:

  • Vender mais para mais pessoas;
  • Vender mais para quem eu já vendo.

Analisando o ponto sobre vender mais para mais pessoas, ou seja, colocar mais gente na cafeteria, já pensou como você poderia aumentar o fluxo de clientes em sua cafeteria? Primeiramente, é claro que a localização da sua cafeteria conta muito. Afinal, se possui um movimento maior de pessoas, naturalmente você terá mais chances dessas pessoas entrarem na sua cafeteria.

Em contrapartida, pensando em uma cafeteria que já está funcionando, o mercado digital também pode ser uma ótima estratégia para atrair novos clientes para sua cafeteria. Afinal, cafeteria que não tem redes sociais de qualidade e bem atualizada está atrasada.

Estamos em uma era tecnológica, todo mundo tem rede social e a considera como a principal ferramenta de busca por seus desejos. É aí que mora uma grande oportunidade de divulgação para atrair mais pessoas, aumentar as vendas e o reconhecimento da sua cafeteria.

Ainda assim, você precisa entender que para obter sucesso e atrair novos clientes que te darão resultados financeiros, investir em qualidade também é necessário. Então, você esteja atendo à variedade e exposição dos seus produtos, ao atendimento, aos diferenciais que sua cafeteria pode proporcionar ao cliente, etc… Saiba mais sobre o que não pode faltar em uma cafeteria!

Como escolher o ponto ideal de localização para abrir cafeteria

2. Divulgue sua cafeteria

faça da sua cafeteria um lugar desejável

Atualmente, como você tem divulgado sua cafeteria? Considere os meios comuns, como a panfletagem, parcerias e, principalmente, os meios digitais. Pensando nisso, é importante você identificar muito bem quem é o público alvo da sua cafeteria. Assim, você consegue pensar em estratégias de divulgação que atraem mais pessoas daquele determinado nicho.

Falando ainda sobre o meio digital, obviamente, não é só ter um Instagram e publicar qualquer coisa. Você precisa cuidar, se planejar e qualificar os conteúdos para atingir o objetivo de engajar as pessoas. Por exemplo: se você atende um público que trabalha em escritório, o que atrai essas pessoas, o que elas desejam?

Em outras palavras, se este é o seu público, descobrirá que as pessoas podem estar à procura de serviços e produtos específicos, além do café de boa qualidade. Por exemplo: um lugar confortável para fazer reuniões, uma comida mais fresca que saia na hora. Então, se você consegue atender bem este público, seja intencional nas postagens, ou seja, publique conteúdos espontâneos que estão disponíveis em sua cafeteria. Isso gera bons resultados!

Outro detalhe importante sobre as redes sociais é a interação com os clientes, ou seja, o repost e directs. Uma das piores experiências que você pode proporcionar aos seus clientes é deixá-lo no vácuo. Quando um cliente visitar sua cafeteria, gostar do que consumiu e publicar algo a respeito do seu negócio, não deixe de interagir com ele, reposte e agradeça. Afinal, isso fideliza, gera satisfação e atrai novos clientes.

Quanto mais agradecidos seus clientes se sentem, mais você consegue gerar uma mídia espontânea que impulsiona a divulgação da sua cafeteria. Envolva sua equipe nessa ideia e perceba os resultados.

Servindo café especial em xícaras personalizadas

3. Descubra o segredo para um bom negócio

revelamos para você

Com o passar do tempo, você perceberá determinados hábitos dos seus clientes que acabam se tornando serviços personalizados. Por exemplo: aquela família que sempre leva as crianças e você pode oferecer folhas e lápis de cor para se divertirem enquanto os pais tomam seu café tranquilamente. Já parou para pensar na preciosidade do atendimento diferenciado nisso?

Atualmente, você se preocupa muito em surpreender o cliente novo, que está chegando agora em sua cafeteria? Você não está errado, porém, não se esqueça daqueles que estão ali todos os dias. O cliente novo pode até gastar R$50 de uma só vez naquela primeira visita, mas é o cliente que gasta R$10 todos os dias, sem falhar, que faz a diferença nos seus rendimentos no final do mês. Valorize-o!

Este é um dos maiores segredos para sua cafeteria se tornar um bom empreendimento. Uma das maiores fontes de captação é fortalecer o exército de clientes (que já são seus clientes) para trazer novos clientes para o seu negócio. Contudo, isso só acontece quando essas pessoas estão realmente satisfeitos com os serviços e produtos oferecidos.

Nesse sentido, podemos até usar como exemplo a Nubank, uma empresa de mais de um 1 bilhão e cresce dia após dia, isso porque tem um exército de clientes encantados que indicam e trazem cada vez mais clientes. Afinal, o ponto central deles não é a divulgação exagerada, mas cuidar bem de quem já está ali. Sacou?

Concluindo, saia desse turbilhão de querer apenas atrair novos clientes sem cuidar bem daqueles que já estão aí todos os dias. Surpreenda-os verdadeiramente, assim, você obterá bons resultados!

Baristas trabalhando felizes em cafeteria

4. Aprenda a transmitir a essência do seu negócio?

vamos distribuir brindes?

Afinal, será que a solução para cuidar bem dos clientes que já frequentam sua cafeteria todos os dias é distribuir vários brindes?

Claro que não! Pense bem, a essência da sua marca é importantíssima para fidelizar bons clientes. O que você transmite sem querer nada em troca, ou seja, buscando de fato a satisfação completa do seu cliente, é o que faz ele indicar sua cafeteria para outras pessoas. Inclusive, quando você proporciona experiências surpreendentes aos seus clientes é a oportunidade de promover esse contentamento.

Onde está o DNA da sua marca em relação a esses pontos que citamos acima? O que você transmite de fato aos seus clientes?

Bônus: Dicas importantes para sua cafeteria

notas do gestor de cafeteria

Para finalizar, observe alguns pontos importantes para atingir resultados rentáveis em sua cafeteria:

  • Quais são seus diferenciais?

Tem algum produto ou serviço em que as pessoas vão até sua cafeteria por causa disso? Faça essa reflexão pensando como você pode usar isso ao seu favor.

  • O que tenho feito pelos clientes fieis?

Essa é uma falha muito comum não só em cafeterias, como em outros negócios também. Afinal, na maioria das vezes estamos xingando esses clientes de todos os dias:

Lá vem o fulano querendo o café do mesmo jeito de sempre!

Porém, encare com outra perspectiva. Imagine como ele se sentirá se, na data do seu aniversário, receber uma mensagem ou um presente na sua cafeteria. Isso o surpreende e faz com que ele indique sua cafeteria para novos clientes.

  • Qual é a sua causa?

Por que você está neste mercado? Qual é o seu objetivo? O que você pode fazer para influenciar seu entorno e conectar seus clientes a isso? Venda uma verdade! Não adianta fazer uma campanha fake só por status. Afinal, as pessoas precisam entender que o produto ou serviço divulgado é real!

  • Fortaleça seu conhecimento

Recentemente, lançamos um curso focado na Gestão de Cafeterias, onde falamos de diversos temas de forma bem detalhada, por exemplo: layout, coisas que deram certo ou falharam neste mercado, contratação, equipamentos, cardápio, ficha técnica, etc… É uma infinidade de assuntos voltados para uma cafeteria que seja rentável e prazerosa de trabalhar. Você é nosso convidado! Comece hoje mesmo clicando aqui!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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