11 Coisas que Não Podem Faltar em Sua Cafeteria - Unique Cafés

11 Coisas que Não Podem Faltar em Sua Cafeteria

INTRODUÇÃO

Invista alguns minutos lendo este texto e descubra o que não pode faltar na sua cafeteria. Nesse sentido, existem alguns itens indispensáveis para uma boa cafeteria atender da melhor forma seus clientes. Será que sua cafeteria não está esquecendo de nenhum deles? Será que você conhece todos esses itens? Chegou a hora de constatar!

Primeiramente, analise: minha cafeteria reflete essa canção?

Era uma cafeteria muito engraçada, não tinha café, não tinha nada

Ninguém sabia que existia, porque instagram ela não tinha

Ninguém podia pedir coado, porque o café estava estragado

Mas era feita com muito esmero, termine de ler, sem lero lero…

Portanto, diante da nossa experiência de vários anos com a Unique Cafés, vamos compartilhar dicas práticas importantíssimas para você aplicar em sua cafeteria! Então, pegue uma xícara do seu café favorito, papel e caneta para anotar e, bora vamos começar!

Turbine sua cafeteria e venda mais!

O café

café de qualidade, se não é “café teria”

Antes de tudo, qual é o tipo de café que você serve em sua cafeteria? Afinal, têm cafeterias que servem de tudo, menos café! Ou os cafés servidos são cafés extra fortes, uma bebida de baixa qualidade. Inclusive, temos um artigo que pode te ajudar a entender melhor este assunto, Clique aqui!

Sem sombra de dúvidas, se você deseja que os clientes obtenham uma experiência fora do comum em sua cafeteria, sejam fieis e traga mais pessoas para seu negócio, precisa ter um café de qualidade.

Importância de servir café de qualidade em meu negócio

Café coado

esse não pode faltar de jeito nenhum

Atualmente, o café coado é considerado um movimento muito forte nas cafeterias. Até brincamos inicialmente na música: “[…] ninguém podia tomar coado, porque o café estava estragado…”.

No entanto, será que dá para abrir uma cafeteria sem servir café coado? Posso abrir uma cafeteria só de café coado? Bom, para as duas perguntas a resposta é SIM! Porém, é importante que você entenda que o café coado tem o seu valor e aproxima seus clientes da cafeteria. Já se perguntou, por que isso acontece?

Veja bem! Hoje em dia, a maioria das pessoas tomam café coado em casa, ou seja, elas não consomem café espresso com tanta frequência, principalmente porque são poucas as pessoas que possuem uma máquina de espresso doméstica. Nesse sentido, proporcionalmente falando, o café coado ainda está no topo da lista.

Em outras palavras, este método de preparo torna-se um produto que pode ser diversificado de várias formas, inclusive existem máquinas que podem te ajudar nisso. Assim, você pode proporcionar, aos seus clientes, experiências diferentes no café coado.

Além disso, ressaltamos que, como o cliente está habituado a consumir café coado diariamente, você consegue aproximá-lo com mais facilidade da sua cafeteria. Às vezes muitos consumidores não frequentam porque não gostam de café espresso e você não serve café coado. Pense nisso com carinho!

Fazendo café coado em coador de pano

Máquina de café espresso

indispensável

Capitamos alguns relatos de pessoas que estão abrindo cafeterias e deixando o setor do café por último. Você é uma dessas pessoas? Por exemplo, você prioriza resolver uma série de coisas e no meio do caminho descobre que, no negócio de cafeteria, precisa ter uma máquina de espresso. A partir daí temos um problema!

Nesse sentido, uma máquina profissional e de alta performance é um investimento de alto custo, ou seja, para comprar é muito caro. Se você focou em outros investimentos na sua cafeteria sem considerar que teria a compra de uma máquina de espresso, provavelmente poderá ter um problema no orçamento.

Inclusive, temos um vídeo que te auxilia sobre como funciona a compra ou locação de uma máquina de espresso, aqui podemos te auxiliar nessa tomada de decisão. Clique aqui para assistir!

Geralmente, quando descobrimos que a máquina de café espresso é muito cara, tendemos para a opção ilusória das máquinas domésticas, que são bem mais baratas, e pensamos que resolverá o problema. O mercado tem diversos modelos e os valores variam entre R$2.500 a R$5.000. Em contrapartida, uma máquina de espresso profissional gira em torno de R$10.000 para cima (o céu é o limite).

Acredite, existem máquinas de espresso que chegam no valor de R$200.000, o preço de uma casa! Porém, você tem o recurso da locação que te ajudará a usufruir de um ótimo equipamento em sua cafeteria.

Além disso, na mesma proporção de importância, considere o moedor de café profissional. Tanto a máquina quanto o moedor são indispensáveis para sua cafeteria. Tire da sua cabeça que você encontrará uma máquina compatível ao seu negócio nessas lojas de utilidades domésticas, ou seja, Casas Bahia, Lojas Cem, Americanas, etc…
Dica: normalmente, esse mercado de máquinas profissionais são encontradas especificamente no mercado de cafés especiais. Então, a dica é que você procure pessoas que já tem cafeteria para se orientar melhor. Vamos facilitar para você, clique aqui para conhecer nossa área de Revenda e fale exclusivamente com nosso setor Comercial. Compartilharemos esses contatos com você. Aproveite para trocar experiências!

Barista servindo café espresso feito com máquina profissional

Exposição de produtos

não pode faltar

Se você acertar neste detalhe, com certeza sua cafeteria será mais rentável. Primeiro, a vitrine de tortas, doces e salgados, ou seja, produtos alimentícios em geral, precisa ser muito bem exposta, afinal, o cliente compra com os olhos!

Nesse sentido, este é um item que também não é muito barato, mas quando bem feito e bem pensado, venderá os produtos com mais facilidade (retorno a longo prazo). Por exemplo, não dá para colocar a estufa igual do “Zé da esquina” em cima do seu balcão. Assim, sua cafeteria será conhecida como uma lanchonete qualquer.

Há uma grande diferença quando a vitrine da sua cafeteria é pensada por profissionais que entendem do assunto. Em outras palavras, ela será montada com uma altura adequada, com layout que combine com seu negócio, vitrines com controle de temperatura para produtos específicos, etc… Então, pode até ser um investimento alto, mas vale à pena.

Concluindo, por experiência própria, não erre na sua vitrine. Temos vários relatos de cafeteriasque tinham ótimos produtos, mas deixaram a vitrine em segundo plano. Com isso, ninguém conseguia ver e se encantar com o que estava disponível, consequentemente não consumiam. Fique atento!

Exposição do café

o principal

De antemão, já afirmamos que essa falha acontece muito nas cafeterias do Brasil. A má exposição do produto mais importante do negócio: o café! Diante disso, o cliente não consegue comprar um bom café para levar para casa, seja moído, em grãos, cápsulas, drip coffee, etc…

Atualmente, aqui na Unique Cafés, nossa cafeteria em São Lourenço, temos grande sucesso na venda de pacotes de cafés. Nós defendemos muito essa ideia a algum tempo e muitas cafeterias parceiras já começaram a trabalhar dessa forma, garantindo consideráveis retornos financeiros. Afinal, existe um movimento de pessoas desejando comprar bons cafés e você pode oferecer isso a elas, não perca essa oportunidade.

Ainda não acredita? O que mais nos comprova esse fato é o quanto as pessoas optam por comprar cafés em lojas virtuais, ou seja, ela procura na internet porque não encontram perto da sua casa. Faz sentido, né!?

Vitrines de cafeteria

Comunicação visual clara e bem feita

que mensagem sua cafeteria passa para o cliente?

Antes de mais nada, entendemos que muitas cafeterias ainda estão em fase de desenvolvimento sobre este tema. Afinal de contas, explora-se pouco a comunicação visual do ambiente. Então, vamos te propor um exercício:

Pare em algum momento, observe a cafeteria que você já tem ou o que você está construindo. Analise os locais, pontos, paredes, etc… Pense nesses itens:

  • Como você e comunica com seus clientes?
  • Qual local chama mais atenção e que está mal explorado?
  • Será que tem excesso ou falta de comunicação?

Hoje em dia, algumas cafeterias têm utilizado de recursos como as lousas (manuais e digitais), cardápios mais visuais, dentre outros, para facilitar a venda. Por exemplo, a Starbucks não gera nenhum tipo de dúvida ao cliente. Ao entrar no estabelecimento, já sabemos exatamente o que fazer. Você sabe por que isso acontece? Vamos te contar o segredo!

Isso acontece porque uma equipe especializada fez um baita trabalho de educação e comunicam muito bem, visualmente, como funciona a cafeteria. Na verdade, só de entrar no ambiente já faz sentido qual o processo que deveremos passar, já sabemos como fazer o pedido. Em seguida, pagamos e, por fim, fazemos a retirada do produto, sentamos e nos alimentamos. Caso você queira consumir mais alguma coisa, é só repetir o processo.

Toda a organização da sua cafeteria é reflexo da comunicação visual que ela tem. Portanto, tome cuidado para não poluir, principalmente quando o assunto é o CARDÁPIO. Atualmente, diante do histórico que temos analisado, menos é mais, ou seja, as vitrines são muito bem montadas e o próprio cardápio não tem muita informação, ele é mais objetivo.

Em contrapartida, antigamente os cardápios de cafeteria eram compostos de 10 páginas ou mais, era um verdadeiro livro. Porém, essa ideia foi se enxugando. Isso é um ponto muito positivo. Assim, seu cliente consegue focar no que realmente importa. Então, o que der para expor, exponha, mas com moderação, priorizando uma boa comunicação visual para que facilite a venda dos produtos.

Em outras palavras, cuidado para não criar um livro de histórias que faça seu cliente gastar muito tempo lendo um cardápio que não é auto-explicativo e acaba precisando de alguém para explicar o conteúdo. Deste modo, não faz sentido ter um cardápio. Se precisa de alguém para explicar, seu cardápio não está vendendo nada! Clique aqui para saber como fazer um cardápio que vende!

Identidade visual de cafeteria

Layout que faça sentido com seu negócio

não é só luxo, isso vende

Qual é o layout da sua cafeteria? Qual é a sua identidade? Nessa perspectiva, toda cafeteria possui uma característica visual de acordo com o que ela oferece, ou seja, se tem um nicho específico, ela terá uma característica específica que atende aquele determinado nicho. 

Em outras palavras, se é uma cafeteria de experiências, automaticamente será composta de coisas que forçam o cliente a viver uma experiência diferente como, por exemplo, um balcão mais baixo de forma que o cliente possa ver como o barista está preparando seu café. Outro exemplo são cafeterias voltadas para atender grupos como motociclistas, em que a decoração se voltará para esse estilo de vida.

Pode até parecer bobagem ou só luxo, mas não dá para fazer uma cafeteria da sua cabeça e achar que dará certo. Pense no layout do seu negócio, isso também é rentável!

Importância de definir o layout do meu negócio

Climatização para deixar o ambiente agradável

quando seu cliente consome, senta, fica mais um poco e compra mai

Este também é um ponto importantíssimo: a climatização da sua cafeteria. Observe bem a montagem da sua cafeteria e analise as possibilidades para deixar o ambiente mais agradável para os seus clientes.

Como experiência, nós precisamos adaptar a estrutura da cafeteria de acordo com a necessidade. Como ela é super aberta e tem momentos do dia que bate muito sol, pensamos em árvores, pergolados, etc… Visto que o pé direito é muito alto, ela não aceita climatização com ar condicionado, mas buscamos outras soluções para trazer a sensação de frescor para os clientes. Climatização não é só ar condicionado!

Como melhorar o ambiente do meu comércio para os clientes

Som ambiente bem planejado

aproveite os benefícios do som para agradar seus clientes

Acima de tudo, neste item, pouquíssimas cafeterias tem com qualidade, mas faz toda a diferença. Existe um estudo científico que aponta os benefícios que o som ambiente pode promover para o setor de alimentação. Portanto, vale à pena investir e planejar junto a alguém especializado e que entenda do assunto.

O que pode parecer só uma música, é capaz de trazer sensações como relaxamento, serenidade, paz ou agitação. Esses aspectos dependem muito da música e do que você pretende transmitir naquele momento. Então, estude a realidade do seu ambiente e aplique essa ideia de acordo com sua necessidade. Quem sabe você não conquista seu cliente e vende mais porque sua cafeteria transmite descanso depois de um dia estressante no trabalho, por exemplo.

Redes sociais

sua cafeteria existe mesmo?

Primeiramente, cafeteria que não tem redes sociais de qualidade e bem atualizada está atrasada. Querendo ou não, você precisa aceitar que estamos em uma era tecnológica, todo mundo tem rede social e considera como a principal ferramenta de busca por seus desejos. É aí que mora uma grande oportunidade de divulgação para aumentar as vendas e o reconhecimento da sua cafeteria!

Obviamente, não é só ter. Você precisa cuidar, se planejar e qualificar os conteúdos para atingir o objetivo de engajar as pessoas. Desconhecemos cafeterias de alto padrão que não tenham uma rede social bem feita.

Um “barista” expert em cafés

se a sua não tem, tá errado!

Sem desculpas ou exceções, sua cafeteria precisa ter alguém que entenda de café e as operações de cafeteria. O barista é o personagem que sabe como utilizar a máquina de espresso, que sabe preparar o café coado e compreende as etapas do processo. Nesse sentido, não tem ninguém melhor para ser esse barista se não o dono dela. Isso, você mesmo!

Acima de tudo, se você é dono de cafeteria e não entende nada de café, você está no caminho errado! Você precisa entender sobre seu negócio. Mesmo que na sua cafeteria tenha um barista que trabalha para você, é importante que você conheça profundamente. Cuidado para não deixar sua cafeteria na mão de terceiros e achar que ela irá decolar, tá?

Se tem uma coisa que falta nas cafeterias por aí, é o dono dela. A contratação de terceiros, pode dar certo quando você é um dono muito eficiente, treinador de equipe, que consegue desenvolver bem esses “braços direitos”. Porém, essa não é a realidade que percebemos atualmente no mercado.

Barista mostrando café feito

Solução para sua cafeteria

por onde eu começo?

Talvez você esteja começando agora a planejar a construção da sua cafeteria e está na dúvida sobre onde começar. Fique tranquilo, temos uma boa notícia para você!

Recentemente lançamos um curso focado na Gestão de Cafeterias, onde falamos de diversos temas de forma bem detalhada como, por exemplo: layout, coisas que deram certo ou falharam neste mercado, contratação, equipamentos, cardápio, ficha técnica, etc… É uma infinidade de assuntos voltados para uma cafeteria que seja rentável e prazerosa de trabalhar. Então, não fique de fora! Você é nosso convidado! Comece hoje mesmo clicando aqui!

E aí, encontrou qual desses itens falta na sua cafeteria ou nesta que você frequenta aí na sua cidade?

Pessoas felizes em cafeteria

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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