Diário Lembranças de Um Cafezeiro - Unique Cafés

Diário Lembranças de Um Cafezeiro

Diário Lembranças de Um Cafezeiro é a ferramenta inovadora que vai revolucionar sua paixão por cafés e sua memória também!

INTRODUÇÃO

Diante tantas formas de avaliar cafés de qualidade, o Diário Lembranças de Um Cafezeiro é uma das melhores e mais fáceis. Afinal, café bom é aquele que você prova e gosta. Já pensou em como poderia avaliar seu café? Hoje vamos te mostrar essa ferramenta inovadora que vai revolucionar sua paixão por cafés e sua memória também. Continue lendo!

 

 

O que é o Diário Lembranças de um Cafezeiro?

Descubra uma nova maneira de avaliar sua xícara de café

Primeiramente, o Diário “Lembranças de um Cafezeiro” é uma ferramenta que te permite registrar suas experiências sensoriais ao degustar diferentes tipos de café. Através dele, é possível avaliar aspectos como aroma, sabor, acidez, corpo e retrogosto, que podem ser percebidos de maneiras distintas dependendo do tipo de café e da forma como ele é preparado.

Além disso, o diário também oferece a oportunidade de registrar informações sobre a origem do café, sua torrefação e moagem, bem como anotações sobre as condições em que foi preparado, como a temperatura da água, o tempo de infusão, entre outros aspectos.

Ao utilizar o diário, você poderá aprimorar seu paladar e conhecer melhor suas preferências em relação ao café. Também poderá compartilhar suas experiências com outras pessoas e, assim, expandir seu conhecimento sobre essa bebida tão extraordinária em todo o mundo. Genial, né?

A ideia de desenvolver este produto deu-se a partir de uma “dor” que começamos a observar nas pessoas que consomem café. Nesse sentido, podemos destacar a necessidade de melhorar receitas, entender melhor a metodologia de como cafés especiais são pontuados e o desenvolvimento do paladar na degustação. Por isso, compilamos tudo isso neste caderno que chamamos “Lembranças de Um Cafezeiro”.

Caderno de anotação para baristas e coffeelovers

 

 

Por que investir em um diário para avaliação de cafés?

O Diário Lembranças de Um Cafezeiro é uma forma de registrar o SEU gosto por determinados cafés que você provar por aí. Por exemplo, será que aquele café de 92 pontos tem realmente essa pontuação PARA VOCÊ?

Construímos neste caderno uma dinâmica de degustação para que você possa provar o café e tentar entender se ele está dentro dos padrões de qualidade que está sendo ofertado ou não. Então, sendo especialista ou não, você conseguirá desenvolver um senso crítico quando provar um determinado café.

Os tópicos a serem preenchidos no caderno são bem simples e ressaltam a importância de entender desde a construção da receita até sua finalização na xícara. Afinal, pode haver alguma coisa relacionada ao preparo que você ou o barista pode estar errando e influenciando completamente o resultado sensorial da extração.

Se a receita estiver em um parâmetro de qualidade, a chance de você chegar no número semelhante a um profissional da área é muito real. Por isso, fizemos um teste com diversas pessoas leigas e percebemos que existe uma certa coerência na hora de preencher, principalmente, a parte da pontuação.

Por fim, se você é um coffeelover que deseja desenvolver novas habilidades neste universo de cafés especiais ou um barista que busca melhorar sua performance na hora de preparar seus cafés, o Diário Lembranças de Um Cafezeiro é para você! Aproveite!

Melhor caderno de anotações para avaliação de cafés sobre a mesa

 

 

Como utilizar o diário passo a passo

Passo 1
Primeiro, prepare seu café ou espere o barista te servir e preencha o primeiro tópico com a data, onde você está e com quem está (meu Deus, isso será emocionante).
Como fazer uma degustação de cafés
Passo 2
Em seguida, adicione as informações sobre seu café. Se ele estava em grãos ou já moído, a marca, sua variedade, a região onde foi colhido e até mesmo o preço que você pagou por ele. Além disso, você poderá aprofundar as informações, adicionando a fazendo, o produtor, a altitude, a safra e o processo que esse café foi submetido. Literalmente registrará a vida de um café em seu diário!

Nesta etapa, você poderá entrevistar o barista da cafeteria onde está ou conferir a embalagem do café que você comprou (ou ganhou).

Como começar uma avaliação de cafés
 

Passo 3
Utilize o campo “Anotações” para colocar informações boas ou ruins e detalhes que você acha relevante registar do seu ponto de vista em relação ao café.

 

 

Passo 4
Agora, anote a data de fabricação, o lote e a cor da torra do café (se é clara, média, média escura, etc…).

Importante: saber o lote do café é importantíssimo porque caso você chegue ao final da avaliação, identificado algum problema mais sério, como uma informação muito discrepante do que está sendo proposto na embalagem, é mais fácil resolver o problema sabendo de qual lote este café pertence para realização de testes e conferências.

Ah! Não se esqueça de utilizar o campo de “Anotações” para adicionar dados relevantes sobre esses pontos que citamos acima.

Tipos de Torra
Passo 5
Agora o negócio está ficando sério! Registre qual método de preparo você ou o barista utilizou, bem como a moagem, quantidade de café, quantidade de água, tempo de pré-infusão, tempo total.

Fique a vontade para colocar no campo “Detalhes da extração”, qual a marca do equipamento que está usando, o clique do moedor, etc. Registre tudo que puder durante o preparo da bebida.

Como foi preparado
Passo 6
Em seguida registre informações a repeito do “Frescor” do café, ou seja, como ele se comporta durante a extração.

Em outras palavras, o Blooming que é a hidratação do café em contato com a água e identifica se o café tem qualidade ou não. Visualmente, é um inchando do café enquanto você adiciona a água. Isso é um sinal de que o café está vivo e fresco.

Em contrapartida, se você pegar um café muito velho que ficou oxidando dificilmente terá uma visualização da frescura tão nítida.

Visual
Passo 7
Essa é a parte mais legal do diário! Esse é o momento que você avalia o aroma, doçura, acidez, corpo e retrogosto. Bem como a intensidade e pontuação final.

Nesse sentido, a primeira pergunta que você deve se fazer é: o aroma me agradou ou não? Faça isso com cada atributo e anote com suas palavras até desenvolver conhecimento mais técnico. Caso você não saiba o que é retrogosto ou alguma outra característica desses campos, recomendamos um artigo que temos aqui em nosso blog que ensina como cafés são pontuados, nele discorremos algumas dessas características.

Procure interpretar a intensidade e preencha a pontuação. No final, some as notas e calcule o resultado do seu café.

Análise da Bebida
Passo 8
Você também poderá relembrar quais notas esse café te lembrou, por exemplo: chocolate, caramelo, frutado leve, etc. Escreva tudo que vier em sua cabeça, é assim que começa!
Notas Sensoriais

Passo 9
Finalmente, compare suas anotações com a “Avaliação Final” e descubra se este café foi realmente uma boa experiência para você.

Avaliação Final

E aí, cafezeiro! O que achou dessa ideia de avaliação de cafés através do Diário Lembranças de Um Cafezeiro? Compartilhe esse artigo com as pessoas apaixonadas por cafés como você.

 

 

Onde comprar o Diário Lembranças de Um Cafezeiro?

Diário Lembranças de um Cafezeiro

Café bom é aquele que você prova e gosta. Já pensou em como poderia avaliar seu café? O diário “Lembranças de um Cafezeiro” é uma ferramenta que permite aos usuários registrar suas experiências sensoriais ao degustar diferentes tipos de café, avaliando aspectos como aroma, sabor, acidez, corpo e retrogosto.

Além disso, é possível anotar informações sobre a origem, torrefação e preparação do café. O uso do diário ajuda a aprimorar o paladar e a conhecer melhor as preferências em relação ao café.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×