Hario Mugen | Tudo o que você precisa saber - Unique Cafés

Diferença entre o Hario Mugen e o V60

Conheça o Hario Mugen, aprenda como preparar café utilizando este método e qual sua diferença do método V60.

INTRODUÇÃO

Se você é fascinado por café filtrado como a gente, vai se surpreender com o teste que fizemos com equipamento Hario Mugen. Parecido com a estrutura de um equipamento V60, o Mugen nos surpreendeu!

A Hario é uma marca muito famosa no mercado de cafés e, recentemente, lançou um equipamento que promete bons resultados de extração. Então, lógico que fizemos o teste drive para te contar tudo. Hoje você vai descobrir o que é o Hario Mugen, como preparar café neste equipamento inovador e qual o resultado sensorial ele trará para sua bebida. Fique ligado!

Nesse sentido, também comparamos o Mugen com o método de preparo V60 e mostramos qual foi a concentração de café na xícara entregue, ou seja, o famoso TDS. Qual será a diferença entre eles?

   

O que é Hario Mugen?

Origem do novo método de preparo de cafés da empresa Hario

Mugen ou na tradução “infinito”, é um método de preparo de extração de café filtrado fabricado pela Hario, uma empresa famosa no mercado de cafés especiais e muito conhecida pela fabricação do método V60.

Portanto, a Flavors, uma empresa importadora da marca Hario no Brasil nos enviou de presente o Mugen e outros equipamentos para fazer reviews.

   

Qual é a diferença do Hario Mugen para o V60?

A diferença do Mugen para o V60 é que ele não possui ondulações internas, então os filtros de papel grudam nele enquanto o café flui pelas ranhuras em forma de estrela. Essa estrutura com certeza influenciará no sabor da sua bebida.

Além disso, o Mugen possui um suporte que você pode remover para colocá-lo em formato de cone em variados recipientes para preparar seu café!

   

Impressões do design do equipamento Hario Mugen

Primeiramente, para quem olha de longe, o material do Mugen parece vidro, mas na verdade, não, é um plástico bem resistente.

Além disso, o formato do Mugen internamente lembra uma estrela e dentro dele possui algumas ranhuras bem sutis. Externamente essa lembrança da estrela aparece mais. Em outras palavras, é um equipamento bem bonito e diferenciado. Ótima opção para compor seu cantinho do café!

Mugen tem uma base que pode ser muito útil para iniciantes no preparo de cafés, afinal, proporciona mais sustentação dependendo da superfície que você estiver apoiando o método. Porém, como falamos anteriormente, essa base pode ser removida deixando o Mugen mais fino na ponta, permitindo encaixá-lo em diversas superfícies.

Barista analisando a estrutura do equipamento de extração de cafés
   

Por que o Hario Mugen é “infinito”?

Segundo a própria Hario, este é um método com um único fluxo de água, sem interrupção, sem infusão, sem nada. Em outras palavras, no Mugen não tem aquela história de pré-infusão, o fluxo é contínuo. Por isso, ele é tipo o Bass do Toy Story “ao infinito e além”!

O formato do método Mugen permite que você consiga fazer a extração do café lentamente devido à ausência de frisos em comparação com o V60 e outros filtros, por exemplo. Nesse sentido, a pressão atmosférica e a falta de oxigenação durante a extração causam nesse tipo de fluxo mais lento.

Equipamento de fazer café filtrado da Hario
   

Como fazer café coado utilizando o Mugen da Hario

Ingredientes:
25g de café
275g de água
(Proporção 11:1)

Passo 1:
Primeiro, coloque o porta-filtro sobre um decanter ou algum outro recipiente da sua preferência.

Dica: adapte o suporte da forma que melhor te atenda.

Passo 2:
Agora, encaixe o filtro de papel no equipamento.

Passo 3:
Em seguida, despeje água fervente de modo a escaldar todo o filtro e descarte esta água. Afinal, molhar o porta-filtro antes da extração do café é importantíssimo para o resultado sensorial da sua bebida!

Passo 4:
Adicione as 25g do café moído.

Dica: para esta receita, utilizamos o click 18 no Moedor Manual da Timemore e o café Bourbon Amarelo.

Passo 5:
Finalmente, inicie a extração despejando a água quente sobre o café até finalizar a quantidade exata da receita.

Café coado sendo extraído no filtro de papel
   

Resultado sensorial e de concentração de café do Mugen

Antes de mais nada, notamos que o sabor ficou bem intenso e encorpado. Apesar de ser uma característica natural do café que utilizamos (o Bourbon Amarelo), a acidez diminuiu. Para comprovar esse resultado utilizamos um medidor de TDS que identificou uma concentração bem alta de café (2,38%), explicando a bebida estar mais forte.

Além disso, comparamos esses resultados com uma extração feita no método V60, utilizando exatamente a mesma receita e adivinha? A percepção sensorial no V60 foi completamente diferente do Mugen.

Nesse sentido, na extração feita pelo método V60, a concentração de café foi mais baixa (2,32%), devido ao o fluxo de água deste método que é mais rápido. Concluímos então que o Mugen traz um resultado mais potente à bebida em comparação com o V60.

   

Antes de ir, saiba mais sobre a empresa Hario

A Hario é uma empresa japonesa conhecida mundialmente por sua expertise em produtos para café. Fundada em 1921, a Hario é conhecida por sua alta qualidade em utensílios de café, como cafeteiras de vidro, moedores de café manuais, filtros e chaleiras especiais.

Seus produtos são reconhecidos por sua estética elegante e funcionalidade, e são utilizados por baristas e entusiastas de café em todo o mundo. A Hario é uma marca de referência no mercado de cafés e é conhecida por sua dedicação à excelência em seus produtos.

Diante disso, podemos afirmar que a empresa alcançou seus objetivos ao desenvolver o equipamento Mugen. Afinal, ele foi desenvolvido para facilitar a extração e permitir que iniciantes no preparo de cafés obtenham bons resultados.

Por fim, se você está procurando um equipamento para facilitar a extração do seu café especial, Mugen da Hario é uma ótima opção. Agora, compartilhe esse post com os cafezeiros mais apaixonados que você conhece!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×