Máquina de espresso só serve para fazer café?

INTRODUÇÃO

Se você usa a máquina de café espresso só para fazer café está perdendo tempo e dinheiro! Prepare-se para descobrir que a máquina de café espresso pode fazer mais do que apenas preparar um delicioso café!

 

 

Destrave suas habilidades na máquina de espresso

Antes de mais nada, estamos sempre em busca de aprimorar sua experiência com a bebida mais popular do mundo, ela mesma: o café. Nesse sentido, quando o tema é café e máquina de espresso, existe um universo de técnicas e funcionalidades que trazem novos resultados para sua xícara.

O que poucos sabem é o quanto a máquina de espresso profissional pode ser funcional no dia a dia na cafeteria e como ela pode abrir portas para outras possibilidades para atender seu público. Por exemplo, você sabia que dá para fazer chá na sua máquina de espresso? Parece coisa de doido, mas é verdade. Então hoje vamos falar mais sobre isso e te mostrar algumas funcionalidades da máquina de café espresso:

Café espresso sendo extraído na máquina profissional
 

 

Para que serve a haste de vapor ou vaporizador

Primeiramente, a haste de vapor ou vaporizador, é um bico fino de metal preso ao lado da máquina de café espresso. Os bicos de vapor funcionam liberando vapor da parte mais quente das duas caldeiras por esse tubo fino diretamente no leite. O vapor pressurizado aquece e dá textura ao leite, permitindo o preparo de cappuccinos e lattes.

Essa é a prática mais óbvia do vaporizador. No entanto, você não pode se esquecer de que essa haste é uma ferramenta de aquecimento feita para aquecer e desenvolver técnicas de preparo de qualquer coisa, assim como é feito com o leite. Então, você pode usar sua criatividade no preparo das suas receitas.

Outras funcionalidades da haste de vapor são o preparo de chocolate quente, o cappuccino solúvel, você pode aquecer um uísque, com açúcar para preparar a bebida Irish Coffee, etc. Dá para ampliar os horizontes e desenvolver diversas receitas para o cardápio da sua cafeteria.

Por fim, é importante lembrar que em qualquer receita que você fizer, não se esqueça de fazer a limpeza extrema do bico, para que isso não passe sabor para os próximos preparos.

Vaporizador de leite da máquina de espresso

 

 

Água de chá da máquina de espresso

Pouquíssimas pessoas usam, mas o próprio nome já diz. A “água de chá da máquina de espresso” pode ser extraída em pequenas quantidades e, é comumente usada para fazer chá. Isso já abre a cabeça, né? Afinal, você poderá servir diversos tipos de chá na sua cafeteria e aumentar seu ticket médio, por exemplo.

Nesse sentido, a água de chá também serve para fazer o aquecimento das xícaras. Em cafeterias de grande movimento pode acontecer das xícaras virem frias da pia e essa ferramenta pode ser um recurso para te auxiliar. Você também pode utilizar essa funcionalidade para escaldar algum outro método que precise além da xícara.

Essa função também serve para fazer pequenas higienizações, por exemplo, você pode lavar um palito que usou para fazer algum latte art na água quente.

Além disso, você também pode utilizar essa água quente para fazer cafés em monodoses, como o drip coffee, por exemplo. Porém, é importante lembrar que não é recomendado retirar essa água em grandes quantidades, por isso, não substitua a água de chá por uma boa chaleira em sua cafeteria.

Agora, se você deseja evoluir suas habilidades de barista, aqui vão algumas funcionalidades não tão óbvias da máquina de espresso. Primeiro, dá pra utilizar o vaporizador como aquecedor de ambiente nos dias frios. Ok, é brincadeira!

Extraindo água quente da máquina de espresso
Aquecendo a temperatura da xícara para servir café
 

 

Dicas de uso da máquina de espresso para cafeterias

Antes de mais nada, é incontestável que o investimento em uma máquina de espresso é muito alto, tanto que muitos ainda não sabem se compensa mais alugar ou comprar. Por isso é importante que você saiba usufruir de cada parte dela para garantir o retorno deste investimento para o seu negócio.

Inclusive, se você precisa de assistência técnica nesse sentido, o time comercial da Unique Cafés está pronto para te atender e sanar suas dúvidas, indicar fornecedores e quem sabe, desenvolver uma boa parceria para que você consiga levar nossa diversidade de cafés para sua cafeteria.

Utilidade pública: se você possui uma cafeteria e está em busca de melhores resultados ou se você está planejando abrir seu próprio negócio, o curso Gestão de Cafeterias é ideal para você! Descubra os segredos por trás das grandes cafeterias do mercado e aplique em seu negócio!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

INTRODUÇÃO Você ama café e quer vivenciar outras maneiras de preparar aquela deliciosa xícara de café Frutado? Atendendo a pedidos, elaboramos um manual completo com 10 receitas de preparo do nosso café Frutado, adequadas tanto para cafeterias quanto para o preparo em...

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

INTRODUÇÃO Você já imaginou combinar café com hambúrguer, cafezeiro? Pode parecer inusitado à primeira vista, mas essa combinação tem se destacado na gastronomia contemporânea, trazendo novas experiências de sabor e aroma para pratos clássicos. Neste artigo, vamos...

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

INTRODUÇÃO Se você é um verdadeiro apaixonado por café, sabe que nada supera o aroma e o sabor de um café moído na hora. E para alcançar esse nível de frescor e qualidade, é essencial ter um bom moedor em casa. Nesse sentido, com uma ampla variedade de opções...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×