Por que alguns cafés têm aspecto mais brilhoso?

Por que alguns cafés têm aspecto mais brilhoso?

O que será que o aspecto brilhoso do grão de café significa para qualidade da sua bebida? Venha e descubra!

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, ao explorar algumas cafeterias e empórios por aí, você provavelmente notará em todos os lugares que alguns grãos de café tem aparência mais brilhante e outros tem um aspecto mais opaco. Mas por que alguns cafés parecem brilhar mais do que outros? A resposta pode ser encontrada no ponto de torra dos grãos desses cafés. Continue lendo!

 

 

Afinal, por que alguns cafés têm aspecto mais brilhoso que outros?

Para começar, é importante entender que os grãos de café crus ou verdes não têm esse brilho. É somente durante o processo de torra que o brilho começa a aparecer. Veja ao lado como é o grão de café antes da torra.

Nesse sentido, a torra é o processo de aquecimento dos grãos de café crus para trazer à tona os sabores e aromas característicos do café. É durante esse processo que a aparência brilhante pode surgir. Você pode aprender mais detalhes sobre o processo de torra em nosso artigo “Como a torra influencia o sabor da sua bebida“.

No entanto, aqui está o segredo: quanto mais escura a torra, mais brilhante será o café. Isso ocorre porque, à medida que os grãos são torrados mais escuros, o óleo natural presente nos grãos é liberado, criando o brilho característico. Portanto, se você vir um café com um brilho intenso, é provável que ele tenha sido torrado por um tempo mais longo e a uma temperatura mais alta. Será que isso é um bom sinal?

Grão de café cru
Diferença no ponto de torra dos cafés
 

 

Cafés mais brilhantes são melhores?

NÃO! Geralmente, quando o café tem aspecto brilhoso é porque passou do ponto de torra. Em outras palavras, são cafés carbonizados, onde o brilho externo indica que tudo o que tinha de bom nas características daquele determinado café foi queimado. Os óleos saíram do café e na xícara não terão qualidade para apresentar. Portanto, é comum cafés como estes apresentarem forte amargor, o sabor é agressivo e os grãos tendem a oxidar mais rápido.

Em contrapartida, cafés mais opacos, torrados corretamente, têm suas características sensoriais em potencial presas dentro do grão e só são liberadas no momento da extração, proporcionando uma experiência sensorial mais agradável.

Torrador verificando o ponto de torra do grão de café
 

 

Importância de sempre investir em cafés de qualidade

Sabemos que, quando se trata de escolher um café para desfrutar em casa, muitas pessoas ainda optam pelos tradicionais pacotes de café vendidos em supermercados. Afinal, são fáceis de encontrar, geralmente “baratos” e convenientes.

No entanto, esses cafés não são necessariamente a melhor escolha para você que procura algo mais do que apenas uma bebida matinal. Então, por que optar por um café comum quando você pode experimentar os sabores únicos, emocionantes e extraordinário de um café especial?

Em outras palavras, comprar café especial não é gasto, é investimento! Cafés especiais são grãos de café cultivados em fazendas selecionadas, que são colhidos e processados com cuidado para criar um sabor único e delicioso à sua xícara. Esses cafés são geralmente mais caros do que os cafés tradicionais de mercado, mas vale a pena cada centavo pelo sabor e qualidade superior que cada grão oferece. Caso ainda não esteja convencido, confira nosso vídeo no YouTube que explica detalhadamente por que cafés especiais são caros.

Agora, vamos falar sobre a importância de escolher cafés especiais ao invés dos tradicionais de mercado. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar a troca:

1 – Sabor único e delicioso
Como mencionado anteriormente, os cafés especiais são cultivados e processados com cuidado para criar um sabor único. Esses cafés oferecem uma variedade de sabores, que vão desde notas florais e frutadas até sabores mais complexos e encorpados. Ao experimentar um café especial, você terá uma experiência de sabor única e emocionante que não encontrará em um café tradicional de mercado.

2 – A qualidade é superior
Os cafés especiais são colhidos e processados com cuidado para garantir que apenas os melhores grãos sejam selecionados. Isso significa que a qualidade do café especial é superior à dos cafés convencionais de mercado, que geralmente contém cafés de baixíssima qualidade, colhidos podres ou verdes, resíduos e às vezes, pode ser que tenha realmente café no pacote. Ao escolher um café especial, você pode ter certeza de que está desfrutando de um produto de qualidade superior.

3 – Suporte aos pequenos produtores
Ao investir em cafés especiais, você está apoiando pequenos produtores que trabalham duro para criar um produto de qualidade superior para sua mesa. Muitos produtores de café especial são agricultores familiares que lutam para sobreviver em um mercado dominado por grandes empresas. Ao optar por cafés especiais, você está apoiando esses produtores e ajudando a sustentar suas comunidades locais.

4 – Sustentabilidade
Os produtores de café especial geralmente seguem práticas de cultivo e colheita mais sustentáveis do que os produtores de café convencionais de mercado. Eles tendem a se concentrar em técnicas de cultivo orgânico e biodinâmico, que minimizam o uso de pesticidas e fertilizantes químicos. Isso não é apenas melhor para o meio ambiente, mas também pode resultar em um café mais saudável e saboroso para sua xícara!

Concluindo, fuja desses cafés que são muito bonitos e brilhosos, escolha cafés mais opacos e de qualidade especial. Afinal, nem tudo que reluz é ouro, né? Agora, compartilhe essa informação com os cafezeiros que são importantes para você!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×