Retrogosto: como identificá-lo no café - Unique Cafés

Retrogosto: como identificá-lo no café

Entenda o que é retrogosto e como este atributo é importante nas avaliações de cafés especiais. Isso é tudo o que você precisa saber!

INTRODUÇÃO

Primeiro, você sabe o que é o retrogosto do café? Se a resposta for não, infelizmente não dá para ser um cafezeiro oficial se você não sabe o que isso significa. Não se prenda ao hábito de só tomar uma xícara de café pela manhã, afinal, temos um universo para desbravar. É por isso que hoje você aprenderá de forma prática e bem retrô como identificar o retrogosto do café!

 

 

O que é retrogosto?

tudo o que você precisa saber sobre retrogosto no café

Antes de mais nada, tecnicamente retrogosto é o sabor que fica na boca após ingerirmos algum alimento. Também é conhecido como sabor residual, acabamento, “after taste” ou, de forma bem fácil de entender, aquele “bafinho de café” mesmo. Em outras palavras, remete ao sabor que perdura em seu paladar após beber sua habitual xícara de café.

Além disso, o retrogosto também é um importante atributo que determina a qualidade do café especial. Nesse sentido, provadores conseguem avaliar se o café tem retrogosto agradável (longo, doce, intenso ou alguma nota sensorial específica) ou desagradável (que não permanece, ou que deixa um amargor indesejável, com gosto de queimado).

Saber mais sobre este atributo mudará suas perspectivas sobre o sabor do café. Por exemplo, pense na música mais retrô que você conhece, com certeza ela marcou sua infância ou algum momento específico de sua vida, certo? Com o café acontece a mesma coisa! Quando identificamos uma nota especial no retrogosto, isso fica em sua memória, juntamente com as informações sobre qual era aquele café, com quem você estava tomando e em qual lugar. Perceber essas notas é uma oportunidade de guardar pequenas memórias que valem à pena se recordar!

   

Como sentir o retrogosto?

aprenda como identificar o retrogosto no café

Primeiramente, o retrogosto do café, ou demais alimentos, é percebido através do paladar e olfato, visto que estão intimamente relacionados. Bom, vamos te explicar melhor!

As papilas gustativas da língua identificam os sabores, enquanto os nervos do seu nariz identificam os odores do café. Essas sensações são transmitidas ao seu cérebro, que processa as informações para serem reconhecidas e apreciadas em conjunto.

Nesse sentido, alguns sabores mais simples, como o amargor, a doçura e a acidez são reconhecidos sem que o olfato intervenha. Em contrapartida, sabores mais complexos exigem os dois sentidos.

Recentemente, passamos por um momento muito específico que afetou diretamente o tema do retrogosto. Muitas pessoas perderam sua capacidade de sentir o sabor e cheiro dos alimentos por causa do Covid-19. Nessa perspectiva, alguns dados apontam que 40% a 68% das pessoas infectadas perderam essa sensibilidade.

Sistema sensorial indicando como sentir o retrogosto

Então, muitos médicos, cientistas e pesquisadores especializados na área da saúde se dedicaram a pesquisas que trouxessem soluções para este problema que afetou diversas pessoas, inclusive, profissionais que utilizam esses sentidos para trabalhar, como mestres de torra, provadores, entre outros.

Diante disso, quer saber de uma curiosidade realmente impactante? Posteriormente, um renomado médico da área olfativa, Doutor Fornazieri, aprofundou-se nos estudos e comprovou, mais uma vez, que o olfato é o sentido principal responsável por trazer a sensação de sabor. Dá para acreditar? Sim, a grosso modo, você sente muitos sabores pelo nariz! Fizemos um vídeo sobre avaliação sensorial que pode te ajudar a entender melhor do assunto, clique aqui para assistir!

O retrogosto do café não é só mais uma informação do rótulo, é um fator determinante de qualidade da bebida. Saber como senti-lo pode ressignificar sua experiência com os cafés que você provará a partir de hoje.

   

Como o retrogosto do café é avaliado?

entenda como o retrogosto é um fator importante para cafés especiais

Atualmente, os cafés especiais passam por avaliação técnica e mais algumas etapas. Você pode aprender mais sobre essa avaliação em nosso artigo sobre “Como cafés especiais são pontuados”. No entanto, focaremos agora no retrogosto.

Quando chega o momento do provador avaliar o retrogosto do café, ele avalia a intensidade e determinadas características específicas do café. Em outras palavras, ele avaliará se o retrogosto é persistente ou não e quais são as características que acompanham essa lembrança.

Nesse sentido, se você é assinante do nosso Clube de Assinatura de Café, sabe que, juntamente do café, enviamos alguns cards onde informamos essa descrição de sabor. Dê uma olhada:

Descrição de retrogosto em rótulo de café
Porém, como citamos anteriormente, o retrogosto não é só uma informação no rótulo. Quando você aprende a percebê-lo, é possível expandir suas experiências sensoriais nesse universo de cafés tão extraordinários. Você passará a interpretar não somente o primeiro contato com o café, mas a lembrança sensorial que ele deixa após ser ingerido.
   

Treinando a percepção do retrogosto em casa

técnica para entender sobre retrogosto em cafés especiais

Parece muito difícil, mas não são só os especialistas treinados que conseguem perceber o retrogosto do café. Você consegue treinar suas habilidades e perceber isso em casa mesmo, faça o teste! 1 – Primeiro, separe um pouco de canela em pó. 2 – Em seguida, tape suas narinas e coloque um pouco da canela na ponta da língua. 3 – Agora, ainda com o ar preso, espalhe a canela na boca e tente perceber o gosto que ela tem. 4 – Nesse momento, note que você sente a textura, mas não a potência que a canela naturalmente proporciona. 5 – Por fim, solte o ar e note que essa percepção muda, você só sentirá a intensidade do sabor da canela depois que liberar o sentido olfativo e essa sensação irá perdurar em seu paladar por algum tempo. Nesse sentido, quando você for provar um café, faça o mesmo. Não precisa tapar o nariz agora, mas coloque a bebida na boca, percebendo a primeira sensação que o café te oferece. Depois, volte a respirar e analise por quanto tempo as notas perduram após ingerir o café. Assim, você identificará qual é a potência do retrogosto. Concluindo, perceber o retrogosto do café em casa não é tão difícil assim. Porém, quando se trata de profissionais que precisam avaliar a qualidade do café, é essencial que estejam bem de saúde para não interferir no resultado. Cada café e tipo de extração podem te proporcionar uma sensação diferente de retrogosto, por isso, vale muito a pena ativar essa sensibilidade em sua rotina. Assim, você saberá o que é retrogosto, na prática, e terá a lembrança de apreciar cafés inesquecíveis.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×