4 Perguntas que Todo Barista Deve Saber Responder

Confira as 4 perguntas que todo barista deve saber responder. Será que você barista realmente sabe o que está fazendo?

INTRODUÇÃO

Será que você barista sabe realmente o que está fazendo? Afinal, há tanto mais para saber sobre o café do que apenas servir um espresso ou um cappuccino. Portanto, hoje preparamos alguns insights valiosos sobre as 4 perguntas que todo baristas deve saber responder e garantir uma experiência verdadeiramente deliciosa aos clientes!

 

 

1. Qual classificação de café você trabalha?

Antes de mais nada, a primeira pergunta básica que você como barista deveria saber responder é sobre a classificação do café que você irá servir ao seu cliente. Saber se o café é Gourmet, Superior, Extra Forte, Especial ou até mesmo cafés Extraordinários com pontuação muito alta, é básico e essencial para um barista. Afinal, essa informação não apenas ajuda a determinar o tipo do café que está sendo servido, mas também revela seu conhecimento e sua paixão pelo produto que a cafeteria está oferecendo.

Tipos de Cafés
 

 

2. Qual é a origem do café?

Saber da origem do café é fundamental para que seu cliente compreenda as características únicas de sabor e aroma do seu café. Portanto, saber qual a fazenda ou região de onde o café foi cultivado, a safra e a variedade do grão, conhecer a história por trás do café não apenas adiciona profundidade à experiência do cliente, mas também destaca o cuidado e a dedicação envolvidos em sua produção.

Origem do Café
 

 

3. Sobre o café

Agora, se você é um barista, em outras palavras, um especialista em cafés especiais, sabe que o café é mais do que apenas uma simples bebida – é uma experiência sensorial. Portanto, saber descrever o processo de preparo do café, incluindo o perfil de torra e os benefícios sensoriais únicos de cada variedade servida na cafeteria é o mínimo que um barista profissional deve saber na ponta da língua.

Nesse sentido, um bom barista será capaz de explicar como o café foi desenvolvido para realçar suas características distintas e oferecer uma experiência verdadeiramente memorável ao seu cliente. Só dizer que o “café é muito bom”, não é o suficiente.

Grão de Café
 

 

4. Quais são as melhores formas de desfrutar deste café?

Cada café tem suas próprias características e nuances, e o método de preparo pode influenciar significativamente o seu sabor final. Nesse sentido, você como barista deve saber quais métodos de preparo é recomendado para realçar as qualidades de cada café servido em sua cafeteria.

Por exemplo, o Tiger Espresso é um café que direcionamos à venda apenas para cafeterias. Realizamos anos de pesquisas com coffee experts para desenvolvermos essa receita em parceria com os principais produtores, degustadores e baristas do Brasil.

Suas notas de chocolate e avelã, acidez cítrica, corpo cremoso, sabor final prolongado de chocolate meio amargo e caramelo tostado, fazem com que o melhor método de preparo para este café seja o espresso!

Por fim, um bom barista será capaz de oferecer orientações personalizadas para garantir que você desfrute de uma xícara de café perfeita, adaptada às suas preferências individuais.

Método de Preparo
 

 

5. A Importância do Treinamento de uma Equipe Qualificada

Além de garantir que o barista seja capaz de responder às perguntas dos clientes, é fundamental investir no treinamento de toda a equipe que trabalha em uma cafeteria. Um ambiente acolhedor e profissional é essencial para proporcionar uma experiência positiva aos clientes.

Agora, se você é um barista e deseja suprir essa demanda crescente no mercado, gostaríamos de lembrá-lo que é importantíssimo que você esteja sempre atualizado no mercado de cafés especiais. Para isso, fique a vontade para acompanhar os novos conteúdos do nosso Blog, Instagram, TikTok e YouTube, toda semana. Desfrute também dos nossos cursos e treinamentos para baristas e donos de cafeteria! Conte com a gente!

Importância de uma Equipe de Qualidade

Em última análise, a qualidade da experiência do seu cliente com o café, depende da interação com seu barista. Ao saber responder essas perguntas da forma certa, você poderá transformar uma simples xícara de café em uma jornada sensorial verdadeiramente enriquecedora.

Se você é um coffeelover, gostaríamos de encorajá-lo para a próxima vez que você entrar em uma cafeteria, não hesite em fazer essas quatro perguntas fundamentais ao barista que estiver se servindo e mergulhar no rico universo do café.

 

 

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Aqui, na Unique Cafés, entendemos que a cafeteria é o ponto de comunicação entre o produtor e o consumidor final e acreditamos no potencial que este empreendimento representa para o mercado de cafés especiais. Com anos de bagagem e experiências, sabemos das necessidades únicas que seu negócio pode enfrentar e estamos aqui para ajudá-lo a prosperar.

Com um portfólio completo de produtos e soluções, estamos prontos para elevar a qualidade e a experiência dos seus clientes em sua cafeteria. Desde os espressos mais intensos, como o renomado café Tiger, até a variedade de perfis exclusivos para coados, incluindo lançamentos mensais de Edições Limitadas, Raridades e a linha Cafés do Brasil, temos tudo o que sua cafeteria precisa para se destacar.

Além disso, oferecemos uma seleção de itens para o empório, uma área muitas vezes subestimada, mas com grande potencial para aumentar as vendas e a satisfação dos seus clientes. Podemos ajudá-lo a transformar seu empório em um verdadeiro paraíso para os coffeelovers, o que aumenta seu ticket médio e garante compra de recorrência.

Queremos ser seu parceiro nessa jornada para o sucesso, cafezeiro! Se você está pronto para levar sua cafeteria para o próximo nível, clique no botão abaixo, fale com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar sua cafeteria a alavancar nas vendas e encantar seus clientes!

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Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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