Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Curiosidades sobre café: 07 dicas para evitar o desperdício

Curiosidades sobre café que te ensinam como evitar o desperdício que a maioria das pessoas não sabem que estão cometendo.

INTRODUÇÃO

A gente não chega a ser um Julius da vida, não é questão de “pão durice“, mas desperdiçar café de alta qualidade, cultivado com tanto amor e cuidado, é uma coisa que ninguém quer, não é mesmo? Então, fica ligado nessas curiosidades sobre café aprendendo como evitar o desperdício da qualidade e, quem sabe, até garanta uma “brusinha” nova nesse fim de mês com as economias!

Nesse sentido, desde a compra ao armazenamento, você precisa estar atento ao desperdício para não perder dinheiro. O café gera grande impacto desde o seu plantio, na colheita, até chegar em sua xícara, são processos muito detalhados. Portanto, devemos nos preocupar com o desperdício e fazer nossa parte pela sustentabilidade, procurando maneiras de reduzir o que vai para o lixo. Quer saber mais? Continue lendo e repense

Primeiro passo para evitar o desperdício de café

se pergunte: qual é o meu perfil de café?
Primeiramente, você precisa repensar se está aproveitando plenamente aquilo que o café pode te proporcionar e, para isso, você também precisa definir qual perfil de café agrada seu paladar. Afinal, comprando um café que você não gosta, aumenta a chance de desperdício. Como essa descoberta só acontece quando você prova cada um deles, vale a pena você conhecer nosso clube de assinatura: o Clube U. Nós temos planos incríveis e você pode receber até 3 cafés diferentes exclusivos mensalmente em sua casa. Assim, você descobre qual perfil de café te agrada mais e não corre o risco de enjoar deles, afinal, todo mês é uma experiência inédita! Saiba mais!
Mulher tomando café em caneca personalizada

Segundo passo para evitar o desperdício de café

o armazenamento
Em casa ou na cafeteria, você precisa ficar atento a este detalhe! Como você está condicionando seu café? Como você o preserva a qualidade do seu café? Afinal, se perder qualidade, perderá o sabor do café e tornará lixo. Nesse sentido, cafés de alta qualidade exigem uma atenção maior para o armazenamento. Como matéria orgânica, o café está sujeito a passar por reações químicas naturais de degradação, porém, existem maneiras de preservar a qualidade e retardar esse processo, aproveitando ao máximo esse fruto tão rico de sabores. Você sabia que o maior inimigo do café é o oxigênio? Em outras palavras, o café possui vários componentes químicos que, quando em contato prolongado com o oxigênio, podem trazer sensações bem desagradáveis à sua bebida. Veja bem, chamamos de oxidação a reação química que acontece quando uma matéria, no caso o café, entra em contato com o oxigênio, causando alterações em suas propriedades, interferindo em suas principais características como: aroma, sabor, pigmentação, dentre outros fatores. Portanto, se você não armazenar seu café da forma correta, a qualidade da bebida se perderá. Então, não dá para deixar seu café especial “dando sopa” aí na cúpula do moedor da cafeteria, muito menos jogado no balcão da cozinha da sua casa sem ser devidamente armazenado. Portanto, a dica mais importante para evitar o desperdício é: compre a quantidade de café que você for consumir ou moa o café segundo a movimentação de clientes da sua cafeteria. Dica especial: temos o elástico antioxidante disponível em nossa loja virtual, um produto excelente para te ajudar a armazenar o café, retardando a oxidação e degradação dele. Clique aqui para conhecer! Mas vale lembrar que todos nossos cafés já vão com um elástico de proteção junto da embalagem.
Dica especial para armazenar café especial sem desperdiçar

Terceiro passo para evitar o desperdício de café

usar a moagem adequada para melhor rendimento
Antes de mais nada, entenda que cada etapa para o café especial é importante e coloca em jogo o resultado da sua bebida na xícara. Em outras palavras, será que a moagem do café está adequada ao método de preparo que você está aplicando? Nossa tendência humana é sempre jogar fora quando não gostamos do sabor. Por exemplo: se você está preparando um café no coador de pano em sua casa e a moagem do café estiver mais grossa, a água não conseguirá absorver as propriedades de sabor do café corretamente. Então, você vai provar, achar horrível e jogará esse café todo na pia. Ou pior ainda, você servirá esse café para seu cliente, ele ficará insatisfeito e talvez nunca mais volte a consumir em sua cafeteria. Triste, né? Afinal, cada método de preparo, ou cada equipamento, exige uma moagem adequada. Inclusive, sempre que ensinamos alguma receita em nosso canal no YouTube, mostramos a moagem correta. Então, procure saber qual é a moagem certa para obter maior aproveitamento da bebida e evitar desperdícios no seu método de preparo favorito. Clique aqui para ver nossa playlist de métodos de preparo. Ah, e você pode aprender tudo sobre moagem clicando aqui!

Quarto passo para evitar o desperdício de café

escolha o equipamento adequado
Assim como a moagem, pensar no equipamento adequado também evitará o desperdício do seu café. Por exemplo: se em um equipamento V-60, você se esquece de fazer a pré-infusão, deixará de extrair grande parte da qualidade sensorial do café, gerando desperdício. Caso você não saiba o que é tempo de pré-infusão clique aqui, é uma dica de ouro para preparar seu café com mais sabor! Nessa mesma perspectiva, café ruim não dá para “descer goela abaixo“. Se você é barista ou dono de cafeteria e manuseia máquinas de espresso, fique atento para não desperdiçar no momento da regulagem do espresso. Observe se o seu barista é realmente capacitado para manusear as máquinas da sua cafeteria, isso também evita desperdício. Temos um vídeo que explica como encontrar a moagem certa para sua máquina de espresso. Além disso, o moedor de café que você usa é importantíssimo. Moedores eletrônicos que controlam qualidade de proporção são ideais para evitar desperdício de café. Saiba mais sobre moedores aqui!

Quinto passo para evitar o desperdício de café

use a proporção adequada para o método e perfil
Ficar esperto nas proporções da receita também é essencial para evitar desperdícios. A proporção é, basicamente, quanto de água será adicionado para uma quantidade específica de pó de café. Na verdade, a proporção é um assunto mais abrangente do que você imagina, afinal, envolve a moagem, o equipamento, o café e seu gosto pessoal. Por exemplo: se o perfil de café é mais encorpado, mais forte, com processos de torra mais intensos (como o Unique Frutado), ao colocar um pouco mais de água na receita, traz um bom resultado se você não gosta de tanta intensidade. Em contrapartida, perfis como o Bourbon Amarelo, com notas sensoriais mais suaves, delicadas, com acidez mais pronunciada, ao adicionar mais de água pode deixar o sabor mais fraco. Ou seja, nem sempre é bom seguir uma receita do Frutado quando for fazer um Bourbon. Portanto, defina sua preferência de perfil de café e analise as características para reproduzi-lo na proporção, moagem e equipamentos que fazem sentido com o que o café tem para oferecer. Agora, outro ponto importante para observar bem são as proporções conforme o método de preparo utilizado. Existem métodos de preparo que utilizam uma proporção menor de café em relação à água e o resultado é maravilhoso, como a Kalita, por exemplo. Você evita desperdício, economiza e aprecia um bom café. Lembrando, nós temos uma playlist completa em nosso canal no YouTube que ensina vários métodos de preparo indicando as proporções para cada um deles. Assim não tem como errar. Além disso, outra opção que evita desperdícios é o drip coffee, um produto inovador e simplificado, em que você pode levar para qualquer lugar, inclusive para viagem. O maior benefício desse produto é que ele já vem com proporção e moagem correta de café no sachê com um passo a passo super simples para preparar. Tudo que você precisará é um pouco de água quente. Saiba mais!

Sexto passo para evitar o desperdício de café

não utilize café novo no treinamento do latte art
Esse passo pensamos especialmente nos baristas que descobriram o universo dos desenhos nas xícaras a base de leite: o latte art. Geralmente, no período de treinamento causa muito desperdício de café, assim como de leite. Além disso, nem sempre eles são consumidos. Neste caso, para evitar o desperdício temos algumas dicas. Primeiro, treine na xícara da bebida que o cliente pediu. Outra forma de praticar é adaptando técnicas como a do “latte art com detergente”, você pode aprender como fazer clicando aqui. Para evitar o desperdício do café, priorize usar o café mais antigo e que não seria tão aproveitável em uma xícara.
Barista praticando latte art sem desperdícios

Sétimo passo para evitar o desperdício de café

utilizar balança para manter o padrão de rendimento

Utilizar uma balança para manter o padrão de rendimento das receitas é essencial para evitar o desperdício de café em sua cafeteria. Esqueça a ideia de reproduzir receitas “no olho“. Portanto, siga a ficha técnica, isso é importantíssimo para obter um bom resultado financeiro para sua cafeteria evitando desperdício de ingredientes e garantindo a exatidão do produto final que está oferecendo.

Agora, se você está procurando uma solução rápida e caseira, a colher de medidas pode te ajudar. Lembre-se que isso não é frescura, mas uma forma de contabilizar gastos e evitar desperdícios.

Concluindo, todos esses passos foram pensados de modo a preservar a qualidade e o bom aproveitamento do seu café. Então, se você estiver fazendo o contrário, provavelmente está perdendo a matéria-prima e também seu dinheiro. Não desperdice, preserve e aproveite ao máximo as propriedades da sua bebida favorita!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Café amargo: saiba como evitar

Café amargo: saiba como evitar

INTRODUÇÃO Será que a estratégia para evitar o amargor do café é só adicionar açúcar na xícara? Antes de mais nada, é ideal que você entenda essa afirmação: o café especial pode ter notas de amargor naturalmente, porém, na dose certa. Essa característica, assim como a...

Como cafés especiais são pontuados?

Como cafés especiais são pontuados?

INTRODUÇÃO Você sabe como cafés especiais são pontuados? Primeiramente, não é adivinhação, simpatia pelo café, amizade com o produtor nem o número do bingo do último sábado. Em outras palavras, o assunto é complexo e interessante, então decidimos te explicar um pouco...

O que é café Arábica e Robusta?

O que é café Arábica e Robusta?

INTRODUÇÃO Que negócio é esse de café "100% Arábica"? Será que se eu tomar esse café a vida inteira chego a aprender árabe por osmose? Afinal, o que é café Robusta? O que comem, onde vivem? A gente lê isso em várias embalagens de café e até achamos legal, mas na...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0
    0
    Carrinho
    Carrinho vazioRetornar à loja
    Conversar
    Oi, precisa de uma mãozinha?

    ×