Como deixar o café mais encorpado na Prensa Francesa?

Como deixar o café mais encorpado na Prensa Francesa?

Será que tem jeito? Aprenda como deixar seu café mais encorpado utilizando a Prensa Francesa!

INTRODUÇÃO

Há quem diga que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás somente da água. E não é para menos! Afinal, quem não gosta de começar o dia com uma xícara fumegante de café fresco?

E se você, assim como a gente, é fã da Prensa Francesa, sabe que não existe nada melhor do que sentir aquele aroma delicioso do café sendo extraído lentamente. Mas você já se perguntou o que faz com que o café fique mais encorpado nesse método de preparo? Pois bem, cafezeiro, hoje vamos te contar tudo sobre esse assunto!

 

 

O que significa o termo “café mais encorpado”?

Antes de mais nada, é importante entender o que significa o tal “corpo” do café. Basicamente, o corpo se refere à sensação de “peso” que a bebida tem na boca. Um café encorpado, portanto, é aquele que tem uma sensação mais pesada e viscosa na língua, enquanto um café mais “leve” tende a ser mais líquido e escorregadio.

Além disso, o corpo do café é um dos atributos avaliados quando o assunto é pontuação de cafés especiais. Em outras palavras, diferente dos cafés convencionais de mercado, antes de serem comercializados, os cafés especiais são avaliados e recebem em seu registro as notas sensoriais determinadas pelo profissional Provador (ou Q-Grader).

Por isso, alguns cafés por origem já apresentam a característica de serem mais encorpados devido à maturação ou aos processos em que foram submetidos, etc… Você sabia disso?

 

 

Como deixar o café mais encorpado utilizando a Prensa Francesa?

Mas afinal, será que é possível deixar o café mais encorpado utilizando a French Press? Bom, existem alguns fatores que influenciam nessa característica:

1 – Tipo de grão:
Uma das principais influências no corpo do café é o tipo de grão utilizado. Grãos mais torrados tendem a produzir uma bebida mais encorpada, enquanto os grãos mais claros tendem a ser mais leves. Isso porque a torra mais escura extrai mais óleo dos grãos, o que contribui para a sensação de “peso” na boca.

Portanto, se o café utilizado na extração já não tiver a característica de ser um café encorpado, não terá como perceber essa intensidade na xícara. Sacou?

Grãos de café torrado

 

2 – Tempo de infusão:
Outro fator importante é o tempo de infusão do café na água quente. Na Prensa Francesa, o café é mergulhado na água quente por alguns minutos antes de ser filtrado. Quanto mais tempo o café ficar em infusão, mais encorpado ele tende a ser. No entanto, é preciso ter cuidado para não extrair demais o café e deixá-lo com um sabor amargo.

Ah! Inclusive, temos um artigo falando sobre 3 técnicas inusitadas para aplicar na Prensa Francesa e uma delas é especificamente sobre pré-infusão! Não deixe de passar por lá para conferir depois que terminar este!

Infusão na prensa francesa

 

3 – Proporção de café e água:
A proporção entre a quantidade de café e a quantidade de água também influencia no corpo da bebida. Se você usar mais café do que o necessário para a quantidade de água, o resultado será um café mais encorpado. Mas, novamente, é preciso ter cuidado para não exagerar e acabar com um café muito forte e amargo, tá?

Prensa Francesa

 

4 – Moagem do café:
A moagem do café também é importante. Para a Prensa Francesa, recomenda-se uma moagem mais grossa, que permite que a água passe pelo café lentamente e extraia mais os sabores e o corpo. Se você usar uma moagem muito fina, corre o risco de acabar com um café muito amargo.

No entanto, você pode fazer o teste de encontrar uma espessura entre a moagem número 8 e 10 e realizar a extração. Caso você queira fazer esse teste, vale a pena resgatar o vídeo sobre tipos de moagem em nosso canal no YouTube e entender melhor como funciona.

Tipos de moagem para Prensa Francesa

 

Concluindo, sejamos sinceros: o que realmente faz o café ficar mais encorpado na Prensa Francesa é o amor e a dedicação que você coloca no preparo e na escolha do café. Afinal, se o café for ruim, não há fórmula mágica para o torne um bom café! Fica a dica!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×