Como fazer Bolo de Brigadeiro com Café - Receita Super Fácil

Como fazer Bolo de Brigadeiro com Café

Bolo de brigadeiro com café para surpreender seu paladar! Receita que deixa a massa levinha, fofinha e super saborosa. Aproveite!

INTRODUÇÃO

Inspirados no brigadeiro de café, decidimos mostrar passo a passo uma receita que muitos já nos pediam: um bolo de brigadeiro com café! Além de prática, você pode fazer variações do seu gosto e encantar as visitas em casa ou clientes da sua cafeteria. Aproveite!

 

 

Antes, um papo sobre o café na gastronomia

Atualmente, o café, conhecido como uma das bebidas mais amadas mundialmente, não tem se limitado apenas na dose de espresso, muito menos na boa xícara de café coado. Coffeelovers, também apaixonados por culinária, constantemente desfrutam de novas experiências com café além da composição nos drinks. Afinal, café e gastronomia tem tudo a ver.

Diante da enorme variedade de grãos e formas de preparo, o café proporciona infinitas possibilidades à gastronomia, participando de pratos com sabores únicos e inesquecíveis. Porém, é necessário sempre selecionar um café de qualidade e buscar o tipo de grão que combina melhor com a sua receita.

Para a receita de bolo de café, por exemplo, escolhemos o café Unique Frutado, que representa uma bebida doce e causa sensação aveludada no céu da boca. Além disso, o preparo da bebida permite a percepção de amargor reduzido pela doçura natural do próprio fruto. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate. Portanto, casou perfeitamente com o brigadeiro de café da receita que já vamos te ensinar. Anota aí!

 

 

Ingredientes do bolo de café

3 ovos;
1 xícara e meia de açúcar refinado;
1 xícara de óleo;
100ml de um café mais forte (50g de café em moagem fina para 200ml de água);
1 colher de sopa de chocolate em pó 50%;
2 xícaras e meia de farinha de trigo;
Manteiga para untar;
1 colher de sopa de fermento;
Brigadeiro de café para finalizar.
 

 

Como fazer Bolo de Brigadeiro com Café

Passo 1
Primeiramente, adicione os 3 ovos e o açúcar refinado em uma batedeira ou algum outro recipiente adequado para o preparo da massa. Misture bem!

Dica: se você não tiver um fue, fique à vontade para utilizar uma colher ou um garfo. Essa receita é bem simples de fazer.

Ovos e açúcar para fazer bolo

 

Passo 2
Agora, adicione o óleo e misture novamente. Note que a mistura já muda de textura.

Textura da massa de bolo após acrescentar óleo

 

Passo 3
Finalmente, adicione o café e misture.

Dica: semelhante ao café turco e quebrando o paradigma sobre colocar café na água, para fazer essa receita de bolo de brigadeiro com café, utilizamos 50g de café em moagem fina para 200ml de água. Fervemos essa mistura e, em seguida, filtramos.

Adicionando café na receita de bolo

 

Passo 4
Depois disso, coloque o chocolate em pó, a farinha de trigo e misture a massa novamente.

Massa de bolo após acrescentar farinha e chocolate em pó

 

Passo 5
Acrescente o fermento e misture a massa outra vez.

Dica: a tampinha do fermento em pó Royal tem exatamente a medida que você precisa.

Acrescentando fermento em pó na receita do bolo

 

Passo 6
Pronta a massa, agora é hora de untar a forma. Então, utilize a manteiga e um pouco de farinha de trigo para passar no fundo e nas laterais da forma.

Forma de alumínio untada com manteiga e farinha

 

Passo 7
Em seguida, verta a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 40 minutos.

Colocando massa de bolo na forma de alumínio

 

Passo 8
Por fim, após cozida a massa, retire o bolo da forma e acrescente o brigadeiro de café por cima para finalizar!

Dica 1: aprenda fazer brigadeiro de café em 6 passos aqui em nosso site mesmo!
Dica 2: caso você tenha guardado o brigadeiro na geladeira e ele endureceu, coloque-o em uma panela, acrescente um pouco de leite ou creme de leite e misture até chegar no ponto da cobertura.

Adicionando brigadeiro de café no bolo

Está pronto!
Surpreenda o paladar da sua família, visitas e até mesmo os clientes da sua cafeteria!

Dica: para deixar mais atrativo, você pode polvilhar chocolate em pó e grãos de café. Vai ficar ainda mais apetitoso!

Apresentação de bolo de brigadeiro com café
 

 

Análise sensorial do Bolo de Brigadeiro com Café

Primeiramente, a massa ficou bem macia, leve e fofinha. Do jeito que você sonha quando busca uma receita de bolo de café para fazer na internet.

Além disso, este bolo de café é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose, pois a massa não tem leite. Porém, você precisará consumir sem a cobertura, pois o brigadeiro de café possui o leite condensado na receita.

Concluindo, essa é uma receita super fácil de fazer, mas promete surpreender o paladar de todos que provarem. Combine-a com uma xícara de café coado feito na hora ao redor da mesa com pessoas importantes para você. Ah! Depois que fizer a receita, conta pra gente aqui nos comentários o que achou!

Barista e Gastrônomo sentados na mesa do café
 

 

Outras receitas gastronômicas com café

Existem diversas receitas deliciosas com café em sua composição que podem elevar o nível das suas experiências gastronômicas com café. Vamos fazer uma pequena lista para você. Confira:

  • Hambúrguer com cebola caramelizada e café;
  • Brigadeiro de café;
  • Harmonização de café com queijos;
  • Molho Teriyaki com café;
  • Carré de cordeiro ao molho de café com hortelã, entre outras.

Deu até fome, né? A maioria dessas receitas estão na nossa playlist de gastronomia no YouTube. Então, inspire-se e lembre-se de sempre consumir café de qualidade!

Frutado

Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×