Como são definidos os lotes de café?

Como são definidos os lotes de café?

Esclarecemos as definições de: lote, talhão, microlotes e a importância da rastreabilidade. Facilitando a compreensão na próxima vez!

INTRODUÇÃO

Você sabe mesmo de onde vem o café que está tomando, cafezeiro? Hoje vamos falar sobre a importância da rastreabilidade do café e como isso é importante para o resultado sensorial da sua bebida. Também esclareceremos as definições do que é lote, talhão, microlote, etc… Assim, ficará mais fácil de compreender a próxima vez que ler ou ouvir essas palavras!

 

 

Antes, entenda o que é talhão?

A expressão “talhão“, na linguagem do café, refere-se a uma área específica de plantação de café em uma fazenda ou propriedade agrícola. É uma divisão geográfica usada para organizar e gerenciar a produção de café, permitindo que os agricultores monitorem e cuidem de cada área de forma mais eficiente. Cada talhão pode ter características de solo, variedades de café e condições de crescimento específicas, o que influencia no manejo agrícola e na colheita.

Em outras palavras, imagine o talhão como se fosse a organização de uma cidade, dividida em bairros. Aqui é onde começa a rastreabilidade do café, ou seja, a identificação de qual região da fazenda está localizada aquele determinado café. Veja um exemplo abaixo do talhão de Catucaí Amarelo 24/137 do nosso querido amigo e produtor Álvaro Coli:

Placa identificando talhão da plantação de café

 

 

O que é um lote de café?

Os termos “lote” e “talhão” são frequentemente usados para se referir a diferentes aspectos da plantação de café. Mas você sabe como identificar um lote de café?

Um “lote” de café refere-se a uma quantidade específica de café produzido em uma safra. Ele pode ser composto por grãos de café colhidos em diferentes talhões ou áreas da fazenda. Nesse sentido, os lotes são frequentemente separados com base em critérios de qualidade, como região de origem, variedade, método de processamento ou perfil de sabor. Além disso, são identificados e rastreados para garantir a consistência e qualidade dos grãos. Deu para entender?

Caderno de anotações para produtores de café

Em resumo, enquanto o talhão se refere a uma área específica de plantação de café, o lote é uma porção do café produzido distinguido com base em critérios de qualidade e características específicas.

Dica especial para produtores: para melhor rastreabilidade e qualidade do café, é importante que o produtor anote e tenha um controle bem feito dos detalhes das seguintes etapas de colheita de cada lote:

1 – Talhão;
2 – Variedade;
3 – Data da colheita;
4 – Processo;
5 – Terreiro.

 

 

O que é microlote de café?

Um microlote de café é uma joia rara na indústria cafeeira. É aquele grão que conquista a atenção dos amantes do café com suas características excepcionais e sabores distintos. Ao contrário dos grandes lotes comerciais, o microlote é produzido em quantidades limitadas, o que o torna exclusivo e especial.

Em termos de quantidade, um microlote engloba, no máximo, 15 sacas de café de 60 quilos em uma única safra. Já o nanolote, ainda mais raro, refere-se a um máximo de 5 sacas do mesmo peso. Em outras palavras, estamos falando de uma produção minuciosa, cuidadosamente cultivada e colhida, em que cada grão é valorizado.

Galho cheio de frutos do café

No entanto, a quantidade não é o único critério que define um microlote. A qualidade também desempenha um papel fundamental. Um microlote deve ser avaliado com pelo menos 80 pontos de acordo com os rigorosos padrões da Specialty Coffee Association, que analisa as características sensoriais dos grãos. Essa pontuação garante que o microlote atinja um nível de excelência e ofereça uma experiência única aos degustadores.

Ao experimentar um microlote de café, você está abrindo as portas para um mundo de personalidade e singularidade. Cada xícara é uma jornada sensorial, com notas de sabor distintas, aroma envolvente e corpo delicado. É uma experiência que vai além do café comum, permitindo que você mergulhe em um universo de nuances e descubra os verdadeiros encantos da bebida.

Portanto, se você ainda não teve a oportunidade de provar um microlote de café, viva essa experiência provando nossas linha de cafés Clássicos, Edições Limitadas e também em nosso Clube de Assinatura. É sua chance de se deliciar com cafés verdadeiramente especiais, que refletem o trabalho árduo e a paixão dos produtores. Prepare-se para uma experiência sensorial que eleva o seu paladar e permite apreciar cada detalhe de um café de alta qualidade!

 

 

Importância da rastreabilidade

Concluindo, aqui, na Unique Cafés, encaramos a rastreabilidade como a jogada de mestre do produtor para oferecer um café de qualidade confiável. Afinal, ela está ligada à habilidade de rastrear a jornada do café desde seu cultivo até chegar à sua xícara.

Diferente dos cafés convencionais e tradicionais de mercado, cafés especiais são rastreáveis e, essa busca envolvente inclui o registro e a documentação de informações cruciais em todas as etapas do caminho, desde a plantação até a torra e embalagem de cada lote.

Por fim, vamos fazer um combinado: a partir de hoje, você só toma café em que você sabe de onde vem! Agora, compartilhe esse post com os cafezeiros que são importantes para você.

Pé de café

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×