08 Curiosidades sobre o café Catucaí - Unique Cafés

08 Curiosidades sobre o café Catucaí

Já ouviu falar sobre o café Catucaí? Conheça a história, vantagens de plantio e as principais características da variedade!

INTRODUÇÃO

Nem a Grande Família esperava essa junção histórica do café Icatu com Catuaí que rendeu ótimos resultados de sabor e piadinhas ruins também! Hoje vamos te mostrar 8 curiosidades sobre o café Catucaí, contando a história, vantagens de plantio e as principais características dessa variedade. Agora, catuca aí um coffeelover que vai embarcar nessa leitura com você e expandir os conhecimentos sobre cafés especiais!

 

 

01 – História do café Catucaí

Primeiramente, a variedade Catucaí se desenvolveu a partir do aproveitamento de um cruzamento natural entre “Icatu” e “Catuaí”. Este experimento com os cafés aconteceu no IBC – Instituto Brasileiro do Café, em São José do Vale do Rio Preto – RJ.

Nesse sentido, em 1988, a primeira seleção foi efetuada por pesquisadores numa população de cafeeiros da cultivar Icatu Vermelho, cujas sementes eram provenientes de Londrina e que tinham sido plantadas no município de São José do Vale do Rio Preto – RJ.

A primeira geração de café Catucaí foi denominada F6 e se adaptou bem na região mineira. Principalmente, nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais.

 

 

 

02 – Vantagens do plantio do café Catucaí

Essa variedade de café possui algumas vantagens consideráveis aos olhos dos produtores, por isso, mostraremos algumas vantagens para facilitar sua compreensão. Veja:

1ª Vantagem
O café Catucaí é um forte concorrente do Catuaí (a palavra não está duplicada, leia com calma). Nesse sentido, o Catucaí tem a formação de fruto bem maior em relação ao Catuaí e isso permite o maior aproveitamento das peneiras do cultivar.

Cesto de café fresco

 

2ª Vantagem
Geralmente, as cultivares do grupo Catucaí apresentam resistência moderada à ferrugem-do-cafeeiro, o que significa que as plantas podem ser infectadas, mas os danos causados, geralmente, são pequenos, não havendo grande queda de folhas.

 

3ª Vantagem
Possui elevado vigor vegetativo, apresentam boa capacidade de rebrota e alta produtividade.

Ramo cheio de frutos de café

 

4ª Vantagem
Eles crescem em arbustos mais “finos” e, por isso, não favorecem o fechamento da lavoura, facilitando o trabalho e a movimentação entre as ruas de café. Por essa característica e por sua capacidade de frutificação em ramos mais sombreados, podem, assim, serem plantados com menores espaçamentos nas ruas e, também, se adaptam a plantios adensados. Em outras palavras, a variedade Catucaí permite maior volume de café em pouco espaço.

Lavoura de café catucaí
 

 

03 – Desvantagens do plantio do café Catucaí

A desvantagem de plantio da variedade Catucaí está diretamente ligada à característica do arbusto que citamos acima, quando não são bem cuidados e monitorados da forma correta. Devido seu tronco mais fino e por ter, naturalmente, muita produção nos ponteiros do arbusto, pode provocar o tombamento da planta. Além disso, tem sido verificado maior incidência no ataque de cercospora (um tipo de fungo específico do café) na variedade Catucaí.
Frutos de café no arbusto
 

 

04 – As mudanças genéticas

Assim como muitas outras variedades de café, a variedade Catucaí passou por melhorias genéticas. Basicamente, significa replicar muitas mudas de um arbusto mais vigoroso e observar a produtividade a partir da matriz cultivada.

Atualmente, existem duas variações genéticas da variedade Catucaí que são super famosas no mercado produtor de cafés especiais: o Catucaí Vermelho 24/137 e Catucaí Amarelo 2SL.

Foto artística de grãos de café de fruto amarelo
Cesto cheio de frutos de café
 

 

05 – Qualidade do Café Catucaí

Todas as cultivares apresentam potencial para uma bebida de boa qualidade, semelhante à da cultivar Catuaí. A garantia de uma xícara de qualidade se dará por diversos fatores, sejam do próprio terroir mas, principalmente, de como foi o plantio, colheita, processamento e torra.
Homem segurando porção de frutos de café
 

 

06 – Onde encontrar a variedade de café Catucaí?

Em um dos nossos passeios, a Rota do Café, é possível ver de perto uma plantação da variedade Catucaí, além de muitos outros cultivares disponíveis durante a visita à fazenda.

Placa indicando plantação de variedade de café
 

 

07 – Análise sensorial da variedade Catucaí

Especialmente nas plantações da Serra da Mantiqueira, o café Catucaí apresenta características mais cítricas e com doçura elevada. Alguns puxam para notas de frutas vermelhas e, dependendo da posição do arbusto na fazenda, já encontramos resultados de frutas amarelas e com notas cítricas mais evidentes.
 

 

08 – Onde tomar o café Catucaí?

Uma oportunidade de viver essa experiência de sabor é no Clube de Assinatura. Todos os meses você receberá até 3 cafés diferentes, com descritivos da sua história e origem, sendo que em algumas temáticas você terá o acesso ao Catucaí!

 

 

09 – BÔNUS: DIFERENÇA ENTRE O CATUCAÍ E CATUAÍ VERMELHO

 

Antes de mais nada, o Catuaí Vermelho e o Catucaí Vermelho são duas variedades diferentes de café, cada uma com suas características distintas. Então, como bônus do assunto, aqui estão algumas das principais diferenças entre essas duas variedades:

Catuaí Vermelho

Origem: Desenvolvido no Brasil, o Catuaí Vermelho é o resultado do cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Caturra. Foi criado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) na década de 1970.

Porte: O Catuaí é conhecido por ser uma variedade de café anã, com plantas de porte pequeno. Essa característica facilita a colheita manual.

Adaptação: O Catuaí adapta-se bem a diferentes altitudes, o que permite seu cultivo em várias regiões cafeeiras.

Sabor: Os cafés Catuaí geralmente apresentam um perfil sensorial equilibrado, com acidez moderada, corpo médio e notas frutadas e florais.

Catucaí Vermelho

Origem: Também desenvolvido no Brasil, o Catucaí é resultado do cruzamento entre as variedades Catuaí e Mundo Novo. Foi desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) na década de 1980.

Híbrido: O Catucaí é considerado um híbrido, combinando características do Catuaí e do Mundo Novo em uma única planta.

Porte: O Catucaí pode ter um porte mais alto em comparação com o Catuaí, mas não atinge as alturas de algumas variedades mais tradicionais, como o Mundo Novo.

Resistência a Doenças: Uma das vantagens do Catucaí é a sua resistência a algumas doenças comuns do café, como a ferrugem.
Versatilidade: Assim como o Catuaí, o Catucaí é adaptável a diferentes altitudes e condições de cultivo.

Em resumo, enquanto ambos o Catuaí Vermelho e o Catucaí Vermelho têm origens brasileiras e foram desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), eles são variedades distintas com características específicas. O Catuaí é um cruzamento entre Mundo Novo e Caturra, enquanto o Catucaí é um híbrido que combina características do Catuaí e Mundo Novo.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×