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Dicas para uma liderança de sucesso

Alinhe a liderança da sua equipe com as melhores dicas! Sua cafeteria jamais será a mesma após aplicá-las. Comprove agora mesmo!

INTRODUÇÃO

Se você é líder de uma equipe, seja na cafeteria ou em qualquer outro campo de atuação, este conteúdo foi feito para você! Você está prestes a acessar um guia prático que mostra o que é necessário para ser um líder de sucesso!

Para que a sua cafeteria decole, não adianta só liderar a máquina de espresso. Por isso, consultamos uma especialista em desenvolvimento humano para ressaltar pontos práticos e essenciais para evolução do seu negócio.

Então, meu amigo cafezeiro, você precisa saber disso assim como seus clientes precisam enxergar essas qualidades em você! A leitura é rápida e o resultado melhora a gestão da sua cafeteria, se liga e não perde tempo!

Um líder de sucesso cuida dos seus colaboradores

faça essa cascata acontecer

Primeiramente, um verdadeiro líder de sucesso entende que, para obter resultados sólidos em seu negócio, é necessário cuidar bem dos seus liderados. Assim, essas pessoas conseguirão transmitir o mesmo cuidado aos clientes, funcionando como uma cascata mesmo.

Em outras palavras, colaboradores que vestem a camisa da empresa convertem o produto ou serviço em ticket médio e promovem o aumento da sua rentabilidade. Saiba mais sobre ticket médio clicando aqui!

Mas afinal, quais os passos que você precisa seguir para ter uma equipe engajada com o propósito da empresa ou, especificamente, da sua cafeteria? Na verdade, aqueles que são considerados bons líderes tem características inegociáveis e sque impulsionam toda a equipe a cumprir um bom trabalho. Confira:

1) Um bom líder treina sua equipe

Para que sua equipe esteja preparada, como um verdadeiro líder de sucesso você precisa treiná-los. Seus colaboradores precisam do seu olhar e cuidado. Portanto, o treinamento é essencial!

2) O líder precisa escutar sua equipe

Quem está na linha de frente, como determinados colaboradores do seu time, conhece exatamente quais são as dores dos seus clientes. Portanto, você como líder precisa conhecê-las através deles também. Escute-os!

3) O líder precisa dar feedback construtivo

Você sabe como dar um bom feedback para sua equipe? É importante saber que esses feedbacks são feitos no privado, com muito carinho, preparado e baseado em situações. Você precisa desenvolver uma política de meritocracia, ou seja, aprender a avaliar o mérito de cada liderado e enxergar com individualidade, não só a equipe na totalidade.

Equipe de colaboradores em cafeterias

4) O líder precisa visualizar o potencial de cada um

Você consegue enxergar seus colaboradores individualmente? Você até pode ver as limitações deles, mas seu foco e trabalho sempre será na potencialidade que eles podem alcançar. Por exemplo: imagine que você notou que um dos seus colaboradores é muito desastrado, tudo que ele põe a mão acaba quebrando. Nesse sentido, delegar a função de lavar a louça não é o ideal para ele. Quem sabe ele tenha mais aptidão para o atendimento por conhecer mais sobre seus produtos e por ter facilidade na comunicação, talvez nessa área ele fará decolar as vendas de cafés em seu empório.

5) O bom líder precisa entender a função de cada peça

Pense em seu time como um jogo de xadrez, afinal, um bom líder sempre está buscando qual peça se encaixa melhor na jogada de acordo com a habilidade do colaborador. Ele movimenta a equipe a fim de oferecer qualidade de serviços para os clientes e o bom convívio entre a equipe também. E isso não vale apenas para cafeterias, tá?

Quem sabe esse é momento de você sair um pouco da operação e olhar para sua equipe em uma visão macro? Olhando o tabuleiro mais de longe, você saberá como movimentá-los, colocando cada um em sua melhor posição.

6) Líder precisa gostar de pessoas

Você realmente gosta de pessoas? Além de visar resultados, um líder de sucesso realmente gosta de pessoas. Ele se empenha em sempre manter o time motivado, com boas energias, acredita que quando a equipe está vibrante, todos ganham. Então, chegou a hora de reavaliar!

Em contrapartida, se você é um gestor que só visa o resultado, é inflexível e trata as pessoas de qualquer forma, repense o seu negócio, porque você pode estar sucateando a equipe e impedindo o êxito. Lembre-se que sua equipe precisa desse olhar de atenção, de reconhecimento, da escuta e da proximidade do líder.

7) Não faça um exército de Minions

Minions são pequenos personagens amarelos idênticos e imitadores que têm apenas um propósito: servir aos vilões mais malvados da história. Será que esse é o reflexo da sua equipe?

Fique atento! Se você tem um perfil específico de liderança, procure não recrutar pessoas apenas desse mesmo perfil. Nesse sentido, entenda que sua equipe precisa ter uma diversidade de potenciais.

Em um cenário onde as mesmas pessoas sempre fazem as mesmas coisas, dificulta muito a conversão de vendas. Isso porque você também tem uma diversidade de clientes, ou seja, tem aquele mais detalhista, o mais objetivo, o que ama o tradicional, o que gosta de estar por dentro das novidades, etc… Portanto, ter uma equipe diversificada facilita a conexão do cliente com a venda do produto.

8) O bom líder está aberto a sugestões

Calma! Isso não significa que você tem que ouvir e fazer tudo o que seus colaboradores estão dizendo. Sugestão não é decisão. É simplesmente algo que você recebe, processa e, se fizer sentido para sua empresa, aplica.

Em outras palavras, como um líder de sucesso, você precisa estar receptivo àquilo que seu colaborador, ou até mesmo os clientes, trazem. Afinal, isso é importante para o progresso do seu negócio. Se um cliente reclama ou sugere algo é porque realmente gosta de estar ali e deseja uma melhoria.

Finalizando, um líder de sucesso sabe definir o público alvo da sua cafeteria ou demais empresas e, assim, consegue recrutar e treinar sua equipe de forma mais clara e objetiva. Seus colaboradores precisam aprender a se comunicar bem com cada um dos seus clientes e você precisa estar ciente disso.

Se você ainda não sabe quem é o público do seu negócio, essa é sua chance! Clique aqui para descobrir!

Como ser um bom líder para cafeteria

Atendimento humanizado

como acontece?

Agora é hora de refletir. Como está o atendimento da sua cafeteria? Sua equipe está realmente preparada para interagir e converter a dor dos seus clientes em vendas da maneira correta? Diante dessas perguntas, é importante falarmos sobre atendimento humanizado e como ele pode trazer ótimos resultados para sua empresa.

Aqui, na Unique Cafés, sempre procuramos proporcionar as melhores experiências do primeiro contato com o cliente até a última gota de café da xícara. Nesse sentido, o atendimento humanizado é uma proposta do mercado capaz de proporcionar isso. Então, queremos compartilhar com você o que aprendemos!

Quando você prepara sua equipe para realizar um bom atendimento, causará não somente uma boa impressão ao seu cliente, mas estabelecerá um verdadeiro vínculo com seu público.

Atualmente, aquela comunicação mecanizada e fria deixou de ser interessante. Portanto, é preciso focar em como demonstrar empatia e estar sempre atento aos desejos dos seus clientes. O atendimento humanizado tem como objetivo conhecer melhor o cliente e estabelecer um vínculo de confiança com ele.

Em outras palavras, entenda que o atendimento humanizado é estar em favor da vida, é trazer sua melhor versão para servir outras vidas. Longe de ser mecanizado, esse é um atendimento vivo, onde você consegue expressar sua autenticidade como grande arma de convencimento. A boa notícia é que isso vende e é bem fácil de praticar!

Nesse sentido, pequenas atitudes podem fazer o atendimento da sua cafeteria decolar em bons resultados:

  • Um “bom dia” caloroso e sincero;
  • A clareza na comunicação;
  • O senso de humor prazeroso e equilibrado;
  • Atenção quando o cliente está falando;
  • Um brinde inesperado;
  • Uma mensagem de feliz aniversário, entre outros.

Por fim, saia do piloto automático e conecte-se com seus clientes! Isso vende mais do que você pensa!

Como recrutar um líder de sucesso para sua equipe?

aprenda mais

Talvez essa seja sua maior dúvida no momento: como encontrar alguém para liderar com excelência meu time de colaboradores na cafeteria enquanto foco em outras atividades? Resumindo tudo que falamos, relembre:

Primeiro, entenda que um bom líder precisa ser no mínimo inspirador e coerente, principalmente para o setor de cafeterias. Precisa haver uma coerência naquilo que ele fala e faz. Um bom líder gosta de pessoas e acredita no potencial de cada uma delas. Portanto, observe bem antes de contratar alguém!

Um líder de sucesso sabe que o resultado vem de um time de colaboradores bem alinhados e entende que, quando a situação é invertida, ou seja, quando o resultado vem antes do colaborador, é reflexo de uma liderança tóxica, que impõe e que gera desconforto de várias formas no ambiente de trabalho.

Concluindo, tudo muda quando, em sua cafeteria, tem um líder apaixonado por café e consegue transmitir essa paixão para os clientes de forma leve e impactante! Além disso, o bom líder deve manter-se bem atualizado e engajado com o produto. Afinal, só assim você saberá como alinhar o time e converter sua paixão em vendas.

Ah! Recentemente, lançamos um curso online focado na Gestão de Cafeterias. Nele falamos de diversos temas de forma bem detalhada como, por exemplo: layout, coisas que deram certo ou falharam neste mercado, contratação, equipamentos, cardápio, ficha técnica, etc… É uma infinidade de assuntos voltados para que sua cafeteria seja rentável e prazerosa de trabalhar. Então, corra e comece hoje mesmo clicando aqui!

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Líder de uma cafeteria

Onde encontrar cafés de qualidade?

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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