Por que vender café especial em restaurantes é uma boa ideia

Descubra as melhores dicas de como atrair clientes para sua cafeteria com os especialistas no assunto e melhore os números no fim do mês!

Tem um cafezinho aí, amigo?“. Quem nunca ouviu, ou disse, essa frase depois do almoço em um restaurante? Mas vamos combinar, a maioria dos restaurantes oferece aquele café que estraga toda a experiência gastronômica… Sim, a maioria, mas não todos! Viemos mostrar como seu restaurante pode vender café de qualidade, finalizando a experiência com xícara de ouro!

Descubra como vender café pode prosperar seu negócio. Diante tantas estratégias de vendas para restaurantes, essa talvez seja a mais deliciosa. Continue lendo!

Como servir café especial em restaurante pode aumentar seus lucros

pare de servir café grátis em seu restaurante

Você não tem ideia do quanto experiências marcantes para os seus clientes significam para o retorno financeiro do seu restaurante! Se você pensou em “mais lucro”, pensou certo. A venda de cafés especiais podem aumentar muito os resultados financeiros do seu negócio. Quer saber como? Se liga!

Atualmente, na maioria dos restaurantes, o café é servido de forma gratuita aos clientes após a refeição. Porém, queremos te mostrar que existem locais que estão seguindo a linha dos cafés especiais e conseguindo agregar valor como uma opção de um prato do cardápio.

Primeiro, você precisa observar se o café grátis no seu restaurante prejudica a experiência completamente satisfatória para seu cliente. Por exemplo: ele degusta um prato delicioso, muito bem feito e pensado exclusivamente para aquele determinado momento. No entanto, após a refeição, ele pede um café grátis, mas de péssima qualidade. Pode isso, Arnaldo?

Claro que não! Felizmente o mercado gastronômico, principalmente os restaurantes, tem se despertado para o universo dos cafés especiais. Inclusive, temos o prazer de morar pertinho de um deles e atendê-lo: o Restaurante Casa Branca.

Em outras palavras, em um restaurante como o Casa Branca, aqui em São Lourenço, fazemos um trabalho com café espresso e outros métodos simples de preparo, promovendo experiências exclusivas aos clientes com café de qualidade.

O resultado é que o cliente não se desaponta com o final da experiência, pelo contrário, ela fica com aquela sensação de ter “fechar com chave de ouro”.

Já pensou em imergir seu restaurante no mercado dos cafés especiais? Vamos te dar mais detalhes sobre como funciona este setor por aqui, pontuando alguns temas específicos. Assim, você terá mais clareza do que esse momento significa para o seu cliente e como este serviço pode melhorar sua rentabilidade.

No entanto, essa imersão pode ser para você um processo e para te ajudar lançamos um curso focado em Gestão de Cafeterias que pode te auxiliar muito neste assunto. Nele, falamos de diversos temas aplicáveis no dia a dia do seu negócio.

Agora, vamos continuar…

1º Ponto: venda café e faça desse momento uma experiência gastronômica para seu cliente!

Antes de mais nada, tomar um café após a refeição precisa se tornar uma experiência agradável em seu restaurante. Então, não faz sentido nenhum o cliente ganhar esse café.

Veja bem, a maioria dos restaurantes serve o tal café depois da refeição em garrafa térmica e, como sabemos, a garrafa térmica é uma grande vilã de uma bebida de alta qualidade.

Nesse sentido, imagine o seguinte: se o cliente fez uma refeição no seu restaurante e pediu um café em seguida, o gosto que vai ficar na boca dele é do café. Você precisa finalizar esse momento de prazer com xícara de ouro. Afinal, como dizem por aí: a primeira impressão é a que fica, mas a última é o café que deixa!

Portanto, fique atento! Reavalie o serviço de café em seu restaurante e evolua-o sabendo que é possível proporcionar experiências cada vez mais relevantes para os seus clientes. Servir, por exemplo, o café fresquinho (preparado na hora) direto na mesa para seu cliente não é somente uma experiência sensorial, mas também visual!

2º Ponto: o custo do café está embutido na precificação do cardápio do seu restaurante?

Fala sério, o “café grátis” servido no seu restaurante não é de fato gratuito, né!? A verdade é que este gasto já está (ou deveria estar) embutido no quilo da refeição consumida pelo seu cliente ou em alguma outra precificação. Afinal, nenhum empreendedor do setor de alimentos oferta algo sem antes calcular e ver se vale à pena. Então, já que isso acontece, por que não melhorar essa experiência e vender café de verdade?

Nesse sentido, você pode surpreender seu cliente usando uma matéria-prima melhor e mudando sua operação de como servi-lo. Inclusive, cobrando devidamente por este serviço. Portanto, você tem dois caminhos:

  • Embutir o valor no custo, oferecendo um produto de maior qualidade, trabalhando um marketing de comunicação sobre a ideia para que seu cliente entenda o valor deste produto como um benefício diferenciado oferecido pelo seu restaurante;
  • Trabalhar o cardápio com algumas opções de cafés especiais para finalizar o momento da refeição, cobrando os valores devidos como as demais opções do menu.

No restaurante Casa Branca, por exemplo, optaram por adicionar no cardápio algumas opções de serviços de café. Veja algumas delas:

Cardápio de restaurante com café especial
Neste caso, cabe um treinamento com a sua equipe para que todos os colaboradores consigam explicar ao cliente sobre os métodos de preparo e os benefícios sensoriais da bebida. Assim, estarão aptos para indicar aos clientes qual daqueles métodos harmonizam mais com alguma sobremesa que seu restaurante oferece ou qual método seria melhor para servir uma mesa que está a família toda consumindo, por exemplo.

O café coado é um método que está mais próximo da realidade do seu cliente, ou seja, é o café de todos os dias. Para vender café em seu restaurante, você não precisa adaptar métodos complexos de preparo. Existem soluções simples que podem impulsionar este setor do seu restaurante, continue lendo.

Além disso, você tem outras oportunidades quando o café é realmente bom. Você pode oferecer tanto o café pronto como também o pacote deste café para ser vendido no seu restaurante. Vamos falar mais sobre isso agora!

3º Ponto: o aumento de ticket médio do seu restaurante

Geralmente, a finalização da experiência com o cliente é o pagamento feito no caixa. Este é um bom momento para você oferecer o pacote do café que ele teve a oportunidade de apreciar no seu restaurante e, assim, aumentar o ticket médio do seu restaurante.

Vale a reflexão: o café é a cereja do bolo e pode ajudar financeiramente os restaurantes. Afinal, além de aumentar a experiência do seu cliente oferecendo um serviço diferenciado de café, ter a chance de disponibilizar esse produto para venda no seu empório ou no caixa pode turbinar seu resultado financeiro de 10% a 20% todos os meses. Então, pense nisso!

Do mesmo modo, aplicar essas dicas pode abrir novas possibilidades para aumentar ainda mais suas vendas. Sempre orientamos aos donos de cafeteria que, para aumentar o ticket médio do negócio, é preciso ter variedades e, onde vende café, vende equipamentos de extração. Então, por que não adaptar a venda desses equipamentos aí no seu restaurante?

Veja bem, uma família experimenta um bom café feito na Prensa Francesa em seu restaurante, por fim se apaixonam pela vivência. Quando eles descobrirem que você tem o café e a Prensa Francesa disponíveis para levar para casa, a chance de aumentar as vendas do seu restaurante decolam.

Ah, e não se preocupe! O fato de levar este café e este método para casa não impedirão que esses clientes peçam novamente esses itens durante o consumo em seu restaurante, porque a experiência do café após a refeição só pode ser obtida tomando ali, imediatamente.

Inclusive, dá uma olhada nesse conteúdo sobre como aumentar a venda de café em seu negócio. Aqui falamos sobre as cafeterias, mas são dicas aplicáveis em seu restaurante também.

4º Ponto: como vender café para várias ocasiões

Primeiramente, se a pegada é de cafés especiais, sua equipe precisa entender sobre esse produto. Assim como os clientes questionam sobre o ponto ideal da carne, você e sua equipe precisarão entender sobre quais cafés agradam seu público e quais são as situações em que eles podem ser ofertados.

Nesse sentido, considere uma sobremesa. Qual café harmoniza melhor com aqueles sabores apresentados no prato? Pode ser que o café coado não seja muito interessante, mas o espresso é o ideal para oferecer e causará maior impacto no paladar do cliente.

Sobretudo, fique tranquilo! Em nosso canal no YouTube tem centenas de vídeos que falam sobre preparo de cafés especias. Assim, você aprenderá as características desses métodos, como eles podem ser aplicados e como explicar as características sensoriais que proporcionam.

Ah, uma dica legal é você repassar esses vídeos para seus colaboradores, sugerir que eles se inscrevam no canal e acompanhe nossas redes sociais. Isso fará com que eles se mantenham atualizados para não passar vergonha com nenhum cliente. Não se preocupe, o universo dos cafés é apaixonante e, em pouco tempo, seus colaboradores ficarão apaixonados em entender mais sobre o assunto, assim como você.

Além disso, caso deseje conteúdos mais completos, temos vários cursos de Barista e ótimos treinamentos disponíveis para você. Inclusive, tem a possibilidade de agendar um treinamento exclusivo para o seu restaurante!

Como adquirir cafés especiais para o meu restaurante?

o melhor fornecedor de cafés especiais para restaurantes 

Existem vários fornecedores de cafés especiais espalhados pelo mundo. Porém, nossa cafeteria Unique tem um mix de produtos com vários tipos de cafés, com características únicas e propostas de sabor que se encaixam em várias situações. Você acaba de encontrar o baú do tesouro cheio de cafés!

Em um só lugar você consegue atender vários paladares. Inclusive, os mais sofisticados através da nossa linha de Edições Limitadas e Raridades, por exemplo. Resumidamente, essa é uma linha composta de cafés extraordinários com diferenciais marcantes, histórias, variedades e processos que resultam em uma bebida exclusiva.

Diante disso, existe uma dúvida que todo mundo tem: posso trabalho com cafés já moídos ou devo usar cafés em grãos para moer na hora? Bom, existem soluções práticas para moer seu café na hora e preparar uma bebida surpreendente para o seu cliente. Afinal, moer o café na hora é sinônimo de qualidade. Aprenda sobre moagem de cafés!

Agora, para operar a venda de pacotes de cafés em seu restaurante, sugerimos que você trabalhe algumas opções de cafés moídos também. Afinal, a maioria dos clientes ainda não tem moedores de café em casa. Por fim, estamos à disposição para te auxiliar e mostrar as melhores soluções para o seu negócio. É só entrar em contato com a gente!

O que é necessário para servir cafés especiais para o meu restaurante?

conselhos do barista

A boa notícia é que você não precisa fazer do seu restaurante uma cafeteria para atender seus clientes com cafés de alta qualidade. No entanto, muitos donos de restaurantes ainda tem a ideia de que precisará contratar um barista profissional e adaptar métodos complexos. Porém, pode ser mais simples do que você pensa!

Atualmente, graças à tecnologia, você pode vender café espresso em um clique. Tem vários modelos de máquinas de espresso super automáticas. Inclusive, uma delas já tem o  compartimento de água, então você consegue colocar o grão inteiro do café, aperta 1 botão e ela faz todo o trabalho de triturar, pressionar o café e extraí-lo de forma rápida e eficaz.

Como servir café espresso em restaurantes

Outro método de preparo é o café coado utilizando o filtro V-60. Neste método, você consegue servir a xícara com o filtro sobre ela, já com o filtro e a proporção do café. Depois disso, seu garçom ou o próprio cliente pode adicionar a água quente e extraí-lo na hora. Confira:

Como servir café coado em restaurante

Além de tudo, a Frech Press, ou Prensa Francesa, é um método de preparo muito prático, fácil e proporciona um resultado fantástico para a bebida. Inclusive, é uma ótima opção para atender uma mesa de família, pois serve de 2 a 4 xícaras. Veja só:

Como servir café na prensa francesa em meu restaurante

Ah! Não se preocupe se você ainda não faz ideia de como fazer esses métodos na prática. Temos tutorias perfeitos para te ensinar e que te explicam detalhadamente a influência deles no resultado da bebida. Escolha qual você quer aprender primeiro:

Por fim, é importante ressaltar que o café também é um ingrediente e pode compor receitas, não só líquidas, como também molhos de carne, bolos, várias sobremesas, etc… Fica a dica!

Qual é a solução mais prática para vender café em seu restaurante?

conheça o drip coffee

Diante tantos métodos incríveis de preparo de cafés especiais, não podíamos deixar apresentar a você uma inovação de produto para o seu restaurante. Já ouviu falar do Drip Coffee?

Acima de tudo, além de ser um método simples de fazer café, o drip coffee também carrega um conceito que sempre defendemos por aqui: o preparo de café em mono-dose, ou seja, o preparo da bebida na quantia exata que você consumirá.

Mas afinal, que método é esse? O drip coffee nada mais é que um sachê (parecido com o sachê de chá) com hastes flexíveis, em que você encaixa nas bordas da sua xícara ou caneca, deixando o pequeno filtro, já com o café moído, no centro dela. Assim, tudo o que você precisará é de um pouco de água quente. Observe:

Servindo drip coffee em restaurante
Qual melhor café para tomar após a refeição em restaurantes
Melhor opção de café para vender em restaurantes

Aqui na Unique, o drip coffee consiste em uma caixa com dez sachês do nosso café Blend, um perfil ideal para quem busca o equilíbrio perfeito. Em outras palavras, é a mistura do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo, que é um café natural com cereja descascado, de aroma intenso e sabor doce (notas de caramelo), com torra cor chocolate ao leite.

Além disso, é uma ótima opção de presente, um método prático para levar em viagens, já que nem sempre os cafés servidos em hotéis têm qualidade, e perfeito para servir os clientes do seu restaurante. Saiba mais:

Drip Coffee

Para todos os momentos! Na viagem, no café da manhã, no trabalho, em qualquer situação e local, Drip Coffee é a melhor solução. Seu café será feito na hora que quiser: é só abrir, filtrar e degustar!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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