O que torna um café complexo? - Unique Cafés

O que torna um café complexo?

A expressão "café complexo" pode te deixar um pouco confuso, mas a gente vai te explicar para nunca mais esquecer!

INTRODUÇÃO

Alguma vez você já ouviu falar em café complexo? A expressão “café complexo” pode te deixar um pouco confuso, mas a gente vai te explicar. Em outras palavras, um café complexo é uma bebida que parece de limão, é de groselha e tem gosto de tamarindo. Tinha que ser o Chaves!

Ok! Isso não está nada explicativo, é melhor continuar lendo para aprender mais sobre o universo dos cafés especiais e suas complexidades. Compreender esse tema pode elevar sua experiência!

 

 

O que é complexidade nos cafés especiais?

Antes de mais nada, um dos significados da palavra complexo no dicionário é: “… de compreensão, muitas vezes, difícil pelo intelecto. Porém, de forma prática e simples, o termo complexidade nos cafés especiais significa o quanto as notas sensoriais de determinados cafés ultrapassam as características básicas, como doce, amargo ou ácido.

Em outras palavras, esses cafés apresentam notas exóticas como morango, frutas vermelhas, notas de frutas com poupa branca, etc… E, além disso, apresentam muitas informações na xícara, ou seja, pode haver a mistura dessas notas sensoriais com alta intensidade de sabor.

A essa altura, você deve estar se perguntando: como pode um café apresentar tantos sabores? Não é só uma xícara de café? Bom, por isso é tão complexo!

Na gastronomia, por exemplo, o chefe de cozinha tem a liberdade de criar pratos com muita diversidade de sabores, ingredientes e métodos de preparo. Tanto que, ao lermos os componentes de determinados pratos exóticos em um cardápio, desconfiamos do resultado. No entanto, ao provarmos o sabor poderá ser surpreendente.

Outro exemplo é a coquetelaria. É comum os bartenders utilizarem clara de ovo em algumas receitas. Pode até parecer estranho para você, mas ao provar o drink, vai perceber que a textura da bebida torna-se única.

 

 

 

 

Como são identificados os cafés complexos do mercado?

Cafés complexos são identificados por profissionais chamados Provadores de Café, que são responsáveis por analisar as características sensoriais e pontuar cada café de acordo com seus atributos. Ah! Caso você queira saber mais sobre essa profissão, temos um artigo aqui que explica como cafés especiais são pontuados!

Diferente dos cafés tradicionais de mercado (que, às vezes, pode ser que tenha café no pacote), cafés especiais são sujeitos a análises laboratoriais para atestar a qualidade e garantir a você uma bebida excelente.

Nesse sentido, cafés especiais com alta complexidade são considerados bebidas bem exóticas e podem causar más impressões às pessoas que não são habituadas a provar cafés como este.

Em contrapartida, para especialistas no assunto, interpretar sabores de cafés complexos pode ser uma tarefa bem comum. Além disso, o que pode ser considerado complexo no sabor de um café para você agora, pode não ser para os Provadores. Essa experiência é bem particular!

Provadores de café analisando aroma do café

Mas calma! Se você está começando agora neste universo de cafés especiais, nossa dica é: continue provando diferentes cafés e buscando entendimento afim de refinar seu paladar. Uma das formas de fazer isso é trazer este hábito para o seu dia a dia. Inclusive, nosso Clube de Assinatura pode te oferecer essa experiência de maneira bem didática, onde todos os meses você receberá até 3 cafés diferentes em sua casa com descritivos das notas sensoriais de cada café. Assim, você pode ir provando e percebendo diferentes sabores.

Roda de sabores do café
Apresentação de três pacotes de cafés especiais diferentes
 

 

 

 

Todo café é complexo?

De forma alguma, nem todo café é complexo. Identificar características sensoriais de um café, como mais amargo, mais doce ou menos ácido, pode ser mais simples. Já a complexidade dos cafés especiais pode ser difícil de interpretar até para os Provadores.

Nesse sentido, de forma bem prática, como as provas acontecem simultaneamente, diversas vezes tivemos que parar tudo para interpretar o sabor de um determinado café considerado complexo.

 

 

 

 

Explicação técnica sobre como reconhecer um café complexo?

Para aprofundar seus conhecimentos, cafés especiais são mensurados de duas formas: na intensidade de atribuição e na descrição sensorial. A partir daí, determinamos se um café é complexo ou não. Então, veja detalhadamente o que cada atribuição analisa:

1 – Intensidade de atribuição: acidez, doçura, corpo, retrogosto e aroma.
2 – Descrição sensorial: onde pode-se entender a complexidade do café (notas de uva, morango, caramelo, dentre outras)

Cafés complexos, que possuem alta relevância, tem grandes chances de se tornarem campeões nos concursos de qualidade, como o Cup of Excellence, onde produtores mandam suas amostras e é feito um ranqueamento a nível mundial, determinando quais desses cafés são melhores. Nesse sentido, só altas notas de qualidade do café não bastam, ou seja, a complexidade do café também conta muito.

Provadores no Cup of Excellence Brasil
Provadores de café em competição mundial

 

 

 

 

Onde encontrar cafés complexos para provar?

A boa notícia nessa história toda é que você não precisa sair por aí experimentando todo tipo de café para descobrir se é complexo ou não. Principalmente se você ainda é novo nesse hábito de tomar cafés especiais, essa pode ser uma tarefa bem difícil. Portanto, separamos algumas opções para você, confira:

Café Geisha
Uma variedade originária da Etiópia e que se destacou no Panamá por sua exoticidade e qualidade sensorial. Ainda é muito pouco cultivada devido ao difícil manejo e baixa produtividade. No Brasil, pouquíssimas fazendas se arriscam a cultivar esse varietal. A única vantagem na produção do Geisha é agregar valor em função de seu alto potencial em concursos entre fazendas e baristas.

O café possui um sabor característico, raro, exótico, reconhecido pelo seu aroma floral, corpo cremoso, acidez agradável e extrema doçura. Em outras palavras, aroma floral, acidez agradável e notas de jasmim e mamão papaya. Bem complexo, né? Mas fique tranquilo, é café!

Foto Artística do Café Geisha

 

 

 

Café Ethiosar – NOVA EDIÇÃO RARIDADE
Uma evolução genética que traz em seu DNA uma herança miscigenada, proveniente de uma combinação de variedades nobres originadas na Etiópia (Ethio) e Villa Sarchi (Sar) de Costa Rica. O café possui corpo cremoso, notas de frutas de polpa branca, lichia, pera madura, melão, flores brancas, beijinho e mel.

Foto Artística de um Café Complexo

Geisha – Ed. Raridade 150g

Uma variedade originária da Etiópia ainda pouco cultivada por seu difícil manejo e baixa produtividade. Rara, exótica e reconhecida mundialmente pelo seu aroma floral, extrema doçura, corpo cremoso, acidez agradável e notas de jasmim e mamão papaya.

* Disponível somente na embalagem de 150g em grãos.

Ethiosar – Ed. Raridade 150g

Uma evolução genética que traz em seu DNA uma herança miscigenada, proveniente de uma combinação de variedades nobres originadas na Etiópia (Ethio) e Villa Sarchi (Sar) de Costa Rica.

Esta edição ficou disponível de 20/11/2023 a 07/02/2024. Para conhecer a raridade atual, clique aqui.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×