Pare de tomar café ruim em 3 passos

Pare de tomar café ruim e descubra como transformar sua experiência com café em 3 passos simples! Sua vida nunca mais será a mesma!

INTRODUÇÃO

Se você é um apreciador de cafés ou está apenas começando a explorar o mundo dos grãos especiais, este guia em três passos vai transformar a maneira como você vê e saboreia sua xícara matinal! Revelamos como qualquer pessoa pode parar de tomar café ruim em três passos. Por isso, destacamos dicas valiosas para você se tornar um verdadeiro consumidor de café especial. Vamos explorar esses passos e aprimorar sua experiência com o café, ok?

 

 

1 – Derrube os Preconceitos e Explore Novos Sabores

O primeiro passo para se tornar um apreciador de cafés especiais é eliminar os preconceitos! Muitas vezes, as pessoas se decepcionam quando na embalagem dos cafés especiais está escrito frases chamativas, descrições complexas como, notas de frutas vermelhas, retrogosto de chocolate e aromas exóticos como de jasmim.

No entanto, ao extrair o café em casa, você acaba criando expectativas irreais com base na embalagem e percebendo que o café em si não tem exatamente esses sabores. Afinal, nem sempre é fácil perceber essas notas sensoriais de imediato, elas são determinadas por profissionais provadores de cafés. Você pode saber mais sobre o assunto em nosso artigo “Como cafés são pontuados”.

Você não foi enganado, o conselho é não se deixar levar por descrições técnicas. A dica é: experimente diferentes intensidades, sabores e aromas para encontrar o café que mais te agrada.

Homem apreciando café especial ao ar livre
 

 

2 – Supere o Preconceito com a Cor do Café

Um dos preconceitos comuns contra o café especial é sua cor mais clara. Muitas pessoas associam a intensidade do café à sua coloração mais escura, mas na verdade o café especial tem uma coloração marrom porque é livre de impurezas e a torra tem o objetivo de realçar seus sabores naturais.

O café extra forte que você encontra nas prateleiras de qualquer mercado é submetido a um processo de torra extremamente intenso para esconder impurezas, em outras palavras, você está tomando café queimado ou carbonizado. Por isso, não tem milagre, você vai precisar adicionar muito açúcar no café para mascarar esse amargor. Eca!

Imagem de uma mesa posta com café especial sendo servido

Pensando nesse contexto da cor, um erro muito comum de quem está começando a experimentar cafés especiais é já começar pelo café espresso por gostarem de sabores mais intensos e acharem que café especial é café fraco.

O café espresso intensifica muito as notas sensoriais do grão e pode assustar quem está começando visto que ainda não desenvolveu habilidades para apreciar esse tipo de extração. Portanto, comece apreciando os cafés coados como o famoso método de preparo V60 ou mesmo o coador de pano. É possível extrair resultados mais intensos nesses métodos também.

Ah! Inclusive para quebrar essa tradição horrível que café bom é café extra forte, há algum tempo atrás lançamos uma Edição Raridade chamada Erva Cidreira. Isso mesmo, café com nome de chá. Isso só pode ser “chafé!”, porém, chafé com muito orgulho! Vamos te explicar melhor.

As brincadeiras que nomeiam o café especial como “chafé” podem ter alguma justificativa, já que o processo de infusão e preparo apresenta algumas semelhanças entre o café e o chá. Porém, o café é criticado como “chá” sendo apontado como fraco ou sem sabor. O que, na realidade, é um café sem o amargor acentuado oriundo de uma bebida ruim e que só pode ser enfrentado com muito açúcar (ou muita força de vontade).

Por fim, quebre agora esse preconceito com a cor mais clara do café especial, isso não significa falta de sabor, mas sim uma abordagem diferente na busca pelo equilíbrio entre doçura e intensidade. Sacou?

 

 

3 – Experimente e Compare para Descobrir Seu Café Ideal

O terceiro e último passo crucial é experimentar diferentes cafés, comparando para ver qual você mais gosta. Aqui na Unique Cafés nós sempre indicamos o café Blend para quem está começando, afinal, é um Perfil Clássico bem equilibrado que combina doçura, corpo e aroma de maneira única. A mistura do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo não podia ser diferente.

Uma outra sugestão prática é realizar uma comparação direta entre um café comum desses tradicionais de mercado e um café especial. Aqui na cafeteria nós chamamos isso de “duelo dos cafés”, onde um café especial é comparado a um café comum, ambos preparados da mesma maneira e servidos sem açúcar.

Comparando grãos de cafés especiais com tradicionais

A revelação interessante é que você vai notar que o café especial se destaca, evidenciando sua qualidade superior, sendo possível degustá-lo sem açúcar para aqueles que não tem o costume. Em contrapartida, o café extra forte do mercado chega a ser abominável.

Faça o teste de comparação para ter essa referência, às vezes você está tomando café ruim a vida toda e nem sabe!

Ao seguir esses três passos, você estará no caminho certo para se tornar um cafezeiro de verdade. Lembre-se de explorar, experimentar e comparar para descobrir o café que melhor se adapta ao seu gosto. Diga adeus ao café ruim e dê as boas-vindas a uma jornada deliciosa no mundo dos cafés especiais. Lembrou de alguém? Não esqueça de compartilhar!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

MAIS CONTEÚDO

6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

INTRODUÇÃO Se você é apaixonado por cafés especiais, em algum momento já deve ter experimentado fazer aquelas obras de arte em sua xícara, conhecidas como Latte Art. Muito provavelmente seu primeiro desenho de latte art foi um vulto branco. Não há dúvidas de que essa...

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

INTRODUÇÃO Você já pensou por quê o café é extraído com água quente? O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, especialmente quando se trata de cafés especiais. O que muitos coffeelovers talvez não percebam é a importância crucial da temperatura da...

7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

INTRODUÇÃO Primeiramente, isso é incontestável: quando o aroma do café toma conta do ambiente, é difícil resistir a essa deliciosa tentação. Porém, para muitos, a experiência do café vai além do simples prazer da bebida; é um ritual, uma apreciação da qualidade e do...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×