INTRODUÇÃO
Se você é um apreciador de cafés ou está apenas começando a explorar o mundo dos grãos especiais, este guia em três passos vai transformar a maneira como você vê e saboreia sua xícara matinal! Revelamos como qualquer pessoa pode parar de tomar café ruim em três passos. Por isso, destacamos dicas valiosas para você se tornar um verdadeiro consumidor de café especial. Vamos explorar esses passos e aprimorar sua experiência com o café, ok?
1 – Derrube os Preconceitos e Explore Novos Sabores
O primeiro passo para se tornar um apreciador de cafés especiais é eliminar os preconceitos! Muitas vezes, as pessoas se decepcionam quando na embalagem dos cafés especiais está escrito frases chamativas, descrições complexas como, notas de frutas vermelhas, retrogosto de chocolate e aromas exóticos como de jasmim.
No entanto, ao extrair o café em casa, você acaba criando expectativas irreais com base na embalagem e percebendo que o café em si não tem exatamente esses sabores. Afinal, nem sempre é fácil perceber essas notas sensoriais de imediato, elas são determinadas por profissionais provadores de cafés. Você pode saber mais sobre o assunto em nosso artigo “Como cafés são pontuados”.
Você não foi enganado, o conselho é não se deixar levar por descrições técnicas. A dica é: experimente diferentes intensidades, sabores e aromas para encontrar o café que mais te agrada.
2 – Supere o Preconceito com a Cor do Café
O café extra forte que você encontra nas prateleiras de qualquer mercado é submetido a um processo de torra extremamente intenso para esconder impurezas, em outras palavras, você está tomando café queimado ou carbonizado. Por isso, não tem milagre, você vai precisar adicionar muito açúcar no café para mascarar esse amargor. Eca!
Pensando nesse contexto da cor, um erro muito comum de quem está começando a experimentar cafés especiais é já começar pelo café espresso por gostarem de sabores mais intensos e acharem que café especial é café fraco.
O café espresso intensifica muito as notas sensoriais do grão e pode assustar quem está começando visto que ainda não desenvolveu habilidades para apreciar esse tipo de extração. Portanto, comece apreciando os cafés coados como o famoso método de preparo V60 ou mesmo o coador de pano. É possível extrair resultados mais intensos nesses métodos também.
Ah! Inclusive para quebrar essa tradição horrível que café bom é café extra forte, há algum tempo atrás lançamos uma Edição Raridade chamada Erva Cidreira. Isso mesmo, café com nome de chá. Isso só pode ser “chafé!”, porém, chafé com muito orgulho! Vamos te explicar melhor.
As brincadeiras que nomeiam o café especial como “chafé” podem ter alguma justificativa, já que o processo de infusão e preparo apresenta algumas semelhanças entre o café e o chá. Porém, o café é criticado como “chá” sendo apontado como fraco ou sem sabor. O que, na realidade, é um café sem o amargor acentuado oriundo de uma bebida ruim e que só pode ser enfrentado com muito açúcar (ou muita força de vontade).
Por fim, quebre agora esse preconceito com a cor mais clara do café especial, isso não significa falta de sabor, mas sim uma abordagem diferente na busca pelo equilíbrio entre doçura e intensidade. Sacou?
3 – Experimente e Compare para Descobrir Seu Café Ideal
O terceiro e último passo crucial é experimentar diferentes cafés, comparando para ver qual você mais gosta. Aqui na Unique Cafés nós sempre indicamos o café Blend para quem está começando, afinal, é um Perfil Clássico bem equilibrado que combina doçura, corpo e aroma de maneira única. A mistura do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo não podia ser diferente.
Uma outra sugestão prática é realizar uma comparação direta entre um café comum desses tradicionais de mercado e um café especial. Aqui na cafeteria nós chamamos isso de “duelo dos cafés”, onde um café especial é comparado a um café comum, ambos preparados da mesma maneira e servidos sem açúcar.
A revelação interessante é que você vai notar que o café especial se destaca, evidenciando sua qualidade superior, sendo possível degustá-lo sem açúcar para aqueles que não tem o costume. Em contrapartida, o café extra forte do mercado chega a ser abominável.
Faça o teste de comparação para ter essa referência, às vezes você está tomando café ruim a vida toda e nem sabe!
Ao seguir esses três passos, você estará no caminho certo para se tornar um cafezeiro de verdade. Lembre-se de explorar, experimentar e comparar para descobrir o café que melhor se adapta ao seu gosto. Diga adeus ao café ruim e dê as boas-vindas a uma jornada deliciosa no mundo dos cafés especiais. Lembrou de alguém? Não esqueça de compartilhar!
0 comentários