Pode requentar o café? - Unique Cafés

Pode requentar o café?

Será que dá para requentar o café? Pesquisamos para te mostrar verdadeiros resultados e também te apresentar as melhores soluções!

INTRODUÇÃO

Será que dá para requentar o café mesmo? Chegou a hora de tirar suas principais dúvidas sobre o tema e compreender qual é o impacto disso para sua saúde e para a qualidade da sua bebida. Pesquisamos para te mostrar verdadeiros resultados e também te apresentar as melhores soluções!

   

Principais dúvidas sobre requentar o café

Antes de mais nada, é bastante comum em cafeterias acontecer de uma xícara de café esfriar na mesa e o cliente pedir para que ela seja reaquecida. Talvez você seja esse cliente.

Afinal, pode-se reaquecer café? Qual é o impacto gerado em sua saúde? E quanto à qualidade do próprio café? É isso que queremos discutir um pouco mais e mostrar qual é a melhor opção, se houver, em relação a esse assunto.

Nesse sentido, abrimos uma caixa de perguntas no Instagram e muitas pessoas enviaram suas dúvidas. Selecionamos as mais relevantes para desenvolver este conteúdo. Portanto, vamos ver quais são as perguntas relacionadas ao reaquecimento do café:

  • A primeira pergunta é do Heat: “Como posso reaquecer café sem que ele fique com um gosto horrível?
  • Luciandre quer saber se é ok aquecer o café no micro-ondas ou no fogão, ou se isso é apenas uma má ideia.
  • Camila Dornelas do blog diz: “Que tipo de loucura é essa? Nem pense em fazer isso em casa. Socorro, Deus!
  • Lê Maciel pergunta: “O café perde sua qualidade sensorial ao ser reaquecido?
  • André Obayashi pergunta: “O que acontece com os nutrientes e propriedades nutricionais do café quando ele é reaquecido?
  • Naldo Machado quer saber se beber café que ficou por horas é prejudicial.
  • O Coach João Paulo pergunta: “Reutilizar e reaquecer a água na chaleira elétrica afeta o resultado final do café?

Com qual delas você mais se identificou? Acredito que o conteúdo de hoje responderá a boa parte dessas perguntas. Mas antes de prosseguirmos, vamos esclarecer algumas informações que coletamos a partir de estudos científicos para entender o que acontece com o café quando ele esfria e quando o aquecemos novamente depois de frio. Continue lendo!

   

O que acontece quando o café esfria?

Primeiro, você precisa separar dois cenários: cafés especiais de alta qualidade e cafés de baixa qualidade, nos quais não temos muita rastreabilidade ou certeza sobre sua composição. Ao separar esses dois cenários dos tipos de café, já temos resultados diferentes apenas pelo fato de o café esfriar.

Em outras palavras, quando o café esfria, ele inicia o processo de oxidação, perde suas características e pode adquirir sabores que não são comuns no café. Dependendo do tempo que leva, ele pode entrar em estágio fermentativo e desenvolver bactérias.

Essas bactérias podem ser prejudiciais, dependendo do estágio de degradação em que o café se encontra. No caso de cafés de baixa qualidade, há uma maior chance de desenvolvimento de bactérias prejudiciais, o que pode afetar negativamente a sua saúde. Além do sabor completamente desagradável.

Exposição dos tipos de cafés
Inclusive, encontramos um artigo científico que afirma que depois de um tempo do café frio, mais sabores desagradáveis começam a se formar. Garrafas térmicas, um dos inimigos do café, ou outros recipientes parecidos podem elevar ainda mais o risco de desenvolvimento de bactérias. Dica importante: tome muito cuidado com as garrafas térmicas e o consumo de cafés tradicionais e extra fortes de mercado! Deixe de comprar café ruim e corte os maus hábitos. Já no caso de cafés de alta qualidade, o maior impacto é na perda das características sensoriais quando o café esfria. Por exemplo: se você estiver bebendo um café com notas florais, pode ser que depois de frio e reaquecido, ele não seja mais tão floral assim. Nesse sentido, existem métodos para reaquecer o café sem perder tanto sabor e aroma, mas é importante ressaltar que o resultado não será o mesmo de um café recém-preparado, tá? Agora, quanto às propriedades nutricionais do café, a maioria delas não é afetada pelo reaquecimento. No entanto, a cafeína pode ser ligeiramente reduzida durante o processo. Em geral, as propriedades antioxidantes e outros benefícios do café ainda estarão presentes.
   

Vantagens em reaquecer o café

Requentar o café não é de tudo ruim, em outras palavras, tem lá as suas vantagens e vamos te contar 3 delas:

1 – Reaproveitamento e menos desperdício de café
Considerando que você é uma pessoa que gosta do café quente e não frio, reaquecendo o café, evitará o descarte da sua bebida.

2 – Economia de tempo
Você não vai precisa parar tudo e fazer outro café.

3 – Sabor aceitável
Embora o sabor do café possa ser afetado ao ser reaquecido, algumas pessoas ainda acham o sabor aceitável mesmo após o processo. Isso pode variar dependendo da preferência individual e do método de reaquecimento utilizado.

Lembrando que essas vantagens são ligadas ao café de alta qualidade, então, se for em casos de abstinência, vale a pena sim requentar o café que esfriou.

   

Melhor maneira de reaquecer o café

Conseguimos descobrir através do mesmo estudo científico que a melhor maneira para reaquecer o café é através do microondas! Isso acontece porque alimentos com níveis mais altos de água, conseguem ter um aquecimento mais padronizado no forno microondas.

Além disso, podemos considerar o funcionamento do microondas. Por ser uma bandeja giratória, a distribuição das ondas magnéticas vão gerar agitação nas moléculas de água e consequentemente, trarão calor para o café, causando menos impacto na perda de qualidade da bebida.

Em contrapartida, quando aquecemos o café no fogão, a distribuição de calor não é muito homogênea, pois começa nas bordas e só depois para o centro. Isso gerará a perda de água, de substâncias químicas responsáveis pelo aroma e sabor do café, e evidenciará o amargor da bebida.

 

 

Dicas para reaquecer café no microondas

Primeiramente, seu microondas precisa estar na potência máxima e atingir uma temperatura média de 60°C. Ultrapassando essa temperatura, você poderá provocar uma evaporação em excesso, trazendo mais amargor.

Não reaqueça o café que está muito tempo frio. Em outras palavras, não espere um bom resultado de um café que foi preparado ontem, ficou em temperatura ambiente e agora será requentado.

Mas a melhor dica de todas é que se você já tem o hábito de consumir café de qualidade, prepare-o em mono doses, ou seja, a quantidade exata que você irá consumir na hora. Assim, você sempre apreciará um café fresco!

Concluindo, a resposta para a pergunta “pode-se reaquecer café?” é sim, pode-se reaquecer café, mas com algumas ressalvas. No caso de cafés de baixa qualidade, é importante ter cautela devido ao risco de desenvolvimento de bactérias. Já para os cafés de alta qualidade, o reaquecimento pode ser feito, mas é preciso ter em mente que haverá uma perda de sabor e aroma em comparação com um café recém-preparado. Gostou? Compartilhe este conteúdo com as pessoas que são importantes para você!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×