10 coisas que irritam donos de cafeteria - Unique Cafés

10 coisas que irritam donos de cafeteria

Revelamos 10 coisas que irritam donos de cafeteria, será que você é uma delas? Brincadeiras a parte, chegou a hora da verdade!

INTRODUÇÃO

Prepare-se para o desabafo! Convidamos alguns donos de cafeterias que toparam revelar esses segredos. Você vai rir, se identificar e, quem sabe, repensar suas atitudes ao visitar sua cafeteria favorita! Afinal, dono de cafeteria não é anjo e não tem auréola. Conheça as 10 coisas que mais irritam donos de cafeteria!

 

 

1 – Atendente que não é proativo

Na opinião do Erick Fernandes, dono da rede de cafeterias Boken Café, de Manaus, a primeira coisa que irrita um dono de cafeteria é a falta de proatividade dos atendentes. Em outras palavras, imagine que você chegou pela primeira vez à sua loja e ninguém veio te atender, te levar até uma boa mesa, apresentar opções do cardápio. Isso é inaceitável.

O bom atendimento é essencial para o sucesso da sua cafeteria e sua equipe precisa estar muito bem alinhada para que o cliente tenha uma experiência completa, além de uma boa xícara de café. Fica a dica ou indireta para você 😉

‣ Reclamante: Erick Fernandes – Boken Café – Manaus – AM

Dois homens tomando café e conversando em uma cafeteria

 

 

2 – “Café é café em qualquer lugar”

Ok! Essa doeu e é uma briga entre cliente que não conhece café especial e dono de cafeteria que sabe da qualidade elevada do seu produto. A fala de que “café é café em qualquer lugar” e que o importante é o acompanhamento, com certeza é uma das coisas que mais irritam donos de cafeteria atualmente.

Nesse sentido, ainda existem muitas pessoas que estão acostumadas a tomar o famoso “açúcar com café” no copinho americano da padaria da esquina e desconhecem o que é um verdadeiro café especial.

Diferente dos cafés tradicionais de supermercado, o café especial consiste no fruto selecionado, colhido na fase correta da maturação, passa por processos específicos com a finalidade de agregar valor e qualidade na bebida. Em contrapartida, cafés convencionais de mercado são puro resíduo, composto de grãos de baixíssima qualidade, torrados excessivamente para esconder impurezas e ainda fazem muito mal à sua saúde.

Diferença do café especial para o convencional de mercado

Portanto, CAFÉ NÃO É TUDO IGUAL EM QUALQUER LUGAR! Se você ainda não conhece o que é café especial e por que são mais caros que os outros, vale a pena se informar. Aqui no blog mesmo ou em nosso canal do YouTube, você pode aprofundar seus conhecimentos em diversos conteúdos que compartilhamos constantemente e se apaixonar como a gente (até rimou).

‣ Reclamante: Erick Fernandes – Boken Café – Manaus – AM

 

 

3 – Colaborador que não cuida do equipamento de trabalho

Antes de mais nada, sabemos que em períodos de alto fluxo de atendimento na cafeteria acidentes podem acontecer como, por exemplo, quebrar alguma louça, derrubar algum utensílio, etc. Porém, se o bater com força a porta do freezer, a falta de cuidado para encaixar o porta filtro da máquina, a má higienização dos equipamentos, entre outros detalhes, acontecem constantemente, com certeza o dono dessa cafeteria deve ficar furioso!

Então, se você é dono de cafeteria e está lendo este conteúdo, temos uma dica para você: escolha bem os integrantes e treine sua equipe para que seu negócio decole e você passe menos raiva!

‣ Reclamante: Erick Fernandes – Boken Café – Manaus – AM

Treinamento de baristas

 

 

4 – Xícara suja na hora da operação

Sabemos que isso pode acontecer e não é de propósito. Donos de cafeteria que também fazem parte da rotina da cafeteria, sabem o quanto é irritante quando você está finalizando a operação, vai passar o café para xícara e nota que ela está suja. Além disso, em certos momentos não dá tempo de trocar, você precisa começar do zero e torcer para o cliente ter paciência. Isso já aconteceu com você?

‣ Reclamante: Paulo de Tarso – Relicário Brigaderia – Juiz de Fora – MG

 

 

5 – Música ambiente muito baixa, muito alta ou fora de contexto

Primeiramente, a música ambiente em seu negócio tem o objetivo de trazer privacidade e aconchego para seus clientes. Então, se ela estiver muito baixa, fora de contexto ou muito alta pode prejudicar a experiência de quem está consumindo na cafeteria.

Nesse sentido, se você trabalha em uma cafeteria, procure buscar músicas que transmitam aspectos de tranquilidade, acolhimento, em um volume agradável para que não polua sonoramente o ambiente.

‣ Reclamante: Paulo de Tarso – Relicário Brigaderia – Juiz de Fora – MG

Clientes brindando em mesa de cafeteria

 

 

6 – Cliente que trata mal algum colaborador

Isso pode até ser raro, mas é horrível e infelizmente, para quem trabalha com o público está sempre sujeito a passar por este constrangimento, principalmente quando se depara com algum cliente que não está em seu melhor dia. No entanto, essa é uma das coisas mais irritantes para donos de cafeteria que compreendem o valor dos seus colaboradores.

Então, se você é um cliente resmungão sem motivo, valorize a equipe que com tanto carinho serve você em sua cafeteria favorita. Caso você não esteja no seu melhor dia, deixe que a magia do café mude sua perspectiva. Afinal, quando a cafeteria é boa e serve produtos de qualidade, não tem nada mais relaxante do que uma generosa xícara do seu café favorito!

‣ Reclamantes: Mônica e François – Café Perrier – Pindamonhangaba – SP

Barista servindo café

 

 

7 – Colaboradores que não valorizam seu trabalho

Quer ver um dono de cafeteria aborrecido é quando o colaborador não veste a camisa da empresa e fica flutuando nas operações. Gerenciar uma cafeteria é um grande desafio e exige muito investimento, inclusive, na formação dos funcionários.

Atenção, donos de cafeteria, se liga nessa dica: ao contratar alguém, você terá três meses de experiência para avaliar o candidato. Se neste período, o colaborador não atendeu bem as expectativas, é hora de se posicionar e cortar. Assim, você passa menos raiva!

‣ Reclamantes: Mônica e François – Café Perrier – Pindamonhangaba – SP

 

 

8 – Cliente sem noção de espaço

Esse fato causa um estresse que chega ser engraçado, inclusive, foi um dos pontos levantados pela Natália, responsável pela nossa loja. Calma que você já vai entender, depois conta pra gente se você é assim!

Atualmente, aqui na Unique Cafés, nossa equipe prepara o ambiente para receber os clientes e deixa tudo organizado para atendê-los da melhor forma. Nesse sentido, uma das operações é a organização das mesas, ou seja, temos mesas de 2 até 10 lugares.

Por ironia do destino, acontece de um cliente chegar sozinho e se acomodar na mesa que tem 10 lugares. Em seguida, chega uma família com 10 pessoas e não temos onde acomodá-los. Pode isso, Arnaldo?

‣ Reclamante: Natália – Unique Cafés – São Lourenço – MG

 

 

9 – Cliente que “dá bolo”

Vamos te contar uma situação e você vai notar se soa familiar ou não. Em nossa cafeteria tem um cliente que ama nosso bolo de fubá, porém, teve um dia que ele veio, pediu e só tínhamos o de cenoura. Explicamos a situação de que variamos o cardápio da cafeteria para oferecermos sabores diferentes e informamos que poderíamos o tão desejado bolo de fubá no outro dia.

Resumindo, fizemos o bolo de fubá para o cliente e o cliente nos deu o bolo, literalmente. Ele não apareceu! Se você é dono de cafeteria, conta aí: isso já aconteceu com você?

‣ Reclamante: Natália – Unique Cafés – São Lourenço – MG

 

 

10 – Quando a estrutura não dá 100% de conforto ao cliente

Estamos em um momento muito bom aqui na Unique Cafés e o fato de ainda não termos um estacionamento que atenda nossos clientes, nos incomoda bastante. Sabemos que essa pode ser a dor que irrita muitos donos de cafeteria por aí, então se você é um deles, entende do que estamos falando!

Além disso, apesar da nossa loja ser muito charmosa e muito bem equipada, é ao ar livre. Então, em dias de chuva, infelizmente não conseguimos comportar todos os clientes dentro da área coberta da cafeteria. Isso é ruim, né?

‣ Reclamante: Gabriel – Unique Cafés – São Lourenço – MG

 

 

Dicas para treinar sua equipe

Por fim, podemos ver que a maior parte dessas 10 coisas que irritam donos de cafeteria, são dificuldades de gestão de pessoas. No entanto, temos algumas dicas que podem ser valiosas para o seu negócio. Confira: 1 – Invista em conhecimento Aqui na Unique Cafés, obrigatoriamente, todo colaborador precisa fazer alguns cursos online e também o curso de Barista com o Gabriel para engajar na rotina de trabalho e desenvolver as habilidades necessárias para atender os clientes. Nesse sentido, você pode treinar sua equipe através dos nossos cursos disponíveis: Outra forma de treinar sua equipe é imergindo seus colaboradores na cultura do café, nesse sentido, a Rota do Café Especial pode proporcionar essa experiência. Imagine só acompanhar como acontece a produção dos melhores cafés do pé à xícara. Se liga só nas fotos! 2 – Estabeleça líderes de turnos Isso otimiza a comunicação com seus colaboradores e a produtividade da equipe, afinal, você consegue multiplicar com os líderes de turno tudo o que precisa ser desenvolvido tanto na parte da manhã, quanto da tarde. Além disso, uma vez na semana você pode se reunir com toda equipe para ouvir feedbacks e alinhar os objetivos. Concluindo, ser gerir uma cafeteria tem seus desafios diários! Esperamos que este desabafo não te assuste como cliente e mostre que para você, dono de cafeteria, que não está sozinho nessa. Curtiu? Compartilhe este conteúdo com os cafezeiros que são importantes para você.
Registros de passeio em lavoura de café
Frutos de café
Foto artística da separação do café

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×