2 maneiras de fazer café em qualquer lugar | ARAM e Drip Coffee

2 maneiras de fazer café em qualquer lugar

Existem dois métodos de extração de café que se destacam: a moderna Cafeteira ARAM e o prático Drip Coffee. Qual você vai escolher?

INTRODUÇÃO

O café é mais do que uma simples bebida; é uma paixão, um ritual matinal e um estimulante universalmente apreciado. Em um mundo que nunca para, a habilidade de preparar um café perfeito em qualquer lugar se tornou uma necessidade e um prazer. Nesse sentido, do ambiente rústico de um acampamento à sala de reuniões de um escritório, dois métodos populares de extração de café se destacam: a moderna Cafeteira ARAM, capaz de extrair um espresso encorpado e super saboroso, e o tradicional Drip Coffee, que oferece um café coado suave e reconfortante!

Neste artigo, mergulharemos nos detalhes dessas duas técnicas, realçando suas características distintas, para ajudá-lo a escolher a maneira perfeita de preparar seu café em qualquer lugar. Continue lendo!

   

01 – Cafeteira ARAM

A Cafeteira ARAM é essencialmente um equipamento manual que opera com base na pressão. Em outras palavras, utilizando uma manivela, você pode preparar uma ampla variedade de cafés, desde um espresso concentrado até um café filtrado. Fabricada com materiais de alta qualidade, como madeira e aço, esta cafeteira é projetada para durar por muito tempo e é extremamente portátil, o que significa que você pode levá-la consigo e preparar seu café em qualquer lugar! Se você visitar o site da ARAM, vai notar que existem várias versões do equipamento. No entanto, para fazer o review testamos a versão mais completa, ou seja, que acompanha todas as peças. Você pode saber mais detalhes como, a história da Cafeteira ARAM, aqui mesmo em nosso Blog depois que terminar de ler este artigo!
Cafeteira ARAM
Uma curiosidade interessante sobre a parte de madeira presente na cafeteira é que, o material é verdadeiramente natural, ou seja, é madeira mesmo. Isso porque no momento de criação, Maycom Aram (você já vai saber quem é), estudou o perfil de design asiático e descobriu que eles interpretam que tudo onde vai madeira trás a essência da natureza. Portanto, toda ARAM é única, pois dependendo da árvore, a cor e alguns detalhes da aparência do equipamento podem mudar. Tanto que você pode escolher o tipo de madeira que você deseja no momento de compra O porta filtro é bem semelhante à uma máquina de espresso e, o mais genial é que, tanto no porta filtro, quanto no corpo do equipamento existem duas marcações: uma lua cheia e outra crescente. Para saber se o porta filtro realmente vedou, é só conferir se essas duas luas estão alinhadas. Assim, não corre o risco do seu café vazar na hora do preparo.

 

 

Como fazer café espresso na ARAM passo a passo

Passo 1
Assim como é importante molhar o filtro de papel antes do preparo, com a Cafeteira ARAM não é diferente. Enquanto você prepara a base e demais etapas do processo, com o parafuso fechado, adicione água quente para escaldar o equipamento.

Importante: se você fizer o café sem escaldar, acabará perdendo a temperatura durante o preparo.

Adicionando água quente sob o porta filtro

Passo 2
Moa o café em moagem adequada para espresso, ou seja, mais fina. Nesse sentido, quem deseja ter uma ARAM em casa, terá que ter um moedor que atenda este requisito. Do contrário, você poderá não atingir o resultado esperado na bebida.

Adicionando café ao moedor
Passo 3 Agora, acrescente 22g do café já moído no porta filtro. Importante: quando o assunto é café espresso é essencial que você faça adequadamente a pesagem.
Café moído no porta-filtro ARAM

Passo 4
Em seguida, nivele bem a porção de café e faça a compactação utilizando um tamper.

Dica: o porta filtro da ARAM tem uma marcação interior. A ideia é que quando você fizer a compactação, o café fique mais ou menos nessa margem.

Nivelador de Café

Passo 5
Antes de encaixar o porta filtro, lembre-se de retirar a água quente que você utilizou para aquecer o equipamento. Para isso, desparafuse a manivela até o final, depois coche novamente.

Aqui você já terá noção dos diferentes fluxos de água que a ARAM possui durante o processo de extração.

Escaldando a ARAM com água quente
Passo 6 Agora, encaixe o porta filtro e certifique-se que as duas luas estão alinhadas. Assim, não correrá o risco da bebida vazar no momento da extração.
Encaixando o porta filtro na cafeteira de espresso manual
Passo 7 Com a manivela tarraxada, acrescente água quente até aparecer na perfuração do equipamento.
Adicionando água ao método de preparo de café espresso manual
Passo 8 Em seguida, abra a manivela até o final. A partir do momento que você faz essa abertura, a água já está em contato com o café, então, acontece uma reação parecida com a pré-infusão.
Preparando cafeteira manual para extrair café

Passo 9
Em seguida, abra a manivela até o final. A partir do momento que você faz essa abertura, a água já está em contato com o café, então, acontece uma reação parecida com a pré-infusão.

Note que quando a manivela chega próximo ao meio a pressão aumenta e, das laterais, para o meio a espresso vai se formando.

Dica: se você sentir que está fazendo muita força no parafuso para fazer a extração, não continue. Pare e refaça o processo, muito provavelmente a moagem que está utilizando está errada.

Café espresso sendo extraído manualmente
Está pronto! Agora, é só servir e apreciar seu café espresso feito manualmente na Cafeteira ARAM!
Servindo Café Espresso
   

Resultado Sensorial da extração de café na ARAM

Afinal, a extração de café espresso na Cafeteira ARAM é boa ou ruim? Com propriedade, agora podemos dizer que o resultado nos surpreendeu. Inclusive, ousamos dizer que tem máquinas profissionais que não alcançam esse nível!

Além do sabor que proporciona, a ARAM também é esteticamente decorativa, então, o investimento também trará novos ares ao seu cantinho do café.

Pensando no café que foi preparado, indiscutivelmente o resultado potencializou todas as características do Tiger: notas achocolatadas, amêndoas, acidez equilibrada, retrogosto prolongado e finalização super saborosa. Vale a pena a experiência!

Copo de Vidro com Café
   

02 – Drip Coffee

Agora, além de ser um método simples de fazer café, o drip coffee também é um conceito que sempre defendemos por aqui: o preparo de café em monodose, ou seja, o preparo da bebida na quantia exata que você vai consumir.

O drip coffee nada mais é que um sachê (parecido com o sachê de chá) com hastes flexíveis, em que você encaixa nas bordas da sua xícara ou caneca, deixando o pequeno filtro, já com o café moído, no centro dela. Assim, tudo o que você precisará é de um pouco de água quente.

Nesse sentido, o maior benefício desse produto é que você não deixará de apreciar um café de qualidade independente se onde você há limitações de equipamentos de preparo de cafés. Depois de experimentar drip coffee você vai até esquecer mais do café solúvel!

Extraindo café com drip coffee

Atualmente, nós temos este método disponível na nossa loja virtual. Consiste em uma caixa com dez sachês do nosso café Blend, um perfil ideal para quem busca o equilíbrio perfeito. Em outras palavras, a mistura acontece a partir Unique Frutado com o Bourbon Amarelo, um café natural com cereja descascado, de aroma intenso e sabor doce (notas de caramelo). Sem contar a torra cor chocolate ao leite.

A funcionalidade de ter café de qualidade compactado em sachês é o que faz o drip coffee ser conhecido como “café de bolso”. Afinal, ele cabe na despensa da sua cozinha, na mala de viagem, na mochila e até no bolso da jaqueta se precisar. Compre e faça o teste!

 

 

Como usar o Drip Coffee passo a passo

Passo 01
Primeiro, abra o filtro cortando a área indicada.

A própria embalagem é bem funcional para facilitar o manuseio. Tanto a parte laminada quanto o filtro possuem indicações de onde abrir (aquela linha de picote).

Abrindo sache de drip coffee

Passo 02
Em seguida, encaixe as alças laterais na borda da sua xícara.

Dica 1: utilize xícaras/canecas mais abertas ou as mais finas que sejam mais altas. Assim, facilitará a filtragem. Afinal, se a xícara for muito baixa, na medida que você adicionar água e o nível de café subir, o líquido encostará no sachê.

Dica 2: observe! Quando a água começar a encostar no fundo do filtro, levante-o um pouco até que finalize a extração.

Dica 3: inclusive temos uma caneca perfeita para o método Drip Coffee. É só clicar neste link anterior para conferir!

Lavando com água corrente porta filtro

Passo 03
Agora, coloque lentamente água quente até a metade do filtro e aguarde 15 segundos para a pré-infusão. Depois disso, acrescente água novamente até a borda e aguarde a filtragem.

Importante: nós fizemos vários testes para descobrir a melhor quantidade de água para as 10g de café contidas no sachê. Inclusive, baseamos esses testes nas características do perfil Blend. Concluímos que a medida ideal é 120ml de água quente.

Adicionando água para fazer café coado

Está pronto!
Beba e aprecie um bom café onde estiver!

Café na Xícara

Em resumo, a escolha entre Drip Coffee e a Cafeteira ARAM depende das suas preferências pessoais e das circunstâncias em que você está preparando seu café. Se você valoriza a simplicidade, consistência e portabilidade, o Drip Coffee pode ser a escolha certa para você. Por outro lado, se você é um entusiasta do café que busca a complexidade de sabor e eficiência, a Cafeteira ARAM pode ser a opção ideal.

Independentemente do método que você escolher, lembre-se de que a qualidade do café também depende dos grãos que você seleciona, da moagem adequada e da temperatura da água. Experimente ambos os métodos para descobrir qual deles melhor se adapta ao seu paladar e desfrute de uma xícara de café deliciosa em qualquer lugar, a qualquer momento. O mundo do café é vasto e cheio de opções, então explore e aproveite ao máximo a sua experiência de café onde quer que esteja!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×