05 mentiras & curiosidades sobre o café

Vamos desconstruir 5 mentiras e revelar curiosidades sobre o café que talvez você nem imaginava ser verdade!

INTRODUÇÃO

Infelizmente, precisamos avisar que te contaram muitas mentiras sobre cafés e podemos provar! Hoje, desconstruiremos 5 mitos sobre esse fruto extraordinário e revelar curiosidades sobre o café que talvez você nem imaginava ser verdade! Ficou curioso? Então, leia mais um pouquinho!

01 – “O café bom é sempre exportado!”

você já ouviu isso?

Atualmente, ainda se ouve muito essa fala: “o café bom é exportado!”. Felizmente, essa é a primeira mentira que vamos desmascarar hoje. Por mais que essa fala cause revolta em algumas pessoas que dizem entender e gostar muito de café, isso não é verdade.

Primeiro, vamos entender porque ainda existe essa mentira no mercado de cafés especiais. Anteriormente, uma das formas de organizar o padrão de exportação de café era feito pelo tamanho da peneira, ou seja, os grãos de café precisavam estar bem homogêneos, visualmente falando. Nesse sentido, foi visto que, quando era feita essa seleção, consequentemente o sabor da bebida também alcançava determinado padrão de qualidade.

Portanto, esse café mais homogêneo era exportado, por conseguir um melhor valor de venda em outros países, e ficava aqui no Brasil os grãos quebradinhos e demais resíduos desse café.

Além disso, a exportação de café acontecia com mais frequência antigamente porque agregava muito valor no mercado exterior. Infelizmente, o Brasil (ou melhor, o brasileiro) não se importava com a qualidade dos grãos, tendo a ideia de que o café era uma bebida medicinal, consumido independente do sabor, apenas para dar um up.

Sendo assim, como ficávamos com os resíduos, o café que chegava em nossa mesa era sempre muito amargo, com torra muito escura, forçando a necessidade de acrescentar açúcar no café. Inclusive, se você ainda tem essa dúvida se pode ou não colocar açúcar no café, clique aqui!

Felizmente essa realidade mudou muito e o hábito de consumir cafés de alta qualidade tem crescido constantemente em nosso país. Então, várias marcas tem conseguido manter esses cafés de melhor padrão no mercado interno, visto que o consumidor valoriza a compra de cafés especiais no dia a dia. Ainda não sabe a diferença entre o café comum do mercado e café especial? Demora não, clica aqui!

Na verdade, antigamente o mercado externo era quem queria o café de alta qualidade e nós não o valorizávamos como deveria. Como o café era considerado uma moeda para o país, a exportação dele era interessante para nós. Então, o que mudou em toda essa história?

Em outras palavras, troque essa mentira sobre exportação por esta frase: “do Brasil para os brasileiros”. Atualmente, existem concursos visando comprar esses cafés de alta qualidade. São convocadas empresas estrangeiras e também as brasileiras. Isso foi o que mudou.

Inclusive, nós, da Unique Cafés, participamos de um desses concursos como a única empresa brasileira e arrematamos o lote Best Cup, composto por grãos de qualidade, cultivados aqui mesmo em nosso país. Ele já estava prestes a ser exportado, porém, puxamos pelo pé (literalmente) e disponibilizamos ao mercado interno. Saiba mais!

Entenda sobre exportação de café no Brasil

02 – “Só café arábica é bom!”

a xícara de café não mente

Acredite ou não, nós ouvimos essa fala todos os dias! Você sabe o que significa quando você lê essa expressão: “café 100% arábica”? Bom, essa é uma curiosidade sobre café que talvez você sempre teve como padrão de qualidade para escolher qual café comprar. Mas afinal, o que isso significa?

Primeiramente, essa expressão significa simplesmente que o arbusto de café é da genética arábica, ou seja, coffea arabica, uma espécie natural da Arábia ou da Etiópia, supostamente uma das primeiras espécies de café a ser cultivada. Nesse sentido, existem outras espécies cultivadas no Brasil, como a coffea canephora, por exemplo.

No final das contas, essa mentira até que tem um pouco de fundamento. A espécie arábica ficou conhecida no Brasil por trazer qualidade nos seus frutos e atribuições como: corpo, doçura e acidez. Porém, isso não quer dizer que só o café arábica é bom, muito menos que se for arábica é garantia de bons frutos.

Concluindo, essa informação “Café 100% arábica” não quer dizer nada. Imagine comigo: se um café é colhido no arbusto de espécie arábica sem os devidos cuidados e acaba entrando, para a seleção de torra, cafés podres, pedaços de folhas, galhos e demais imperfeições. De que adiantou? Este café será torrado, moído, colocado em uma embalagem escrito “100% arábica” e, no final, a bebida não teria qualidade.

Por fim, o que importa, de fato, é a qualidade da bebida, seja ele canephora, arábica ou robusta. E, para isso, você precisa desenvolver a habilidade de julgar o líquido que está sendo servido, afinal, a xícara de café não mente!

Curiosidades sobre café 100% arábica

03 – Latte Art com leite vegetal não dá certo

será mesmo?

Ok! O mentiroso que te contou essa não está tão errado assim! Afinal, realmente é possível fazer latte art com leite vegetal. Porém, você precisa ficar atento a algumas marcas que reagem melhor a essa prática, visto que alguns baristas já se decepcionaram muito com a experiência.

Inclusive, a marca NAVEIA já promoveu um campeonato de latte art online em que os participantes receberam o leite vegetal em casa e competiram no mata a mata. Aliás, parabéns aos ganhadores Amanda e Leonardo! Portanto, marcas, como NAVEIA e Nude, produzem leite de aveia que proporcionam essa possibilidade de praticar o latte art na xícara.

Então, aqui a curiosidade sobre o café é que se um dia você usou leite vegetal para fazer latte art e deu errado, provavelmente você usou o leite errado. Durma com essa!

Latte art feito com leite vegetal

04 – A geladeira é o melhor lugar para guardar café

leia isso antes de guardar

Essa mentira é polêmica! Será que posso guardar café na geladeira? Veja bem, quem diz que a geladeira é o melhor lugar para armazenar o café não está de tudo errado. Isso porque existe um contexto por trás desse mito. Porém, antes de fazer isso, você precisa saber de algumas curiosidades sobre o café que é armazenado dessa forma.

Primeiro, se é uma porção muito grande de café e você coloca o pacote direto na geladeira, pode ser que na troca de temperatura, de quando for tirar e devolver pra geladeira, gere umidade no café, provocando a oxidação do fruto. Obviamente, isso interferirá diretamente na qualidade da sua bebida.

Nesse sentido, outra desvantagem de armazenar o café na geladeira é que, se você tiver algum alimento que exale odor muito forte (como a cebola), facilmente o café absorverá e, consequentemente, a bebida poderá ter alterações de sabor. Portanto, se ainda assim você deseja guardar seu café na geladeira, a dica é: coloque o pacote dentro de um pote hermético e armazene-o, sabendo que você ainda corre o risco de acelerar a oxidação devido à umidade.

Anteriormente, a geladeira era recomendada por causa da restrição de oxigênio, substância responsável pela oxidação. Porém, você precisa se lembrar desses outros fatores que citamos e podem danificar a qualidade do café na xícara.

A geladeira não é o melhor lugar para se armazenar café especial. Em outras palavras, a própria embalagem do café pode resolver esse problema. Geralmente, as embalagens de café de qualidade é feita com um material mais resistente, laminada e que protegem os grãos da luz e da umidade. Além disso, algumas delas possuem uma válvula que tira o oxigênio e do gás carbônico do interior da embalagem para, assim, preservar o café.

Agora, se você quer saber mesmo como armazenar seu café da forma correta, nós temos dicas fantásticas que podem te ajudar. Inclusive, em uma dessas dicas nós somos pioneiros no mercado de cafés. Saiba mais!

O que acontece quando guardo café na geladeira

05 – Posso ferver o café na água

método de preparo da vovó

Essa prática é quase uma herança que passa de geração em geração. Provavelmente sua avó fazia café dessa forma. Então, você cresceu, conheceu o café especial e ouviu que essa é uma prática errada. Será?

Antes de mais nada, entenda que o hábito de ferver o café na água é uma maneira diferente de preparar café, sim! Inclusive, o conhecido café turco é preparado dessa forma. Agora, é mentira a história de que essa prática melhora o sabor do café mesmo se ele for de péssima qualidade.

Concluindo, quebre essa mentira fazendo um bom café turco e comprove que essa é uma técnica diferente e deliciosa de preparar café especial! Aprenda como fazer clicando aqui!

Posso ferver o café na água como café turco

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

A Prova de que Café é Doce: Explorando a Doçura Natural dos Cafés

A Prova de que Café é Doce: Explorando a Doçura Natural dos Cafés

introdução Será que o café é doce mesmo? Muitos acreditam que é necessário adicionar açúcar para deixar a bebida mais doce, mas isso não é verdade para os cafés especiais. Hoje, vamos explorar como os grãos de café, especialmente os da nossa região, têm uma doçura...

Como É o Grão de Café Por Dentro

Como É o Grão de Café Por Dentro

introdução Você já se perguntou como é o grão de café por dentro? Quais mistérios ele guarda em suas camadas? E por que elas são tão importantes para o arbusto que nos proporciona uma das bebidas mais adoradas do mundo? Essas perguntas intrigantes nos levam a uma...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

2 Comentários

  1. Café é tudo de bom! Sou produtor e é sempre bom saber mais.

    Responder
  2. Excelentes informações sobre o café.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


×