INTRODUÇÃO
Se você é um barista, um profissional da área do café, ou um coffeelover que ama tomar aquele café espresso, você está lendo o artigo certo. Você sabia que, até hoje, poucas pessoas sabem apreciar um bom café espresso da maneira correta? Isso mesmo, está curioso? Continue lendo ou assista ao video, garanto que você vai ficar ainda mais apaixonado por essa bebida espetacular.
Café espresso não é miojo
Afinal de contas, o que é café espresso? Muita gente acredita na teoria de que a palavra espresso está conectada à rapidez no preparo do café. Calma, isso não é uma mentira, porém, não é só isso. O conceito de café espresso está ligado a uma palavra de origem Italiana: “spremere”, que significa espremer. Então temos que espresso é um café feito espremido, sob uma pressão de água. Você já sabia disso?
Ele pode ser longo ou curto. Mas só no Brasil…
Existem 2 tipos de café espresso conhecidos no Brasil: o longo (50ml) e o curto (30ml). E o que difere um do outro é somente proporção do volume de água em cada um deles, sendo a quantidade de café a mesma nos dois. Você achava que tirava vantagem em pedir o longo, né!?
O curioso é que se você pedir o espresso em qualquer cafeteria de outro país, receberá na xícara a quantidade de 30ml. Isso porque existe um padrão de qualidade internacional dizendo que essa proporção possui a maior concentração de sabor e açúcar natural que se consegue extrair da bebida. Curto e longo só aqui no Brasil mesmo!
Dica:
Prove os dois para saber qual você mais gosta!
Como assim, muita informação e pouca água?
Café espresso é feito de uma forma bastante concentrada. Utiliza-se 10g de café para quantidades de 30 a 50ml de água. Por isso temos a sensação licorosa quando provamos. Algumas pessoas até recorrem ao açúcar. Porém, não é poque a bebida é muito concentrada que precisa colocar açúcar. Desenvolva a habilidade de degustar um bom café espresso da maneira correta!
Dica:
Você já reparou que quando o café espresso é servido, sempre vem com uma dose pequena de água (normalmente com gás)? Isso é para que você limpe seu paladar antes de tomar, assim você terá a melhor percepção de sabor da alta concentração do café.
Então quer dizer que café espresso só tem na cafeteria?
Claro que não! Você pode ter uma máquina de café espresso em casa sem precisar ser barista. Existem várias máquinas domésticas hoje em dia. Pode acreditar, além da qualidade de sempre tomar um bom café, existe muita economia envolvida se você optar em ter uma máquina dessas em casa. É só apertar o botão que o café sai, aproveitando o máximo do seu café e o mínimo do seu esforço, incrível né!?
O potencializador de sabores
Se você escolher um café cítrico para sua extração de café espresso, ele vai ficar extremamente cítrico. Da mesma maneira, se você usar um café que não tem qualidade, ele ficará extremamente horrível. Pensando nisso, fizemos um top 2 de cafés que ficam muito agradáveis nessa modalidade, se liga!
Top 1 – Unique Blend
Você terá a alta concentração de notas carameladas e adocicadas! Uma ótima escolha para quem está começando a se acostumar com o café espresso.
Top 2 – Unique Frutado
Possui fortes características de corpo e doçura. Sua bebida final será bem encorpada, licorosa e com aquela ressaltada na doçura natural que esse café tem para oferecer. Deu até vontade, não é mesmo?
Dicas importantes
1ª Dica
Você pode descobrir a moagem perfeita para o seu café espresso clicando aqui.
2ª Dica
Da escolha do café até a extração dele, existem vários detalhes a serem seguidos para que você tenha um bom resultado em sua bebida. Pensando nisso, você pode saber mais clicando aqui.
0 comentários