Dicas e curiosidades sobre o café espresso - Unique Cafés

Dicas e curiosidades sobre o café espresso

Você sabia que, até hoje, poucas pessoas sabem apreciar um bom café espresso do jeito certo? Isso é só uma das curiosidades sobre café espresso que vamos te contar hoje! Prepare-se!

Primeiramente, o café espresso é uma bebida complexa e pode ser mal interpretada devido à sua intensidade. Em contrapartida, se for bem extraído e feito com grãos de boa qualidade, resultará em uma bebida marcante. Se você é um barista, profissional da área do café ou coffeelover, esse artigo é para você.

01 – Café espresso não é miojo

Afinal de contas, você sabe o que é café espresso? O conceito de café espresso está ligado a uma palavra de origem Italiana: “spremere”, que significa espremer. Então, temos que espresso é um café feito espremido, sob uma pressão de água.

Muita gente sempre acreditou na teoria de que a palavra espresso está conectada somente à rapidez no preparo do café. Porém, nunca foi só isso.

02 – Café espresso pode ser longo ou curto. Mas só no Brasil…

Existem 2 tipos de café espresso conhecidos no Brasil: o longo (50ml) e o curto (30ml). E o que difere um do outro é somente proporção do volume de água em cada um deles, sendo a quantidade de café a mesma nos dois. Você achava que tirava vantagem em pedir o longo, né!?

O curioso é que se você pedir o espresso em qualquer cafeteria de outro país, receberá na xícara a quantidade de 30ml. Isso porque existe um padrão de qualidade internacional dizendo que essa proporção possui a maior concentração de sabor e açúcar natural que se consegue extrair da bebida. Curto e longo só aqui no Brasil mesmo. Fala sério, você sabia disso?

Agora, uma dica especial para você: prove os dois para saber qual você mais gosta!

03 – Café espresso tem muita informação e pouca água

Café espresso é feito de uma forma bastante concentrada. Utiliza-se 10g de café para quantidades de 30 a 50ml de água. Por isso temos a sensação intensa e licorosa quando provamos.

Algumas pessoas até recorrem ao açúcar. Porém, não é poque a bebida é muito concentrada que precisa colocar açúcar. Desenvolva a habilidade de degustar um bom café espresso da maneira correta!

Recentemente, ensinamos como fazer café espresso sem cometer os 7 erros imperdoáveis. Depois que terminar de ler aqui, dê uma olhada nesse artigo, vai te ajudar nesse processo de aprender a intepretar o sabor do café espresso.

04 – Por que café espresso é servido com uma pequena dose de água junto

Você já reparou que quando o café espresso é servido, sempre vem com uma dose pequena de água (normalmente com gás)? Isso é para que você limpe seu paladar antes de tomar, assim você terá a melhor percepção de sabor da alta concentração do café.

Perguntas sobre café espresso como essa sempre surgem quando você está aprendendo. Tem gente que toma café espresso na cafeteria a anos e não sabe para que serve o tal como d’água que o acompanha. Agora você já sabe!

05 – Café espresso só tem na cafeteria?

Claro que não! Você pode ter uma máquina de café espresso em casa sem precisar ser barista profissional.

Atualmente, existem várias máquinas de espresso domésticas como a Breville, que pode atender muito bem sua necessidade. Pode acreditar, além da qualidade de sempre tomar um bom café, existe muita economia envolvida se você optar em ter uma máquina dessas em casa. É só apertar o botão que o café sai, aproveitando o máximo do seu café e o mínimo do seu esforço, incrível né!?

Além disso, existem maneiras tomar café espresso sem precisar da máquina profissional ou doméstica. Para isso, você precisa aprender como fazer café espresso utilizando a cafeteira italiana, o resultado é surpreendente e muito próximo do que provamos na cafeteria!

06 – Café espresso é um potencializador de sabores

Como citamos anteriormente, o café espresso é feito com pouca água e com muita informação. Isso o torna um potencializador de sabores!

Em outras palavras, se você escolher um café cítrico para sua extração de café espresso, ele vai ficar EXTREMAMENTE CÍTRICO. Da mesma maneira, se você usar um café que não tem qualidade, ele ficará EXTREMAMENTE HORRÍVEL. Pensando nisso, fizemos um top 2 de cafés que ficam muito agradáveis nessa modalidade, se liga:

Top 1 – Tiger Espresso
Sucesso nas cafeterias ao proporcionar verdadeiras sensações gustativas e olfativas, o Tiger Espresso também está disponível em cápsulas. Além do zelo ao preservar suas características sensoriais, escolhemos a dedo o alumínio como material de nossas cápsulas por ter alto potencial de reciclagem, durabilidade e redução de impactos ambientais.

Top 2 – Unique Blend
Você terá a alta concentração de notas carameladas e adocicadas! Uma ótima escolha para quem está começando a se acostumar com o café espresso.

Top 3 – Unique Frutado
Possui fortes características de corpo e doçura. Sua bebida final será bem encorpada, licorosa e com aquela ressaltada na doçura natural que esse café tem para oferecer. Deu até água na boca, não é mesmo?

 

07 – Ajustando a moagem para café espresso

Se você tem uma máquina de café espresso em casa e já cansou de brigar com ela porque não gosta do resultado que ela proporciona, talvez o segredo seja ajustar a moagem.

Por isso, para te ajudar, fizemos um vídeo mostrando a moagem perfeita para café espresso em nosso canal no YouTube para você não passar mais raiva!

Concluindo, da escolha do café até a extração dele, existem vários detalhes a serem seguidos para que você tenha um bom resultado em sua bebida. Não se engane os sinais de um café bom ou ruim aparecem, inclusive, tem como avaliar a qualidade do café através da crema do espresso, sabia? 

Nesse sentido, para que você tenha uma boa experiência, sempre compartilhamos conteúdos como este por aqui, assim, você fica por dentro desse universo dos cafés especiais! Compartilhe este post com os cafezeiros que você conhece!

Descubra a moagem perfeita para seu café

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×