8 perguntas inusitadas sobre café espresso - Unique Cafés

8 perguntas inusitadas sobre café espresso

Será que você sabe tudo? Respondemos as principais dúvidas sobre café espresso. Vem ver!

INTRODUÇÃO

Você ainda tem dúvidas sobre café espresso? Antes de tudo, pense nas experiências que você já teve com a bebida e se foram agradáveis ou não. Será que você não tomou a bebida certa?

O café espresso é uma bebida intensa, diferenciada e um tanto quanto exótica. Nesse sentido, a forma como é preparado e a escolha do café e do equipamento contam muito no sabor final. Existem muitas definições de café espresso por aí, mas apenas uma o representa de forma verdadeira. Por isso, decidimos responder 8 dúvidas inusitadas sobre essa bebida tão fantástica. Confira:

 

 

01 – A cápsula das máquinas de café são consideradas espresso?

Sim! Primeiramente, para acontecer a extração de café espresso precisa haver pressão, seja ela elétrica ou não. Portanto, toda máquina que exerce pressão sob porção de café até determinada força equivalente para obter-se uma bebida é considerada uma máquina de café espresso.

As máquinas de cápsula foram planejadas com a finalidade de extrair café espresso. Inclusive, caso você esteja procurando café espresso em cápsula, o café Tiger Espresso é um produto desenvolvido para saciar a sede dos cafezeiros fascinados por café espresso por aí. Depois do sucesso nas cafeterias, disponibilizamos o espresso perfeito em cápsulas para nossos clientes da loja online.

 

 

02 – Toda cápsula de café puro é considerada espresso?

Sim! Você pode aprender mais sobre máquinas de cápsula de café em um outro artigo aqui mesmo em nosso site. No entanto, como citamos anteriormente, essa informação é verdadeira, porque a máquina exerce a pressão necessária sob a porção de café para acontecer a extração necessária para configurar um espresso.

 

 

03 – Para fazer café espresso, precisa ter máquina?

Claro que sim! Cada método de preparo precisa de uma máquina para a extração do café acontecer. Por exemplo: o filtro V-60 é considerado uma máquina de fazer café filtrado. Portanto, desconstrua essa ideia de que máquina é apenas aquilo que se liga na tomada e aperta um botão. Nesse sentido, existem máquinas elétricas e manuais (como a Aram e o MiPressi Twist) de fazer café espresso.

A Cafeteira Aram, por exemplo, é um equipamento brasileiro que promove a extração de café espresso em qualquer lugar de forma manual.

 

 

04 – O espresso precisa ter aquela espuminha?

Já dizia o Sr. Madruga: NÃO! Sabemos que você leu no tom de voz dele. Enfim, quem disse que para ser considerado espresso precisa ter essa espuminha na bebida? Se você extrair café em uma máquina de cápsula e a bebida não apresentar a famosa espuminha, ela continuará sendo espresso. Porém, essa espuma, conhecida como crema do espresso, é uma característica da extração da bebida e aponta informações sobre a qualidade do café extraído. Em outras palavras, é uma característica bem importante, considerado um fator de qualidade para esse tipo de preparo. Saiba mais neste vídeo sobre a análise da crema do espresso:

 

 

05 – Precisa ter um volume líquido específico para ser considerado café espresso?

Também não! No padrão de qualidade de café espresso, foi percebido que a extração de 30ml é o suficiente para perceber o sabor do café de forma mais potente e presente.

Não é uma regra. Apesar dos cafés espressos normalmente serem oferecidos em pequenas doses, você também pode usufruir da versão dupla da bebida ou até mesmo servir em uma xícara maior.

Você é um cafezeiro livre, não existe um padrão de volume líquido que precisa para ser considerado espresso. No entanto, existem tipos de espresso e, baseado em diversas pesquisas e testes da escola Italiana onde tudo começou, nas extrações mais curtas de espresso, notamos dois resultados importantes:

  • Maior concentração de sabor do café;
  • Menor percepção de amargor.

Nesse sentido, como a moagem do café para espresso é mais fina, caso você decida extraí-lo com mais água, pode provocar uma sub extração, ou seja, sua bebida ficará insossa, sem graça e sem as características marcantes de um verdadeiro café espresso.

Tipos de doses de espresso
 

 

06 – Qual quantidade de pó de café usar para extrair café espresso?

Isso tem uma variação enorme! Veja bem, tem máquinas de espresso que comportam mais café, assim como exitem aquelas que comportam menos café. Em outras palavras, máquinas de espresso profissional comportam mais café, enquanto as domésticas comportam menos. Nas cápsulas de café a quantidade é ainda menor. Portanto, depende!

É importante você saber que cada máquina de café espresso foi desenvolvida para equilibrar pressão e temperatura de acordo com a capacidade de café já pré-determinada. Por isso, a quantidade correta de café para fazer espresso pode variar um pouco. A dica é: entenda seu equipamento e encontre, dentro dessa variação, a melhor receita de espresso para o café escolhido. Faça testes, experimente e analise resultados.

 

 

07 – É possível extrair espresso a frio?

Desconhecemos uma extração de café espresso a frio. Porém, nada impede que você faça esse tipo de extração em máquinas manuais, visto que, nas máquinas elétricas isso é impossível (o aquecimento da água já faz parte do sistema). Se é bom ou ruim, você terá que fazer o teste e contar pra gente depois.

No entanto, caso você esteja buscando por extrações de café a frio, recomendamos o método de preparo Cold Brew.

 

 

08 – Posso usar qualquer café para extrair espresso?

Poder até pode, mas pense bem se você realmente deseja extrair espresso com café de baixa qualidade! Em outras palavras, a junção da temperatura e pressão, potencializarão os sabores do café que você escolher, ou seja, se você escolher um café ruim, depois da extração ele ficará MUITO RUIM.

Portanto, beba café de qualidade especial e abandone os cafés extra-forte e tradicionais de mercado. Eles apresentam torra super escura para esconder defeitos de cafés colhidos podre, verdes e até mesmo possuem em sua composição resíduos, como galhos e palha do café. Saiba mais sobre a diferença dos cafés especiais e extra-fortes no artigo “O que é café especial?“.

 

 

Então, o que configura um bom café espresso atualmente?

Primeiro, sob o olhar de um especialista em cafés, uma das características mais importantes do café espresso é a doçura. Apesar de termos o conceito de que o café espresso não é uma bebida doce, ele possui sim uma doçura. Talvez você ainda tenha dificuldades para perceber essa nota sensorial, mas para especialistas ou consumidores recorrentes de espresso, essa é uma característica bem marcante.

Nesse sentido, o mercado brasileiro de café espresso educou as pessoas a imaginarem uma bebida forte, potente, com amargor muito aparente e que, aquela pequena dose de café concentrado, serviria para despertar quem precisa de mais energia no dia a dia. Assim, criou-se um hábito de tomar café espresso com essa ideia de enfrentamento em prol de despertar o cérebro, sem apreciar o verdadeiro sabor de um café espresso de fato.

Em contrapartida, para especialistas de nível técnico, um café espresso PRECISA TER:

  • Doçura;
  • Textura;
  • Deixar uma boa lembrança (retrogosto prolongado).
Provador de cafés especiais trabalhando
 

 

O grande erro do mercado de cafés espressos

O café espresso chegou através das máquinas de espresso, provocado pelo movimento estrondoso da franquia Starbucks.

Nesse sentido, a história da Starbucks foi marcada por “momentos do café espresso” onde, em determinada época, eles procuravam entregar para o consumidor uma bebida boa, com notas mais delicadas, frutadas e com acidez bem pronunciada. Contudo, em outro momento, a própria empresa fez com que essa qualidade se perdesse, por pensar mais na replicação em larga escala de receitas e agilidade nos processos.

Afinal, a Starbucks é a maior rede de cafeterias do mundo, são mais de 30 mil lojas e a busca por padronização colocou em jogo uma porcentagem da qualidade do café espresso oferecido. Inclusive, essa é uma das desvantagens das franquias. Você pode saber mais sobre isso em nosso artigo “FRANQUIA DE CAFETERIA OU CAFETERIA PRÓPRIA: QUAL VALE MAIS À PENA?“.

Para alcançar determinadas notas no café espresso, é essencial um barista que entenda do assunto para fazer os ajustes necessários na máquina e saber manusear bem o café escolhido, principalmente com notas florais. No caso da Starbucks isso é inviável, pois cada loja estava servindo um café espresso diferente. Então, uma solução para padronizar as receitas foi diminuir a qualidade e fazer uma torra um pouco mais escura para tentar nivelar o sabor (reduzindo a qualidade). Como resultado, a torra mais escura gerou notas de chocolate meio amargo, com textura presente e retrogosto aceitável.

No entanto, quando o Brasil passou a ter acesso a essas máquinas de espresso, pouco se entendia sobre o profissional barista, então seguimos basicamente o mesmo caminho da Starbucks, focando somente na entrega de uma bebida visualmente parecida com o café espresso: bebida potente, com amargor evidente e com aquela creminho na superfície.

Ao mesmo tempo, essas máquinas foram para as padarias, onde sequer tinha um barista, e isso piorou ainda mais a situação. Esse foi o grande erro do mercado de cafés espresso, que veio se agravando com o tempo.

A introdução das máquinas de café espresso no Brasil foi bem conturbada devido a falta de qualidade. Porém, em 2018 e 2019, mesmo com a escassez de qualidade, houve um incômodo nas cafeterias em servir cafés melhores e espressos mais bem extraídos. Atualmente, ainda estamos nesse período de transição, onde equipes de cafeterias estão sendo treinadas para entregar bebidas de qualidade, estamos crescendo no nível técnico para orientar melhor os clientes e, por fim, mostrar para as pessoas o que é um café espresso de verdade.

 

 

Dicas de café espresso para donos de cafeteria

Você sabia que o café espresso pode ser um dos maiores diferenciais da sua cafeteria? Talvez você já tenha um método de servir espresso em sua loja, mas nada o impede de oferecer aos seus clientes outros tipos de café e provocá-lo a ter novas experiências com a bebida. É claro que, para isso, é necessário ampliar os conhecimentos e também os moedores de café. Inclusive, caso você seja um dono de cafeteria ou esteja pensando em abrir seu próprio negócio, o curso Gestão de Cafeterias é uma ótima opção para atender essa demanda de qualidade do café espresso.

Agora, se você está procurando o melhor café para fazer espresso em sua cafeteria, o Tiger Espresso foi um café desenvolvido para impressionar seus clientes. Em outras palavras, Tiger Espresso, ou simplesmente tigrado, são termos mundialmente utilizados para definir um espresso primoroso. A extração tem como resultado uma bebida encorpada, cremosa, doce, intensa, aromática e consistente. Não existe outra bebida no mundo que proporcione as mesmas sensações gustativas e olfativas.

Os pacotes de 1kg são vendidos exclusivamente para cafeteria, garantindo uma exclusividade muito buscada pelos coffeelovers apaixonados pela Unique Cafés, que atualmente possui o maior canal de cafés do YouTube brasileiro. Para garantir o seu, fale com a nossa equipe na aba de “Revenda“, aqui mesmo em nosso site. Aproveite!

Café espresso sob a mesa
 

 

Dica de café espresso para coffeelovers

Se você é um coffeelover fascinado em café espresso, temos uma dica que vai expandir seu paladar. Nesse sentido, nosso Clube de Assinatura é capaz de enriquecer suas experiências com cafés especiais, pois entrega até três tipos cafés, com sabores e histórias diferentes. Então, você aprende muito enquanto toma café de qualidade.

Queremos te desafiar a testar receitas, com cafés diferentes como estes, você vai se surpreender! Inclusive, em algumas edições anteriores, focamos em cafés exclusivos para extração de espresso.

Concluindo, esperamos que você tenha tirado suas dúvidas. Caso tenha alguma outra que não falamos aqui, fique a vontade para deixar aqui nos comentários. A dica final é: tome café e se espresse (não é erro de português, é vocabulário coffeelover).

Tekisic – Ed. Raridade 150g

Cultivado há 04 anos na Fazenda Santuário Sul, é a primeira colheita desta variedade e que trazemos em primeira mão para o mercado brasileiro. Nesta edição, você perceberá notas de licor de avelã, frutas secas e caramelo, evidenciadas através da torra clara, que resultam em um café de 90 pontos que nos surpreendeu na xícara.

OBS: Disponível somente torrado em grãos.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×