O sabor do café muda quando esfria?

O sabor do café muda quando esfria?

Meu café esfriou e mudou o sabor, como isso é possível? Descubra qual o motivo!

INTRODUÇÃO

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Inclusive, podemos o considerar como uma bebida milenar! Para muitos, como nós, o café é uma das primeiras coisas que vem à mente ao acordar.

Fala sério, o aroma de uma boa xícara de café quente quentinho é capaz de revigorar o corpo e a alma! Mas e quando o café esfria? Será que o sabor continua tão bom quanto quando está quente?

 

 

Afinal, o sabor do café muda quando esfria?

De maneira geral, a resposta para essa pergunta é SIM! Mas interessante mesmo é como e por que isso acontece. Se liga!

Antes de mais nada, o sabor do café especial, aquele que é cuidadosamente selecionado, torrado e preparado para trazer o melhor de cada grão, tem notas sensoriais específicas. Nesse sentido, o método de preparo escolhido e a água quente evidenciarão mais ou menos certas características deste determinado café.

A medida que o café vai esfriando, certas características sensoriais que estavam “escondidas” por trás da alta temperatura da água, na extração, começam a aparecer. Portanto, é por isso que sua percepção de sabor muda.

 

 

Maneiras corretas de tomar café frio

Agora, antes de concluir o assunto, não queremos incentivar você a tomar um café frio esquecido na mesa. Afinal, sua experiência não será muito boa se isso acontecer.

Em outras palavras, vamos te contar maneiras mais deliciosas de tomar café frio sem perder a qualidade das notas sensoriais:

1 – Iced Coffee:
o Iced Coffee é o ato de filtrar o café normalmente em alta temperatura, no método de sua preferência e resfriá-lo em seguida, utilizando os cubos de gelo.

Preparando Iced Coffee
 

2 – Cold Brew:
O Cold Brew é um método de preparo de extração do café a frio. Em outras palavras, é uma mistura de café com água fria, que é filtrada após uma infusão de, no mínimo, 12 horas.

Preparando Cold Brew
 

3 – Iced Latte:
Essa mistura é basicamente um drink super refrescante com café, leite, cubos de gelo e um saborizante de sua preferência. Pode até parecer complicado, mas é igual café com leite: dá para fazer em casa tranquilamente!

Servindo Iced Latte
 

4 – Caipirinha de café (tire as crianças da sala):
Pleno século XXI e ainda tem gente que não sabe o quanto café combina perfeitamente com drinks alcoólicos. Portanto, aprenda fazer um drink clássico e cheio de brasilidade, combinado com um caprichoso shot de café espresso que você tanto ama.

Servindo caipirinha com café
 

5 – Coffee Cola:
Essa famosa Coca-Cola de café caseira, é um drink delicioso composto de melaço de cana, mel, Cold Brew, água com gás e gelo!

Receita de Coca-Cola com café caseira

 

Concluindo, em nosso canal do YouTube, tem uma playlist completíssima de drinks com café para fazer em casa. Aproveite!

Curtiu? Lembre-se: a vida é muito curta para tomar café ruim, seja ele gelado ou quente. Agora, compartilhe este conteúdo com os cafezeiros mais fascinados que você conhece!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×