Os Blends são o Futuro do Mercado de Cafés Especiais?

Os Blends são o Futuro do Mercado de Cafés Especiais?

Muito parecido com a cultura do vinho, tudo indica que os blends de café são o futuro do mercado de cafés especiais. Saiba mais!

INTRODUÇÃO

Muito parecido com a cultura do vinho, tudo indica que os blends de café são o futuro do mercado de cafés especiais. Afinal, não tem nada mais engenhoso do que unir sabores únicos e exóticos de diferentes variedades de cafés e obter resultados surpreendentes. Foi nesse plano de fundo que criamos uma de nossas Edições Limitadas para comemorar 100 mil inscritos do nosso canal do YouTube e acreditamos ser uma das tendências do mercado de cafés! Continue lendo!

 

 

O que é Blend de Café?

Antes de mais nada, o significado da palavra blend é unir, fundir, harmonizar ou misturar. Antigamente, o conceito de blend no mercado de cafés especiais era muito mal interpretado, era conhecido como uma “blendagem do mal“. Afinal, entendia-se que blend não era uma mistura boa. Além disso, era visto como alguma coisa que estava sendo misturada ao café para trazer algum sabor diferente ou maquiar impurezas. Essa foi a mensagem entendida pelo consumidor por muito tempo. Porém, será que isso é real?

Alguns relatos apontam que certos blends de cafés tradicionais ou extrafortes do mercado são compostos por outras matérias-primas que não são café, outros grãos que iam se perdendo e apareciam no pacote de café do consumidor, por exemplo: soja, milho, etc… Nesse sentido, o café recebia o milho na composição do blend, talvez a intenção era obter um café “milhorado“, né!? Só que não!

Essa prática é utilizada pelas indústrias que focam no volume de café, não na qualidade. Não é à toa que existe uma diferença no preço do café tradicional em relação ao café especial. No café tradicional e extraforte, esses blends “do mal” são feitos para fazer render. Como no final tudo será carbonizado, em uma torra muito escura, não dá pra diferenciar se existiam impurezas por ali. Entenda melhor essa diferença clicando aqui.

Então, será que blend é uma mistura ruim? Claro que não! Pode tirar esse pré-conceito da cabeça e entender que blend também é uma mistura boa, assim como você é um blend do seu pai e da sua mãe (ba dum tsss…). Portanto, entenda que, quando se trata de cafés especiais, o blend é a mistura planejada de diferentes tipos e variedades de grãos com o objetivo de obter uma bebida equilibrada e de boa qualidade.

Depois, você pode ler tudo sobre blend de café aqui mesmo em nosso Blog!

Foto Artística de Grãos de Café
 

 

O Resgate dos Blends

Antes de mais nada, o mundo dos cafés especiais tem passado por uma verdadeira revolução nos últimos anos, com uma ampla gama de métodos de cultivo, processamento e torrefação sendo explorados para elevar a experiência do consumidor a novos patamares.

Nesse sentido, uma tendência emergente que vem ganhando destaque é o uso de blends, uma combinação cuidadosa de grãos de diferentes origens para criar uma bebida única e aprimorada. No entanto, a questão que se coloca é: será que os blends são o futuro do café especial?

Em outras palavras, os blends têm uma longa história na cultura do café, mas nas últimas décadas, a ênfase tem sido colocada em cafés de origem única, destacando as nuances específicas de uma região ou fazenda. No entanto, os blends estão ressurgindo como uma opção intrigante para apreciadores de café especial, especialmente aqueles que buscam uma experiência mais complexa e equilibrada. Por isso, nós acreditamos que os blends vão ser aqueles cafés buscados pelos consumidores!

Veja bem, se fossemos seguir um paralelo de coisas que já aconteceram na gastronomia ou até mesmo da cultura dos vinhos, percebemos que foi exatamente isso que aconteceu. Os vinhos, por exemplo, tem a mesma cultura do café em que precisamos considerar a origem, o terroir, a variedade da uva para entender de fato o sabor que ele tem.

O mercado de cafés está bastante voltado para a origem, contando um pouco mais sobre o produtor, o terroir, sobre as micro regiões produtoras e fazendo com que essas informações sejam apresentadas ao consumidor através da qualidade da xícara. Porém, esse “mercado de origens”, vai passar por uma saturação e com isso a necessidade de buscar coisas novas.

Nesse sentido, acreditamos que essas “coisas novas” serão os blends. Assim como na cultura dos vinhos especialistas começaram a testar diferentes misturas de uvas para construir um sabor diferente do comum, acreditamos que essa manipulação humana poderá proporcionar sabores que uma variedade sozinha não seria capaz de alcançar.

Foi nesse plano de fundo que fomos inspirados em criar uma das nossas Edições Comemorativas: o café I AM CAFEZEIRO. Continue lendo, vamos contar mais sobre essa história!

 

 

Complexidade e Consistência dos Blends de Café

É incontestável que a criação de blends é uma verdadeira arte, onde o mestre de torra utiliza sua experiência para equilibrar diferentes perfis de sabor, corpo e acidez. Imagine só!

Misturando grãos de diferentes origens, é possível alcançar uma sinfonia única de sabores que não seria possível com um único tipo de café. Essa abordagem permite que os produtores e torrefadores explorem uma ampla gama de possibilidades, oferecendo aos consumidores uma experiência nova a cada xícara.

Além disso, uma das vantagens dos blends é a capacidade de oferecer uma experiência consistente ao longo do tempo. Enquanto cafés de origem única podem variar sazonalmente devido a condições climáticas e outros fatores, os blends são projetados para manter uma consistência de sabor, proporcionando aos consumidores uma experiência previsível e confiável.

Por fim, a complexidade sensorial de blends bem elaborados pode cativar paladares exigentes. Ao combinar grãos com características complementares, é possível criar uma experiência que vai além do que cada café individualmente ofereceria.

 

 

Como criamos nosso blend de cafés para uma edição comemorativa

Inspirados nessa tendência, criamos um blend para comemorar os 100 mil inscritos do nosso canal do YouTube e o resultado foi incrível. Em outras palavras, para criar o Blend I AM CAFEZEIRO, escolhemos como base a variedade Bourbon Amarelo genuíno da Mantiqueira de Minas, especificamente da cidade de Pedralva foi o local escolhido para colher características marcantes de açúcar mascavo e rapadura, proporcionando uma doçura elevada ao blend.

A segunda estrela desse blend é o Geisha, uma variedade exótica que ganhou destaque em competições de café no Panamá. Hoje, temos a sorte de encontrá-lo em diversas fazendas brasileiras, incluindo a Fazenda Santuário Sul, de onde provém o Geisha que compõe esse blend. Escolhemos o Geisha para agregar notas frutadas, de acidez e florais, criando uma experiência única.

Vale ressaltar que o Bourbon Amarelo e o Geisha utilizados no Blend I AM CAFEZEIRO são diferentes dos cafés que normalmente vendemos. São perfis de sabor exclusivos, especialmente selecionados para esta criação.

Frutos de Café Bourbon Amarelo
Frutos do Café Geisha
Pacote I Am Cafezeiro
Café Bourbon Amarelo
Placa do YouTube
Imagem Artística do Pacote I Am Cafezeiro
O processo de criação envolveu ajustes e experimentações, contando com a parceria decisiva da Carmo Coffees e o desenvolvimento de técnicas de torra específicas para cada mistura. O resultado final é uma alquimia de sabores que surpreendem o paladar, oferecendo uma experiência única e exclusiva aos apreciadores de café.

Infelizmente, o Blend I AM CAFEZEIRO é uma edição limitada, com apenas 10.000 pacotes disponíveis. Quem provou, provou; quem não provou, perderá essa experiência incrível. Se você está curioso para saber mais sobre cada café que compõe o blend, confira aqui mesmo em nosso site, na página de compra de cafés Edições Limitadas, onde você pode conhecer a história e o processo de cada um dos cafés.

Resultado Sensorial do Blend

No vídeo, preparei o café utilizando o método V60 com moagem média. A receita foi dividida em cinco ataques de água, resultando em uma extração de aproximadamente 3 minutos e meio.

As notas sensoriais revelam uma doçura marcante, lembrando açúcar mascavo e rapadura. A acidez remete a frutas amarelas, e destaco a presença sutil de notas de limão cravo ou tangerina, trazendo um toque especial à xícara. Deu vontade, né?

Servindo Café Especial na Xícara

 

 

Desafios da tendência

Apesar de suas vantagens, os blends enfrentam desafios próprios. A necessidade de encontrar a combinação perfeita de grãos exige habilidade e experiência, e a qualidade de um blend depende diretamente da qualidade dos grãos individuais utilizados, principalmente, quando falamos de qualidade especial.

Além disso, sabemos que alguns alguns coffeelovers podem resistir à ideia dos blends de café, argumentando que eles diluem as características únicas que tornam cada café singular. O que você acha?

O debate sobre se os blends são o futuro do café especial continua, mas é inegável que eles estão conquistando espaço e atraindo a atenção de produtores, torrefadores e consumidores. A busca por uma experiência de café mais complexa, consistente e sustentável pode muito bem impulsionar os blends para a vanguarda do cenário do café especial.

Concluindo, assim como em muitas áreas da gastronomia, a diversidade e a experimentação são elementos essenciais para a evolução. Os blends, ao proporcionarem uma plataforma para a criatividade e inovação na indústria do café, podem muito bem moldar o futuro do café especial, oferecendo experiências únicas e deliciosas a cada gole.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Nova linha Cafés do Brasil estreia com Café Bahia

Nova linha Cafés do Brasil estreia com Café Bahia

INTRODUÇÃO Aqui na Unique Cafés estamos sempre inovando e trazendo para nossos clientes Raridades e Edições Limitadas de cafés que surpreendem os paladares mais exigentes. Dessa vez, a estrela é o café Bahia, estreando como o primeiro café da nossa nova linha, Cafés...

História do Café e sua Influência Global

História do Café e sua Influência Global

INTRODUÇÃO O aroma e o sabor inconfundível do café toma conta das memórias da nossa vida desde sempre, mas você já se perguntou de onde veio essa bebida mágica? Vamos embarcar em uma viagem através da história do café, descobrindo suas raízes, segredos e como ele se...

Cafeteria não vende café

Cafeteria não vende café

Um grande problema do mercado interno de cafés especiais, já apontado por consultores internacionais, é que por mais estranho que possa parecer as cafeterias brasileiras não vendem cafés. Isso mesmo! Vendem apenas bebidas à base de café. Isso acaba retardando o...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×