Taça de Café em Restaurantes

Que tal servir café na taça em seu restaurante? É uma novidade que surpreende os clientes, um novo conceito de "cafezinho" após as refeições!

INTRODUÇÃO

Quer subir o nível de experiência em cafés no seu restaurante? Que tal servir café na taça? Essa é uma novidade que está surpreendendo os clientes e demonstrando um novo conceito de “cafezinho” após as refeições. Confira como funciona a taça de cafés!

 

 

Taça de Cristal para servir Café em Restaurantes Garante Aumento de Ticket Médio

Antes de mais nada, vamos começar com provas! Visitamos o Restaurante Ki Beleza para te mostrar essa experiência incrível de tomar café na taça (para mais detalhes, assista ao vídeo).

Tomar café na taça tem se tornado uma tendência no mercado de cafés especiais no Brasil e no mundo. Nesse sentido, uma das coisas que temos notado, principalmente aqui na região mineira, é que os restaurantes têm tido essa alta demanda de sofisticação na hora de servir o café.

Inclusive, muitos deles já tinham o hábito de oferecer uma dose de café de graça após as refeições e normalmente, os cafés servidos neste momento são sempre bebidas de péssima qualidade ou extra fortes, com muita impureza. Diante desse cenário, começamos a buscar soluções que atendessem essa dor do mercado de gastronomia.

Agora, servir café na taça não só deixa a apresentação mais sofisticada como pode aumentar o ticket médio do seu negócio. Afinal, você não precisará servir café de má qualidade porque é mais barato em copo descartável. Você poderá investir em cafés especiais, servindo em uma taça super elegante, provocando o desejo em seu cliente e ainda cobrar por isso!

 

 

Vantagens em servir Café na Taça

Primeiramente, servir café na taça não é para ser apenas uma experiência bonita, mas tem que fazer sentido com o café que será servido para impactar o resultado da percepção sensorial da bebida.

Nesse sentido, é importante que você faça um trabalho de divulgação para deixar claro ao cliente como essa experiência funciona. Feito isso, desvendaremos uma das principais vantagens em servir café na taça:

1 – Gera expectativa e desperta curiosidade:
Quem é cliente do seu restaurante vai começar a questionar: por que o café está sendo servido na taça? Qual é o diferencial disso para a xícara? É bom ou ruim?

2 – Educa o cliente a degustar o café especial na temperatura adequada:
Inevitavelmente, se o café estiver muito quente, o vapor tende a se concentrar muito em seu rosto na hora de fazer a degustação. Nesse sentido, outra vantagem da taça é que ela te força a deixar a temperatura mais baixa para que você possa degustar e, isso para cafés especiais é uma quebra de paradigma. Afinal, o café especial, diferentes dos tradicionais de mercado, quando perde a temperatura ressalta algumas notas sensoriais que você não sentiria se a bebida estiver muito quente.

3 – Ensina o cliente que café de qualidade não precisa de açúcar:
Nos treinamentos que ministramos, apresentando o serviço de servir o café na taça, ressaltamos o conceito de que o café servido não necessita de açúcar. A taça novamente força o cliente a desenvolver esse hábito, afinal, ele não vai usar uma colher alongada para mexer o café, nem vai pedir para colocar açúcar na taça. Na verdade, a taça causará impacto visual, trará sensações diferentes e, ao mesmo tempo, a oportunidade de educar seu cliente de que aquele café é de qualidade especial.

Por fim, o fruto do café, assim como o vinho, merece ser elevado diante da complexidade e intensidade do sabor e aroma que ele transmite. Sem contar a história por trás dessa bebida que conquista o coração da população mundial ano após ano.

Servir café na taça não é só estética. Com base em estudos técnicos realizados no mercado de cafés especiais, o recipiente utilizado na degustação pode mudar a percepção sensorial de seu café. Portanto, sem dúvidas é um bom investimento para o seu negócio.

 

 

Qual taça escolher para servir café no restaurante?

Antes de mais nada, fizemos alguns testes para descobrir a melhor taça e chegamos a conclusão de que a taça precisa ter um bojo maior, para causar mais oxigenação no líquido e, automaticamente, ter essa quebra de calor e aflorar algumas notas sensoriais.

A Taça Unique Flavors, por exemplo, possui o bojo largo, esse formato faz com que intensifique mais os aromas do café durante a degustação e também potencializa o corpo e doçura, tornando a experiência de sabor mais prazerosa e memorável. Sem contar que o seu design sofisticado, traz a presteza de explorar novas sensações no consumo de cafés especiais.

O formato da taça tanto influencia o sabor que nossa Caneca de Porcelana Tulipa também tem seu formato inspirado na taça. Porém, como a caneca é de porcelana, um isolante térmico, ela consegue segurar a temperatura quente por um tempo maior. Em contrapartida, o cristal da taça muda a percepção de sabor por causa das características que já citamos acima.

 

 

Melhor Café para servir na Taça

O melhor café para se servir na taça ou na xícara é o café de qualidade. Afinal, a vida é muito curta para tomar café ruim. O protagonista nessa história toda não é a taça, mas o café. De nada adianta uma taça bonita com café ruim. Concorda, cafezeiro?

No entanto, se você realmente deseja uma indicação de café para servir em seu restaurante, recomendamos o Drip Coffee. Em outras palavras, é um método simples de fazer café, com preparo em monodose, ou seja, o preparo da bebida na quantia exata que seu cliente vai consumir, sem desperdícios.

Nesse sentido, o Drip Coffee Unique é um blend do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo, um café natural com um cereja descascado. De aroma intenso e sabor doce (notas de caramelo), com torra cor chocolate ao leite. Servido na taça, todas essas notas sensoriais saltam. Com ele tudo o que você precisará é de um pouco de água quente para servir seus clientes com café de qualidade.

Servindo Drip Coffee na Taça
Servindo Drip Coffee na Taça
 

 

Métodos de Preparo de Cafés mais Simples para Restaurantes

Atualmente, outra dor que muitos restaurantes enfrentam é a limitação de recursos para trazer métodos de preparo de cafés eficientes, ou seja, a complexidade de comprar ou alugar uma máquina de espresso, a contratação de um barista profissional, etc. Isso acaba dificultando a entrada de bons cafés em restaurantes.

No entanto, existem outras formas de filtrar o café em seu restaurante sem precisar da contratação de mais funcionários ou investir em uma cara máquina de espresso. Confira duas delas:

1 – V60 em Monodose

Diferente do porta-filtro tradicional, o método V60 deixa o resultado da bebida bem mais marcante e o segredo está nas linhas espirais (ou veios) em sua parte interna, que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada.

Nesse sentido, você pode investir em um V60 de monodose em que o café pode ser extraído diretamente na taça.

Importante: se você optar por servir neste método o ideal é que você também tenha um moedor, já que o café moído na hora traz notas mais vivas para o resultado da bebida. A partir do momento que o café é moído, ele entra em processo de oxidação, então, evite trabalhar com cafés já moídos para não comprometer a qualidade do seu café.

Nesse sentido, o drip coffee passa por uma ingestão de NO2 no envase, o que evita a oxidação e preserva a qualidade do café.

Método de Preparo V60

2 – Chemex

O equipamento tem um filtro de papel com uma parede tripla que proporciona uma filtragem suave, produzindo um café mais limpo.

Em resumo, servir café na taça pode fazer toda a diferença em seu restaurante! Desde a temperatura ideal e o sabor aprimorado até a conexão visual e os efeitos psicológicos, a taça pode elevar a experiência com o café do seu cliente a um nível totalmente novo. Portanto, da próxima vez que for servir café em seu restaurante, lembre-se das vantagens disponíveis para seu negócio ao servir o café assim!

Método de Preparo Chemex

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

INTRODUÇÃO Você ama café e quer vivenciar outras maneiras de preparar aquela deliciosa xícara de café Frutado? Atendendo a pedidos, elaboramos um manual completo com 10 receitas de preparo do nosso café Frutado, adequadas tanto para cafeterias quanto para o preparo em...

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

INTRODUÇÃO Você já imaginou combinar café com hambúrguer, cafezeiro? Pode parecer inusitado à primeira vista, mas essa combinação tem se destacado na gastronomia contemporânea, trazendo novas experiências de sabor e aroma para pratos clássicos. Neste artigo, vamos...

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

INTRODUÇÃO Se você é um verdadeiro apaixonado por café, sabe que nada supera o aroma e o sabor de um café moído na hora. E para alcançar esse nível de frescor e qualidade, é essencial ter um bom moedor em casa. Nesse sentido, com uma ampla variedade de opções...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×