7 fatores que fazem o preço do café subir - Unique Cafés

7 fatores que fazem o preço do café subir

Contamos tudo! Descubra os 7 fatores que fazem o preço do café sobre tanto!

INTRODUÇÃO

Se o Julius que habita em você já está contando os centavos de cada gota de café que pinga em sua xícara, então esse artigo “tá tão na sua”! Hoje te contaremos os 7 fatores que fazem o preço do café subir. Mas fique tranquilo, ler é de graça!

 

 

Validação de dados do preço do café

Primeiramente, o café é uma commoditie, ou seja, um bem de consumo mundial que é precificado por uma bolsa de valores e cotado em dólar. O petróleo, o minério de ferro, cana-de-açúcar e a laranja são outros exemplos de commodities. Nesse sentido, é possível fazermos uma previsão do preço do café ao longo dos anos se pesquisarmos nos lugares certos.

O mercado e o dólar são bem flutuantes, portanto, é importante ficar sempre de olho nas atualizações. A CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) registrou que o café subiu mais de 110% em 2021 e, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Torrefação e Moagem de Café), a tendência era continuar subindo em 2022 e bater o valor mais alto em 25 anos. Isso apavora, né?

Este dado não afeta somente o Brasil. Grandes produtores como Colômbia e Vietnã também estão sofrendo grande impacto. Em outras palavras, o café é uma planta perene e não costumam passar por altas de preços. As crises ligadas ao café são mais raras e muito espaçadas. Porém, existe um fator em comum em todas as crises que já existiram: fator climático. Veja alguns registros!

A última grande crise do café foi em 1994, em que a saca do café ultrapassou 200 dólares por causa da geada. Em 75 tivemos outra geada no Paraná que fez a saca de café chegar a 400 dólares. Outro dado foi registrado anteriormente, em 69, quando uma geada levou à perda de até 70% da safra daquele ano. Porém, existem outros fatores que influenciam o aumento do preço.

Manchete sobre o preço do café na Folha de Londrina - O Jornal do Paraná - Não sobrou um único pé de café
 

 

Preço atual do café

Atualmente, o preço do café está em torno de U$196,57 por saca (60kg). Este dado muda o tempo todo, porém, você pode acompanhar as atualizações no site da CEPEA. Além disso, vale ressaltar que, quando falamos de commodities, falamos do café tradicional e extra-forte, ou seja, cafés ruins. Se estes cafés já são vendidos a cerca de R$1.200, quem dirá o café especial que obviamente, por sua alta qualidade, é mais caro.

 

 

Fatores que influenciam o aumento do preço do café

01 – Café perene

A espécie de café mais cultivada no mundo atualmente é o café arábica, composto de corpo, doçura, acidez e retrogosto. A diferença entre robusta e arábica é que o Robusta é bem encorpado, intenso e mais presente no paladar do que o Arábica.

Nesse sentido, é importante você saber que o café arábica é um produto bianual, ou seja, uma produção ruim de 2021 impacta 2022 com recuperação em 2023. Portanto, este é um fator que influencia a precificação do café nas prateleiras do mercado.

Diferença entre café arábica e robusta
 

 

02 – A geada

A geada é uma massa de ar frio que tem a capacidade de queimar as plantas e torná-las improdutivas. Dependendo da gravidade que a geada atinge a lavoura, o produtor precisará replantar o café, principalmente se for uma lavoura nova. Portanto, se gear, sabemos que o preço do café subirá.

O fator da geada já afetou 589 mil toneladas de café em São Paulo e Minas Gerais, regiões responsáveis por 50% da produção do grão. A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) diz que a cada 10 xícaras de café vendidas no país, 3 são de Minas Gerais.

Lavoura de café queimada pela geada
 

 

03 – A pandemia

Fatores inesperados, como o caso da pandemia do COVID-19, afetam muito o preço do café, pois influencia no aumento do consumo, ao passo que a produção continua no mesmo volume. Ou seja, aumento de demanda sem o aumento de oferta.

Mesmo com algumas cafeterias, padarias e supermercados fechando as portas em 2020, houve um aumento no consumo de café dentro de casa. Este aumento da demanda ocasionou em um recorde de exportação em 2021. O impacto no estoque influenciou o preço de venda desses cafés até hoje.

Pesquisando preços de café no mercado
 

 

04 – Custo produtivo

O alto preço da saca de café não significa que o produtor está ganhando muito dinheiro. Os processos de cultivo do café geram custos. O defensivo agrícola, por exemplo, teve um aumento de 120% no preço por causa da alta do dólar. Além disso, não podemos esquecer da adubação, mão de obra e demais fatores que afetam diretamente o preço do café quando chega nas mãos do consumidor final.
 

 

05 – Café parado

A produção baixa e perspectiva pessimista também criam um cenário especulativo que tende a aumentar o preço, visto que o produtor prefere estocar o café prevendo a alta de preços e isso diminui ainda mais a oferta.
 

 

06 – Baixa Produção Mundial

Quando países como Vietnã, Colômbia e Etiópia declararam baixa de produção, a expectativa é que o mundo consuma mais café brasileiro para compensar essa baixa, o que deve diminuir a quantidade de café dentro do país. Somos o maior produtor e o segundo maior consumidor do mundo, como os EUA pagam em dólar e o dólar está alto, a tendência é focar na exportação, gerando um aumento de preço considerável para a comercialização dentro do país.
Plantação de café na Colômbia
 

 

07 – Florada

A florada pode até ser boa, mas se em algumas regiões o botão floral não tiver a chuva necessária, abortará algumas flores, ocasionando na baixa produção de café e aumento do preço para comercialização.
Florada do café
 

 

Onde comprar café especial com ótimo preço

Concluindo, se você está procurando por melhores preços do café, vamos te dar uma dica! Você até pode se assustar com o preço do café especial, mas ingerir café ruim é pior ainda. Uma hora a conta chega, principalmente quando o assunto é saúde.

Cafés tradicionais de mercado são torrados de forma excessiva para esconder impurezas e cafés colhidos fora da maturação. A carbonização do grão gera diversos problemas de saúde como gastrite, dores de estômago, azia, etc…

Não compre café extra-forte só porque “é mais barato”. O café especial é torrado da forma mais clara, preservando assim, as notas sensoriais do fruto. Além disso, você já refletiu que o maior consumidor de cafés no Brasil é a pia? Isso mesmo! Quantas vezes você fez, ou viu alguém em sua casa fazendo, aquela garrafa térmica cheia de café que, ao final do dia, ainda tem um restinho de café pra jogar fora?

O café especial evita tal desperdício através do consumo monodose, ou seja, faça somente o que consumirá naquele momento, garantindo um sabor ainda mais agradável e sem jogar seu dinheiro pelo ralo, literalmente.

Veja onde comprar cafés de qualidade com melhor preço:

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×