INTRODUÇÃO
Nem a Grande Família esperava essa junção histórica do café Icatu com Catuaí que rendeu ótimos resultados de sabor e piadinhas ruins também! Hoje vamos te mostrar 8 curiosidades sobre o café Catucaí, contando a história, vantagens de plantio e as principais características dessa variedade. Agora, catuca aí um coffeelover que vai embarcar nessa leitura com você e expandir os conhecimentos sobre cafés especiais!
01 – História do café Catucaí
Primeiramente, a variedade Catucaí se desenvolveu a partir do aproveitamento de um cruzamento natural entre “Icatu” e “Catuaí”. Este experimento com os cafés aconteceu no IBC – Instituto Brasileiro do Café, em São José do Vale do Rio Preto – RJ.
Nesse sentido, em 1988, a primeira seleção foi efetuada por pesquisadores numa população de cafeeiros da cultivar Icatu Vermelho, cujas sementes eram provenientes de Londrina e que tinham sido plantadas no município de São José do Vale do Rio Preto – RJ.
A primeira geração de café Catucaí foi denominada F6 e se adaptou bem na região mineira. Principalmente, nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais.
02 – Vantagens do plantio do café Catucaí
Essa variedade de café possui algumas vantagens consideráveis aos olhos dos produtores, por isso, mostraremos algumas vantagens para facilitar sua compreensão. Veja:
1ª Vantagem
O café Catucaí é um forte concorrente do Catuaí (a palavra não está duplicada, leia com calma). Nesse sentido, o Catucaí tem a formação de fruto bem maior em relação ao Catuaí e isso permite o maior aproveitamento das peneiras do cultivar.
2ª Vantagem
Geralmente, as cultivares do grupo Catucaí apresentam resistência moderada à ferrugem-do-cafeeiro, o que significa que as plantas podem ser infectadas, mas os danos causados, geralmente, são pequenos, não havendo grande queda de folhas.
3ª Vantagem
Possui elevado vigor vegetativo, apresentam boa capacidade de rebrota e alta produtividade.
4ª Vantagem
Eles crescem em arbustos mais “finos” e, por isso, não favorecem o fechamento da lavoura, facilitando o trabalho e a movimentação entre as ruas de café. Por essa característica e por sua capacidade de frutificação em ramos mais sombreados, podem, assim, serem plantados com menores espaçamentos nas ruas e, também, se adaptam a plantios adensados. Em outras palavras, a variedade Catucaí permite maior volume de café em pouco espaço.
03 – Desvantagens do plantio do café Catucaí
04 – As mudanças genéticas
Atualmente, existem duas variações genéticas da variedade Catucaí que são super famosas no mercado produtor de cafés especiais: o Catucaí Vermelho 24/137 e Catucaí Amarelo 2SL.
05 – Qualidade do Café Catucaí
06 – Onde encontrar a variedade de café Catucaí?
Em um dos nossos passeios, a Rota do Café, é possível ver de perto uma plantação da variedade Catucaí, além de muitos outros cultivares disponíveis durante a visita à fazenda.
07 – Análise sensorial da variedade Catucaí
08 – Onde tomar o café Catucaí?
Uma oportunidade de viver essa experiência de sabor é no Clube de Assinatura. Todos os meses você receberá até 3 cafés diferentes, com descritivos da sua história e origem, sendo que em algumas temáticas você terá o acesso ao Catucaí!
09 – BÔNUS: DIFERENÇA ENTRE O CATUCAÍ E CATUAÍ VERMELHO
Antes de mais nada, o Catuaí Vermelho e o Catucaí Vermelho são duas variedades diferentes de café, cada uma com suas características distintas. Então, como bônus do assunto, aqui estão algumas das principais diferenças entre essas duas variedades:
Catuaí Vermelho
Origem: Desenvolvido no Brasil, o Catuaí Vermelho é o resultado do cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Caturra. Foi criado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) na década de 1970.
Porte: O Catuaí é conhecido por ser uma variedade de café anã, com plantas de porte pequeno. Essa característica facilita a colheita manual.
Adaptação: O Catuaí adapta-se bem a diferentes altitudes, o que permite seu cultivo em várias regiões cafeeiras.
Sabor: Os cafés Catuaí geralmente apresentam um perfil sensorial equilibrado, com acidez moderada, corpo médio e notas frutadas e florais.
Catucaí Vermelho
Origem: Também desenvolvido no Brasil, o Catucaí é resultado do cruzamento entre as variedades Catuaí e Mundo Novo. Foi desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) na década de 1980.
Híbrido: O Catucaí é considerado um híbrido, combinando características do Catuaí e do Mundo Novo em uma única planta.
Porte: O Catucaí pode ter um porte mais alto em comparação com o Catuaí, mas não atinge as alturas de algumas variedades mais tradicionais, como o Mundo Novo.
Resistência a Doenças: Uma das vantagens do Catucaí é a sua resistência a algumas doenças comuns do café, como a ferrugem.
Versatilidade: Assim como o Catuaí, o Catucaí é adaptável a diferentes altitudes e condições de cultivo.
Em resumo, enquanto ambos o Catuaí Vermelho e o Catucaí Vermelho têm origens brasileiras e foram desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), eles são variedades distintas com características específicas. O Catuaí é um cruzamento entre Mundo Novo e Caturra, enquanto o Catucaí é um híbrido que combina características do Catuaí e Mundo Novo.
0 comentários