Pode colocar água no café depois de pronto? Conheça a técnica Bypass

Pode colocar água no café depois de pronto?

Aprenda a colocar água no café depois de pronto utilizando a técnica bypass e evolua suas habilidades de preparo da sua bebida favorita!

INTRODUÇÃO

Sabe aquela culpa que a gente carrega quando coloca água no café depois de pronto? Dos criadores de “coloque mais água no feijão”, te apresentamos: “coloque mais água no café”. Você acredita que não é algo tão errado assim? Porém, é uma técnica que precisa ser entendida e planejada para você melhorar o amargor ou até mesmo fazer mais café do que o método de preparo suporta! Continue lendo!

   

Será que pode colocar água no café mesmo depois de pronto?

Claro que sim! Apesar de parecer algo ilícito, colocar água no café não é errado, mas exige um certo cuidado. Na verdade, é uma técnica chamada Bypass!

Nesse sentido, essa é a grande vantagem de ter o hábito de tomar café especial ao invés de cafés tradicionais de mercado. Afinal, você pode aplicar diferentes técnicas de preparo, provocar diferentes resultados sensoriais e não danificar a qualidade da sua bebida. Portanto, vamos te ensinar como diminuir o amargor do café e como fazê-lo render mais adicionando água. Se liga!

   

Como colocar água no café para diminuir o amargor

Primeiro, imagine a situação: você preparou seu café e notou que ele ficou muito forte, será que está perdido? Não! Você pode diluí-lo com um pouco mais de água quente. No entanto, vale ressaltar que a água precisa estar quente para manter o padrão. Nada de colocar água da torneira ou gelada, ok?

Então, quando sentir que o café ficou muito forte ou deu uma sensação excessiva de amargor, acrescentar um pouco de água quente pode ser uma ótima solução. O que poucos sabem é que a técnica bypass já era utilizada em algumas cafeterias mundo afora, porém, mais aplicada no preparo de café espresso.

Em outras palavras, essa bebida também é conhecida como “café americano”, que nada mais é do que um café bem extraído com a adição de água quente depois de pronto, causando essa diluição. Além disso, no Brasil, os paulistas conhecem o bypass como “café carioca” e os cariocas de “café paulista”. Que briga, né?

Por fim, o mais importante mesmo é você entender que a técnica de colocar água quente no café já era utilizada no preparo de espresso e depois passou a ser utilizada no café coado, com a intenção de diluir a bebida, diminuindo o amargor. Ficou claro?

   

Colocando água no café para render mais

Agora, vamos te mostrar como colocar água no café para fazê-lo render mais. A técnica bypass pode ser utilizada com o propósito de aumentar a quantidade de café sim, porém, você precisa tomar alguns cuidados de acordo com o método de preparo.

Por exemplo, o método V60 tem um certo limite de quantidade de pó de café que pode ser acrescentado no porta filtro, portanto, a quantidade de água quente que você colocará depois precisa fazer sentido com essa proporção para obter-se um bom resultado.

Nesse sentido, os métodos de preparo mais comum entre os baristas em aplicar a técnica bypass com esse propósito são a Aeropress e a Clever. Interessante, né?

   

Como aplicar a técnica Bypass do jeito certo?

Antes de mais nada, vamos te dar uma dica geral para que sua bebida tenha um bom resultado. Para aplicar essa técnica de colocar água no café, o recomendado é que você tenha uma balança ou uma jarra com marcação para saber o quanto entrou e quanto saiu.

Também é importante que você prepare um café mais concentrado, ou seja, se o recomendado do seu método é de 40g de pó para filtrar 400ml de café, você pode experimentar utilizar 60g de pó para filtrar 400ml de café. Então, no café pronto, você acrescentará 200ml de água para atingir a proporção recomendada.

Em seguida, preste atenção nos limites. Deixe espaço suficiente para adicionar a água no preparo. O limite da concentração é a quantidade de café (pó) que você consegue adicionar no método deixando um espaço seguro para a água.

Explore as diferentes variações e descubra seus próprios gostos e preferências. Apreciar o corpo do café é mergulhar em um mundo de experiências sensoriais que tornam essa bebida tão especial e fascinante.

Além disso, não se esqueça de que a quantidade de água que você acrescenta no café precisa fazer sentido com as características naturais do café que você está utilizando. Então, busque adaptar uma receita que ressalta o sabor do café. Na dúvida, prove e tire suas conclusões.

Técnica bypass
Dicas para aplicar a técnica bypass
   

Ultrapassando os limites do método

Imagine que você deseja fazer um litro de café e só tem um V60 número 2 para fazer a extração. Será que é possível? Com bypass a resposta é SIM!

Primeiro, você precisa aprender um pouco mais sobre moagem para ter um certo domínio da receita. Afinal, caso aconteça alguma alteração na moagem do café, consequentemente você terá resultados diferentes. Se a moagem for mais fina, por exemplo, o resultado da bebida será mais intenso.

Portanto, pensando na mesma proporção de 60g de café, com a moagem mais fina, para extrair 400ml de bebida, pode ser que você consiga acrescentar mais que 200ml no café pronto, porque ele estará mais intenso. Deu para entender?

Concluindo, agora você precisa contar para os cafezeiros que você conhece que acrescentar água quente no café pronto não é pecado, mas uma técnica conhecida no universo barista que pode ser uma solução para diminuir o amargor e fazer seu café render mais. Então, compartilhe este artigo com as pessoas mais apaixonadas por café que você conhece e divirta-se em aplicar o bypass em casa, elevando seu nível de percepção sensorial.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×